ANIME-mória: GIGANTOR O HOMEM DE AÇO (1963)

Como declarei em nossa postagem sobre o "Robo Gigante", o telespectador brasileiro na década de 60 e 70 tinha um privilégio sem igual: o de assistir uma grande variedade de animes e live-actions japoneses. Isto porque os canais concorriam entre si em busca de novidades do genero, o que nos dava material variado.

Assim você podia assistir em canais como Tupi, Record, Excelsior, Bandeirantes e até na Globo animes e live-actions que eram adquiridos diretamente do Japão, ou seja assistíamos sem a 'remontagem' dos americanos. 

E eram animes que ficaram na memória daqueles que assistiram; O Oitavo Homem, Samurai Kid, Taro Kid, Super Homem do Espaço, Speed Racer, Pirata do Espaço e Gigantor (entre outros). 

Nossa intenção é postar sobre cada um deles, começando hoje com 'Gigantor', que por aqui foi exibido como 'O Homem de Aço'.

Origens do Anime...

Como dissemos em nossa matéria sobre o "Robo Gigante", este anime teve origem (como a grande maioria) em um mangá criado por Mitsuteru Yokoyama, que por acaso também foi o criador do mangá 'Robo Gigante' que deu origem a série. 

O nome original era 'Tetsujin 28-go', que literalmente significa " Homem de Ferro numero 28-vai!", seu mangá foi lançado em julho de 1956 e teve 12 volumes, chegando ao último  numero ou volume em maio de 1966 (!!). Uma curiosidade histórica é que este mangá foi o PRIMEIRO a apresentar um robo gigante, iniciando o que mais tarde seria conhecido como gênero 'mecha'. 

O mangá teria uma adaptação em live-action em 1960 com 13 episódios, e geraria mais 5 animes, 2 filmes e um novo mangá que teve inicio em 2013 e ainda esta em andamento (infelizmente o Brasil ainda está muito atrasado em relação aos lançamentos de mangá, e os japoneses não ajudam muito, por acharem que o mangá é uma tradição deles...).

Gigantor em anime...

O anime que acabou chegando aqui no Brasil foi o criado em 1963. A série originalmente teria 84 episódios, mas o tremendo sucesso alcançado fez com que mais 13 episódios fossem lançados, deixando a ´serie com um total de 97 episódios. Porém por aqui somente os 84 originais foram exibidos, melhor do que nos EUA onde apenas 52 foram exibidos (tradicionalmente os americanos editam os animes, cortando o que eles não acham 'apropriado')...

Anime 1963
O segundo anime baseado no mangá viria em 1980, e foi chamado "Shin Tetsujin 28-go" (Novo Homem de Aço numero 28", teve 51 episódios.

Anime 1980
Em 1992, foi lançada uma especie de continuação do anime de 1980, chamava-se 'Tetsujin 28 FX'. A história girava em torno do filho de Shotaro Kaneda (que controlava o robo nas séries anteriores), Masato, que agora o controla e trabalha para uma agência de detetives junto à outras crianças (!!). Esta série teve 47 episódios,e andou por aqui....


Em 2004 surge um anime que seria um tipo de 'prequel' do original. Foi roteirizado por outra pessoa não ligada aos mangás. A história se passava 10 anos após a Segunda Guerra Mundial e explora as dificuldades de Shotaro em controlar e entender todas as habilidades de Tetsujin 28, ao mesmo tempo em que encontra outras criações do Projeto Tetsujin. Desta vez o nome 'Gigantor' não foi adotado nas transmissões fora do Japão...


Em 2005 surge um filme com atores contracenando com animações graficas. A história se passa na era moderna e Shotaro encontra Tetsujin 28 por acidente. A mãe de Shotaro explica que o robo foi deixado de herança para ele. Enquanto o rapaz tenta aprender a controlar o robo, um outro é ativado para atacá-lo....


Em 2007 é lançado um longa metragem para os cinemas, utilizando os personagens e a história (com modificações) da ´serie de 2004 (que seria o prequel do anime e do mangá originais), Mas, ao que parece apesar do filme ter feito sucesso na Asia, não foi distribuído para outros paises ocidentais...Não temos imagem sobre este filme.

Finalmente em 2013, são lançados um novo anime e um novo mangá. infelizmente não conseguimos a capa de uma dos volumes do novo mangá, mas temos um cartaz do anime...


E assim se passaram quase 62 anos do lançamento do manga e 58 desde a primeira adaptação da história. E além de ser o primeiro manga a mostrar um robo gigante, sua primeira adaptação também foi a primeira a mostrar um robo gigante numa série. O personagem se tornou tão importante que em Kobe, no Japão, foi feita uma estátua de Tetsujin que pode ser vista abaixo...





Convite: 

Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar. 
VENHA! Curta e participe de nossa pagina: MEMÓRIA MAGAZINE  e faça parte de nosso grupo: MEMÓRIA NERD



Um comentário:

  1. Que alegria rever este manga, do qual eu sou muito fã entre outros. Se fosse possível, assistiria todos os episódios novamente. Mas infelizmente não os encontro no YouTube. Agradeço a bela publicação.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.