Falando em Série: OS AGENTES FANTASMA (1964)


E continuámos no 'Túnel do Tempo', desta vez com uma série lançada no Japão em 1964, que para variar foi inovadora em seu formato, posteriormente popularizado como 'super sentai'. Podemos dizer que é um bisavô das séries atuais. 

Mas, para evitar comentários maldosos, gostaria de deixar claro que não assisti na estreia por duas razões: eu não morava no Japão e nesta época eu nem sabia o que era televisão, seriado, japonês ou ninja. Mas falando sério a maioria destas séries e animes só 'aportaram' aqui no Brasil na década de 70...

E como já disse em outras postagens, tínhamos uma variedade enorme de animes e séries japonesas distribuídas entre os canais abertos da época...isto mesmo a Manchete NÃO foi pioneira como muitos dizem. Aliás quem diz isto esquece de animes como Speed Racer, A Princesa e o Cavaleiro, Super Dínamo, e muitas outras que já haviam sido sucesso e algumas foram reprisadas pela própria Manchete...


A série...

Como já era de se esperar, Os Agentes Fantasma (Ninja Bukai Gekkô) também teve sua origem nos incriveis mangás japoneses. O Mangá de origem chamava-se "Shonen Ninja Butai Gekkou ( Esquadrão de Jovens Ninjas Luar) escrito por Tatsuo Yoshida. 

Quando dissemos que a série era inovadora, foi no sentido de que ela foi a primeira a trazer um grupo de heróis japoneses em ação na luta contra o mal (da forma que aparecesse), somente depois de 'Os Agentes Fantasma' é que a fórmula se tornou popular e recebeu, como sempre acontece, um rótulo: Super Sentai. Super Sentai são aquelas séries de grupo tipo Powers Rangers; Shangemen; Goggle V; etc...

A série foi lançada em 03 de janeiro de 1964, e teve 130 episódios. Estes episódios se dividiram em duas temporadas. Embora não se falasse na época que as séries tinham 'temporadas' (aqui no Brasil), no caso de 'Agentes Fantasma' além da história ter mudado um dos personagens mais carismáticos da primeira se sacrificou para salvar seus companheiros. Ao ser substituído a história mudou, acredito então que era uma nova temporada. 

Somente como esclarecimento: aqui no Brasil, se falava pouquíssimo sobre os 'enlatados americanos' como eram chamados. Eram considerados sub-produtos, que as redes de TV se utilizavam para 'encher o horário matutino e vespertino'. Assim, muitas vezes os episódios eram exibidos fora da sequência, alguns episódios duplos não tinham a primeira ou a segunda parte, e coisas do genero. 

O nome 'entalados' se deriva da forma como os rolos da série ou filme eram acondicionados: em caixas redondas de metal. As caixas eram numeradas no caso dos seriados, para que fossem exibidos na ordem certa. Mas, as vezes se perdia algum rolo, ou estava em outra emissora da rede (não eram transmitidos ao mesmo tempo....), e coisas assim. 

Os Agentes Fantasma...

Eram um esquadrão de elite que tinha como objetivo defender a paz mundial sob o comando da ONU. Todos seus membros eram treinados em artes marciais e na arte ninja. Desta forma eles poderiam se infiltrar nas linha inimigas sem serem vistos. Raramente usavam armas, inclusive na entrada um dos soldados se utiliza de um revolver e é repreendido pelo líder do grupo Jo Mizuki. 


Os agentes tinham surpreendentes habilidades, como por exemplo ficar invisíveis, atravessar...paredes (!), e coisas assim (que todo ninja faz). Eles não tinham um inimigo fixo, enfrentavam organizações secretas com planos maquiavélicos de dominar o mundo (é Claro!). Mas haviam dois grupos que apareciam com frequência os 'Black Flag' (Bandeiras Negras) e os 'Black Panthers' (Panteras Negras). 

Todos os agentes usavam uma jaqueta de couro preta e um capacete no estilo militar com uma rede fixa (em torno). Bem diferente dos 'super sentais' que usam roupinhas colantes e de cores variadas e que podem ser vistos a quilómetros de distância (nada contra, é só uma observação). 

Os japoneses tiveram a sorte de ter um filme em longa metragem nos cinemas, com os atores da TV. Este filme que eu tenha informação nunca chegou aqui no Brasil...

Enfim, era uma série muito boa (pelo menos para os padrões da época) e me divertiu (e muito) nas tardes da Globo. É, é isto mesmo: na Globo! E outra coisa: a Globo exibia a entrada! Como já disse: era um outro tempo. Um outro mundo...

Detalhe: O grupo tinha um garoto em sua formação! E a série era em preto e branco. 


Bônus...

Sim, temos bônus! o link a seguir te dará mais informações e uma amostra de um episódio completo legendado da série. É muito dificil achar um episódio com legenda e muito menos dublado!


Colorizado





Convite

Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar. 
VENHA! Curta e participe de nossa pagina: MEMÓRIA MAGAZINE  e faça parte de nosso grupo: MEMÓRIA MAGAZINE




2 comentários:

  1. Gostei muito de ter assistido. Gosto muito de série principalmente essa em capítulos.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava os filmes dos Agente Fantasma. Se não me engano, eles eliminavam os inimigos atingindo-os com aquelas "estrelas" ninja de metal. Isso era o máximo! Saudades dos tempos de criança. :)

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.