Animação em Foco: O FANTÁSTICO MUNDO DE BOBBY (1990)


O Fantástico Mundo de Bobby (Bobby's World ou The Magical World of Bobbyé um desenho animado criado pelo comediante Howie Mandel produzido pelo Film Roman para a Alevy Productions e Fox Kids Productions da 20th Century Fox Television, exibida originalmente de 1990 a 1998 na Fox Kids, chegando a impressionante marca de 80 episódios distribuídos em 7 temporadas. 
A animação sempre começava com o comediante Howie Mandel, contracenando com o personagem em animação de Bobby. Ambos discutiam o tema do dia, até que começava o desenho e Mandel se tornava Howie Generic, o pai de Bobby, já em versão desenho animado.
A animação trata do cotidiano, da família e dos pensamentos de Bobby Generic, um garoto de quatro anos que tem uma imaginação super fértil. Bobby é o "alter ego" do comediante/criador Howie Mandel, que no original também faz a voz do próprio Bobby. No Brasil, Bobby foi dublado por Sérgio Rufino. 
 

No Brasil, a animação foi difundida e fez muito sucesso no SBT e na época era o grande trunfo da emissora para tentar concorrer com a TV Colosso da Rede Globo, mas fez sucesso no Cartoon Network e na Fox Kids.

O enredo dos episódios gira em torno das percepções infantis e (super) fantasiosas do mundo por Bobby. Sua família é composta por seu pai, Howard; sua mãe, Martha; e seus dois irmãos, Derek e Kelly (Na última temporada nasceram gêmeos que apareceram muito pouco nestes episódios finais), sua tia Ruth e também havia o sempre divertido, Tio Ted e o seu cão: Roger.

O Pai de Bobby, Howard (Howie) Generic era um típico homem de negócios que enfrentava os mesmos problemas que qualquer outro chefe de família, mas o seu diferencial era o bom humor. Já a mãe, Martha Generic, era uma mulher moderna e muito carinhosa que adorava chamá-lo de “meu pequeno herói”. Estava sempre atenta a criação de Bobby, mas disciplinava os filhos com muita tranquilidade. 

A irmã mais velha era Kelly e tinha 14 anos. Suas maiores preocupações eram fazer compras, alcançar popularidade entre os colegas e paquerar, mas o que a menina gostava mesmo era de reclamar de tudo e de todos. O maior medo de Kelly era de um dia passar vergonha na frente de outras pessoas. Já o irmão do meio, Derek, tinha 10 anos, e seus dias eram preenchidos por esportes em companhia dos colegas, como skate ou baseball. Derek tinha a mesma preocupação com Bobby do que qualquer outro menino de sua idade, ou seja, nenhuma.
Bobby era muito pouco compreendido por sua família, que não assimilava muito bem esse mundo de sonhos onde o menino vivia metido, por isso ele acabava apelando para outros amigos imaginários como sua aranha de pelúcia Webbly. As expressões de Webbly valiam por mil palavras, vivia sendo arrastada por Bobby pela casa inteira e era uma segurança para o garoto, pois quando ele se metia em alguma confusão em suas imaginações, como ser perseguido por um monstro, era Webbly que salvava o menino e o trazia para o mundo real.
Bobby podia ter como herói o Capitão Squash, mas o seu herói de verdade era o Tio Ted, irmão de Martha, que vivia visitando a família e sempre aproveitava a oportunidade para brincar com o garoto, parecia ser um dos poucos que entendiam a mente fértil do menino, mas não podia estar sempre presente pois era vendedor e vivia viajando. Além destes, Bobby tinha o sheepdog Roger, seu inseparável companheiro de aventuras.
Como não podia faltar, o menino tinha uma tia chata, daquelas que vem lambuzando sua cara com beijos molhados, e sempre tem um elogio padrão do tipo “como você cresceu”, era a tia Ruth, uma senhora obesa que era a pedra no sapato de Bobby.
Como mencionei antes, na última temporada Martha ficou grávida e deu a luz a gêmeos, mas eles apareceram muito pouco nos episódios seguintes.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.  

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.