Cinema Noir: O FALCÃO MALTES/RELÍQUIA MACABRA (1941)

Se alguém vier falar em 'Cinema Noir' e não citar "O Falcão Maltes", melhor você tomar cuidado com as opiniões desta pessoa. Pois não há ninguém que seja um conhecedor, ou pelo menos um amador como eu, que não coloque este filme entre os 10 filmes noir obrigatórios...

Embora não seja considerado o primeiro filme noir feito (seria "O Estranho do Terceiro Andar"), "O Falcão Maltes" é considerado o primeiro grande filme do estilo de acordo com 'Panorama du Film Noir Americain'. Já Roger Elbert, critico e roteirista americano, o considera "um dos maiores filmes de todos os tempos"!

Mas, deixando todo este linguajar erudito dos entendidos da arte cinematográfica, o filme é um excelente representante do estilo noir. Neste filme o diretor consegue mostrar todas as características do estilo. Tomadas noturnas, jogo de luzes, personagens mostrados parcialmente, a luz refletindo em algum detalhe do rosto ou das roupas.. Personagens com carater duvidoso (incluindo as mulheres). Diálogos ácidos e rápidos.

Como se não bastasse, "O Falcão Maltes" acabou definindo um padrão para os filmes posteriores. O inicio com a mulher fatal entrando no escritório do detetive. O monologo do personagem descrevendo a cena inicial. A intuição do personagem de que a mulher representa problemas. E a total falta de carater, inclusive dos personagens principais. 

Neste filme também, Humphrey Bogart estabelece o estilo do detetive dos filmes noir. Arrogante, esperto, não muito corajoso diante de algumas situações, um cara que maltrata as mulheres, mas não resiste a um 'flerte'...Aliás, Humphrey não era exatamente um ator muito...intenso. Na verdade, eu o achava bem canastrão, mas encaixou perfeitamente no genero noir, como uma luva...

O filme tinha na direção um estreante: John Heston. Mal sabia que se tornaria um diretor respeitadissimo, que dirigia grandes filmes e que faria o papel do Doutor Zaius em "O Planeta dos Macacos" em 1968 (nos dois primeiros filmes)...

Outro destaque é a atuação de Peter Lorre como Joel Cairo. Ele tem uma cena com o personagem de Bogart muito divertida, embora não fosse a intenção. 


E finalmente é preciso destacar também Sidney Greenstreet, que faz Gutman. Ele tem uma cena com um dialogo fantástico com Bogart, e recebeu merecidamente o Oscar de ator coadjuvante...(nada mal para o filme de estreia....).


A história...

Como a maioria dos filmes noir que envolvem detetives, a história começa com a chegada de uma linda e misteriosas mulher. O escritório pertence ao Detetive Sam Spade e seu sócio e Miles Archer. A mulher diz que quer que Spade encontre sua irmã desaparecida. Segunda ela, sua irmã foi enganada por uma cara perigoso e ela temia por sua segurança. 

Ela queria que o detetive seguisse o tal cara e descobrisse onde e como estava sua irmã mais nova...E isto é feito, porém o resultado é inesperado: tanto o sócio de Spade quanto o elemento perigoso acabam mortos. Para piorar Spade é o principal suspeito. 

A história contada pela mulher fica ainda mais duvidosa quando Spade recebe a visita de um certo Joel Cairo (Peter Lorre), que lhe aponta uma arma e exige que lhe entregue uma misteriosa estatueta. Além de Cairo, outros vem aparecendo e Spade resolve investigar a fundo o que realmente esta acontecendo...

Suas investigações acabam levando-o a conhecer um personagem cujo apelido era 'o gordo'. Trata-se de Samuel Gutman (Sidney Greenstreet), que acaba por lhe dar pormenores do que se trata o tal 'falcão maltes' que dá titulo ao filme.



O filme visto hoje...

"O Falcão Maltes" ou "Reliquia Macabra" assistido hoje terá efeito diferente em diferentes pessoas: 

Aqueles que apreciam filmes antigos, em especial os do estilo noir, certamente vão adorar este filme, porém aqueles mais 'ativistas' e críticos encontrarão diversos defeitos nele. 

Por exemplo, a riqueza do filme esta em seus diálogos ácidos e rápidos. Mesmo aqueles que hoje elogiam Tarantino pelos diálogos que põe em seus filmes, poderão estranhar. O filme também não tem a ação vertiginosa que os filmes atuais tem obrigação de exibir e que estão cada vez mais alucinantes prejudicando inclusive a condução da história com coerência...

E o que mais renderia críticas seria a forma como as mulheres são retratadas e tratadas no filme. Na época esta mania atual do 'politicamente correto', das 'inclusões' e outras, sequer eram cogitadas. Os filmes refletiam os anos 40 e como a sociedade da época funcionava, não há como julgar usando os padrões atuais. 

Assim, o filme deve ser assistido sem pre-conceitos ou sem analises comportamentais...

Sobre o filme...

Esta não é a primeira versão desta história que foi produzida para o cinema. Em 1931 já havia sido feita uma versão com o titulo "O Falcão Maltes". Em 1936 uma nova versão foi produzida e recebeu o titulo de "Satan Met a Lady". 

Inclusive o ator George Raft havia sido convidado para fazer o papel de Sam Spade, porém ele achou que seria 'um filme menor' e recusou, para isto usou uma clausula de seu contrato que era contra ele fazer refilmagens. melhor para Humphrey Bogart que ganhou o papel e a fama....



Todas as versões tem por base o livro "O Falcão Maltes" escrito por Dashiell Hammett...

O Elenco...


O bônus...

O bõnus é o filme em si. Diversão garantida para os admiradores e para os novatos. o link esta logo abaixo...




Bônus 2...

Além de poder assistir, você também pode baixar!! O link esta logo abaixo! 



Matéria relacionada: 





Convite: 


Se você gostou desta matéria e gosta de matérias deste tipo, curta nosso blog e venha fazer parte de nosso grupo no face. O objetivo é relembrarmos produções que acompanharam nossa infância, nossa adolescência e talvez nos acompanhem até agora e tenhamos vontade de rever ou relembrar. 


VENHA! Curta e participe de nossa pagina: MEMÓRIA MAGAZINE  e faça parte de nosso grupo: MEMÓRIA NERD

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.