esQUADRINHando: conheça as "INFINITAS CRISES" da DC - 1985 (parte 2)

Em nossa postagem anterior....vimos que as séries "CRISES" da DC tiveram inicio com uma aventura do Flash! E esta aventura foi criada para responder ao questionamento dos leitores sobre o que teria acontecido com os heróis do passado, Joel Ciclone por exemplo (Jay Garrick). 

Para responder houve a necessidade de se criar a primeira Terra paralela. O sucesso da revista, fez com que se tornasse anual...e a consequência foi a criação de outras Terras, e cada vez mais personagens (inclusive os das empresas que foram absorvidas pela DC...). Com o passar do tempo a DC tinha em suas mãos uma bela confusão de mundos e personagens....O que fazer? 

Bem, já que foram as histórias das 'Crises' que criaram as infinitas terras, por que não fazer uma 'mega' Crise? A Crise de todas as Crises? Coincidentemente, Marv Wolfman tinha um sonho antigo de fazer um imenso crossover que reunisse todos os heróis na mesma história, como se não bastasse, aproximava-se o aniversário de 50 anos da editora! 

Ora, era uma oportunidade única. Atenderia a tres demandas de uma só vez: resolveria a bagunça das terras criadas por anos; ajudaria Wolfman a realizar seu sonho e seria um evento especial para o aniversário da DC!

Mas a coisa não seria assim tão fácil! Para se ter ideia foi necessário 18 meses de pesquisa (!) para se levantar fatos e personagens que cobrissem toda a história da DC desde 1935 até ali (1985). Um coitado teve de ler todo este material! Mas, valeu a pena. Independente da qualidade (ou falta dela) da história, não podemos negar que foi um trabalho fantástico juntar todos aqueles heróis em uma minissérie. 

Personagens envolvidos...


Além dos diversos heróis de diferentes épocas e diferentes mundos, temos outros personagens importantes na história: 

- MALTUSIANOS: os maltusianos era uma raça dos primórdios dos tempos, avançados tecnologicamente, medicina, filosofia e poderes mentais. Um dos maltusianos, chamado Krona, queria descobrir os segredos da criação do Universo. E para observar o acontecimento construiu uma máquina que possibilitava a observação...Porém, a máquina explode devido as energias liberadas na criação...com isto surge o universo Antimatéria, o 'nosso ' universo e as diversas Terras...O universo anti-matéria liberou uma 'onda de mal' corrompendo diversos mundos. A culpa sentida pelos maltusianos fez com que eles se dividissem: uma parte foi para o universo anti-matéria e se tornaram os "Controladores' e a outra permaneceu 'aqui' e se tornaram os 'Guardiões do Universo'.






- MONITOR: nasceu na lua de OA e aparentemente é o resultado da incorporação viva de todos os universos positivos.




- ANTI-MONITOR: nascido na lua de  Qward (contra-parte de OA), ele é a contra partida do Monitor, representa aquilo que é negativo. Porém seu universo é único, diferente do 'nosso'.




- PARIA: trata-se de Kell, um brilhante cientista de um universo paralelo (ao 'nosso'), que transformou seu planeta num paraiso. Mas, Kell tinha uma curiosidade: ver o inicio de tudo que existe! A Criação! Apesar dos avisos de seus colegas, ele leva seus planos a frente e observa o inicio de tudo. Mas,... e lá vem o 'mas' outra vez, ele acidentalmente desperta o Anti-Monitor de seu sono de milhões de anos...Felizmente também desperta o Monitor, que lhe concede imortalidade e a capacidade de avisar aos habitantes dos universos que estivessem para ser destruídos. Seu nome foi mudado nesta ocasião para "Pária"...




- PRECURSORA: trata-se de Lyla Michaels que foi encontrada a deriva no mar pelo Monitor. Ele a resgatou e a preparou para ser sua assistente e herdeira. Durante a Crise ele a transformou na Precursora e a designou como arauto da destruição que estava por vir. A Precursora é que junta os heróis do mundo para enfrentar a ameaça que estava por chegar.




- ALEXANDER LUTHOR JUNIOR: filho de Lex Luthor da Terra 3. Ironicamente o Luthor de lá (que era um herói), salvou seu filho da mesma forma que Jor-El salvou o Superman...O Monitor encontrou a nave com Jr dentro a deriva e o levou para seu satélite. Luthor Junior era composto de matéria e anti-matéria, isto alterou sua estrutura molecular e o fez crescer a idade adulta em poucos meses.




- SUPERBOY PRIMORDIAL (ou Superboy Prime, ou Superman Primordial, ou apenas Prime): este Superboy vem de uma Terra chamada de Prime ou Primordial, que em certa ocasião foi tratada como se fosse a 'nossa realidade', onde os herois são apenas personagens dos quadrinhos. Mas, isto não durou. O próprio fato de existir o Superboy no chamado 'mundo real' já desmente isto. Um Superboy que foi transferido (teleportado) de seu planeta de origem Krypton para a Terra. Inicialmente ele seria um herói, mas quem é leitor assíduo sabe que ele se transforma num pesadelo mais tarde....




Crise nas Infinitas Terras...

O inicio da história é mais simples do que poderíamos imaginar. Quando Kell, que depois se tornaria o Paria, despertou o Anti-Monitor ele imediatamente liberou uma onda de anti-matéria que consumiu a Terra onde vivia Kell. Mas não parou por ai, a onde destrói todo aquele universo, e ao fazer isto o Anti-Monitor sentiu que ganhou mais poder!

Ao perceber isto, o próximo passo foi passar a destruir universo após universo. A princípio ele levava eras para destruir um universo inteiro, mas a medida que seu poder foi crescendo, ele aprendeu a destruí-los mais rapidamente. Até chegar ao que vemos logo no inicio da saga: uma grande parede branca (sem nada em seu interior) que vai apagando toda existência em sua passagem...

Como em alguns dos universos atingidos houve sobreviventes (salvos de uma forma ou outra - como o bebe Lex), estes conseguiram convencer aos heróis do 'nosso' a se juntarem e tentar deter o Anti-Monitor com a combinação de seus poderes. 

Mas, com todos os heróis concentrados na ameaça do Anti-Monitor, os vilões ficaram mais a vontade para agir (mesmo diante da destruição - vai entender) e acabam se tornando um grande problema para os heróis (como se eles já não tivessem o bastante).

A história é recheada de mortes chocantes, sendo que as que permanecem na mente dos fãs são duas: a morte de Supergirl e a morte de Flash. A morte de Flash (Barry Allen) foi (ou poderia ter sido se fosse de fato a última Crise) até poética, pois como foi ele que deu inicio a toda esta confusão de terras paralelas na DC, nada mais correto do que ele terminar com tudo...






Mas, a própria história acaba diminuindo o sacrifício de Barry, uma vez que o Espectro aparece para avisar que o Anti-Monitor continua vivo e que esta viajando no tempo para o momento da criação afim de impedir que o universo positivo venha a existência...

Consequências desta Crise...

O resultado desta Crise é que o que antes havia nascido como diversos universos e terras paralelas, retorna como um só. Então a DC conseguiu cumprir sua missão de 'arrumar a casa' e 'deixar tudo em ordem'? Não! Pois haveriam outras Crises posteriores, entre elas a "Hora Zero"...

O Superman volta a ser o único sobrevivente de Krypton, A cidade de Kondor, a Supergirl, nada disto existe mais. E mais, as histórias passam a ser dividas em pré Crise e pós Crise. Tudo que ocorreu na pré-Crise é ignorado a favor das histórias pós-Crise. Para não dizer que tudo foi 'varrido para baixo do tapete', algumas coisas do 'antes' eram lembradas, mas a maior parte não...

Como ler este arco?

Esta parte é facil, uma vez que estamos enviando LINKS para você baixar a inteira saga! É só verificar logo abaixo...

LInk 1 (entre em cada revista em negrito)








Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...







Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.