Cinema em Foco: ALADIM e a PRINCESA de BAGDÁ (A Thousand and One Nights) 1945


Aladim e a Princesa de Bagdá pode não ser uma grande produção, e com certeza NUNCA foi um blockbuster, mas tem aquele "cheirinho" de pipoca em fim de tarde e é diversão de primeira para toda a família. 
Confesso que essa é uma daquelas comédias que marcaram minha infância/adolescência. Digo isso pois, foram inúmeras as vezes que esse filme passou na televisão nos anos 80. Ao lado de clássicos como Jasão e os ArgonautasSimbad, o Marujo e As Aventuras do Ladrão de Bagdá, Aladim até poderia ter sido mais um daqueles filmes sobre As Mil e Uma Noites que recheou nossa infância de aventura e fantasia. Mas, se revelou uma divertida sátira tanto às tais "Mil e Uma Noites", quanto aos épicos da Universal Pictures

SINOPSE: Aladim, com a ajuda do amigo trapalhão Abdulah e do gênio de sua lâmpada mágica, corteja a princesa Armina. Mas ele tem de enfrentar a ira do usurpador sultão Hadji, tio da moça, que o atira no calabouço. Com execução marcada, Aladim consegue fugir para o deserto, onde, cansado e faminto após escapar de vários perigos, atira longe a lâmpada. Para sua surpresa, surge outro gênio, a bela e espevitada ruiva Babs. Apaixonada, tudo que Babs não deseja é que ele se una à princesa Armina.

Titulo Original: A thousand and one nights
Gênero: Aventura/Comédia/Fantasia
Direção: Alfred E. Green 
ELENCO:
Evelyn Keyes … Babs / The Genie 
Phil Silvers … Abdullah 
Adele Jergens … Princess Armina 
Cornel Wilde … Aladdin 
Dusty Anderson … Novira 
Dennis Hoey … Sultan Kamar Al-Kir / Prince Hadji 
Philip Van Zandt … Grand Wazir AbuHassan

O filme lançado em 1945 pela Columbia Pictures Corporation, tinha tudo para se tornar um grande sucesso, tomando como base uma história conhecidíssima, um elenco com nomes como Cornel Wilde e Evelyn Keyes e efeitos especiais que para época lhe valeram uma indicação ao Oscar. Além disso, ele trás uma inovação na história do personagem. Aquele Aladim juvenil dá lugar a um herói mais maduro (Cornel Wilde) que é visto como um conquistador pelas mulheres de Bagdá, em parte por sua bela voz que ele expõe em suas cantigas nas tabernas, mas também pelas pitadas de charme do herói. E ainda temos o seu parceiro de aventuras: Abdullah (Phil Silvers) com seus óculos, gírias e expressões típicas da época da produção.e fala sobre coisas como televisão e jogos de baralho e na luta final entre Aladim e o vilão, Abdullah cita que queria ter um revólver, mas se recorda que a arma ainda não foi inventada. Nas palavras do próprio Abdulah, ele teria "nascido dois mil anos à frente de seu tempo".

Lista de Músicas:
  • Beauty for sale por Cornel Wilde
  • I can't believe my eyes por Cornel Wilde
  • No more women por Cornel Wilde
  • All or nothing at all por Phil Silvers At The Finale & Miming To The 1940 Recording Sung By Frank Sinatra

Rex Ingram repete o papel do gênio gigante que havia feito em: O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdad).

Shelley Winters, sem ser creditada, aparece rapidamente como uma criada. Ela se tornaria conhecida apenas a partir de A Double Life (1947).

Para os padrões da Columbia Pictures, a produção é bastante luxuosa. A Academia premiou-a com indicações ao Oscar para os efeitos especiais e os cenários.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.