Falando em Série: ARQUIVO MORTO (COLD CASE) - 2003


“Arquivo Morto” (Cold Case) foi uma série de TV que estreou em 2003 no canal CBS (EUA), e se destacou como uma das séries mais vistas naquele ano. Por aqui, foi exibida pelo SBT durante as madrugadas e também pela FOX. 
Essencialmente foi uma série policial/dramática sobre uma divisão policial especializada em investigar crimes ocorridos em outras épocas, arquivos mortos (Cold Case), ou seja, de crimes que nunca foram resolvidos. 
A trama se desenvolve na cidade da Filadélfia, Pensilvânia. Marcante por sua narrativa inteligente (e intrigante) que além de todo o suspense, se destacava pelo forte apelo emocional, sem esquecer da trilha sonora, que variava de acordo com o episódio, mas que sempre impressionava. Em todo episódio, dependendo do ano em que ocorrera o crime, as músicas utilizadas eram do mesmo período, o que gerava uma certa comoção e uma verdadeira nostalgia, em alguns momentos.
Ao todo foram produzidos 156 episódios, distribuídos em 7 temporadas, produzidas de 2003 a 2010.

Sinopse: A audaz detetive Lilly Rush (Kathryn Morris) do Departamento de Homicídios da Philadelphia, e foi designada para a sessão dos "arquivos mortos", casos que podem estar arquivados há muitos anos. Para Lilly, é intrigante observar os implicados nos casos antigos, como suas vidas mudaram desde o momento do acontecido... Sua consciência a impele a esclarecer os acontecimentos aproveitando os recursos dos novos avanços tecnológicos e científicos, sua grande habilidade na hora dos interrogatórios e a excepcional equipe de trabalho que a acompanha dia após dia: seu chefe, o tenente John Stillman (John Finn), o detetive veterano Will Jeffries (Thom Barry), o detetive Nick Vera (Jeremy Ratchford), um policial durão que é capaz de fazer de tudo para conseguir uma confissão, seu parceiro, o Detetive Scotty Valens (Danny Pino) e da novata Tracie Thoms (Kat Miller).


Episódio Piloto. Rachel Hall se vê no meio de uma perigosa investigação onde ele precisa correr contra o tempo para poder colocar as mãos em um pedófilo que vem fazendo uma criança de apenas 6 anos de refém. Nessa corrida contra o tempo ela vai com a ajuda de Lilly, uma destemida investigadora, de Gary, seu ex-noivo, e que também é um investigador brilhante, de Chang, o especialista em DNA, e de Albert, o seu mentor. 



Durante a série, em cada episódio, os crimes ocorridos sempre datavam de anos entre 1950 e 2005, tendo raros episódios ocorridos antes da década de 50. Alguns recursos bem atraentes que tornavam a série peculiar era o uso contante de flashbacks, que faziam uma conexão entre as características físicas dos envolvidos no crime, na época do ocorrido e nos dias atuais.
A série era ainda mais interessante porque o que motivava os crimes eram, quase sempre,
questões ideológicas como racismo, feminismo, estereótipos, hierarquias, etc. Muitos eram
assassinados pela coragem de ser quem eram, de amar quem queriam, por isso não raro os episódios tratavam de belas histórias de amor.

Agora vamos falar de outras curiosidades. Como alguns devem lembrar, a série sempre começava com aquela clássica frase: "Esta história é fictícia e não descreve pessoas ou eventos reais." Pois é, mas as coisas não são bem assim. Muitas histórias apresentadas na série são baseadas em casos reais. Crimes que aconteceram nos Estados Unidos serviram de inspiração para os roteiristas da série. Claro que isso nós já desconfiávamos, mas descobri uma pequena lista de alguns dos episódios foram baseados nos tais crimes reais, e achei interessante compartilhar com vocês:

1x01 Look Again - A série já começou assim, com o assassinato de Martha Moxley, em Greenwich, Connecticut, em 1975.
1x03 Our Boy is Back - baseado no caso de Troy Graves, o "estuprador de Center City", que entre 1997 e 2001 atacou 12 mulheres, e matou uma. A vítima foi baseada em Shannon Scheiber, a mulher assassinada na vida real. O caso aconteceu na Filadélfia.
1x06 Love Conquers Al - O crime aconteceu em 1995 no Texas, a vítima foi Adrianne Jones, e os assassinos os cadetes da marinha, Diana Zamora e David Graham.
1x15 Disco Inferno - Foi baseado em dois incêndios, um no Station Nightclub e outro no Happy Land.
1x19 Late Returns - foi claramente baseado na morte de Chadra Levy em 2001.
1x21 Maternal Instincts - baseado no caso arquivado de Cathleen Krauseneck.
1x23 Lover's Lane - baseada na trágica morte de Krystal Dawn Steadman, 9 anos, morta em 1999. O local do crime, talvez tenha vindo dos ataques sofridos por Bryan Calvin Hartnell, 20 anos, e Cecelia Ann Shepard, 22 anos,em 1969, vítimas do Zodiac Killer.
2x04 The House - Baseado em Glen Steawart Godwin, que escapou da Penitenciária Folson Prision.
2x09 Mind Hunters e 2x23 The Woods - Baseados no serial killer Robert Hansen, que raptou e matou 15 mulheres entre 1980 e 1983.
2x17 Schadenfreud - Baseado no caso de Sam Sheppard.
2x19 Strange Fruit - Com pequenas diferenças do caso de Emmet Till, em 1955. Emmet foi mencionada no episódio da 4ª temporada Fireflies.
4x01 Rampage - Baseado e com referências do massacre de Columbine.
4x09 Lonely Hearts - Baseados em Martha Beck e Raymond Fernandez, apelidades de " The Lonely Hearts Killers".
4x13 Blackout - baseado no assassinato de Florence Unger em 2003.
4x24 Stalker - baseado no assassinato da família Huling no ano de 1978 em Minnesota.
5x01 Thrill Kill - Baseado no caso "West Memphis 3", onde 3 crianças foram mortas em West Menphis, Arkansas, em 1993.

5x09 Boy Crazy - Baseado no caso de Brandon Teena.

Cold Case, era uma série extremamente emocionante que trás passado e presente numa trama cheia de reviravoltas. Uma série para quem gosta de música, mistério envolvendo casos policiais e personagens fortes. 

BÔNUS: Clique nos LINKS (Google Drive) abaixo para baixar os episódios das respectivas temporadas:

Obs.: A Maioria dos episódios são DUBLADOS, porém há alguns episódios LEGENDADOS.


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM:




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.