Papo Furado: A HISTÓRIA SEM FIM (The Never Ending History) 1984,1990,1994


A HISTÓRIA SEM FIM (The Never Ending History) é um filme de fantasia germano-americano de 1984 baseado no romance de mesmo nome escrito por Michael Ende (Die unendliche Geschichte, cuja tradução é: "A história Sem Fim") publicado pela primeira vez em 1979. 
De um modo geral, a trama nos apresenta o garoto Bastian. Um jovem órfão de mãe, com um pai emocionalmente distante, apaixonado por livros que não está bem na escola. Além disso, convive com o bullying diário de três colegas que o perseguem no caminho do colégio. Então um dia, sob certas circunstancias, esse jovem vai parar em um biblioteca e tem acesso a um livro misterioso, que o dono diz ser diferente de todos os outros. Bastian rouba "A História Sem Fim" e se tranca no sótão do colégio para ler, embarcando numa aventura que vai mudar sua vida para sempre.



SINOPSE: Bastian (Barret Oliver) é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio de seus problemas diários, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia, após se livrar de alguns garotos que o atormentavam, ele entra em uma livraria.onde toma conhecimento de um livro chamado "A História Sem Fim", que o proprietário classifica como: "perigoso". O alerta atiça a curiosidade de Bastian, que pega o livro "emprestado" sem ser percebido. A leitura do livro o transporta ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Criança (Tami Stronach), o valente guerreiro Atreyu (Noah Hathaway) e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa "Fantasia" está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas corre o iminente risco de fosse engolido pelo "Nada". A única esperança é Atreyu, que busca a cura para a doença da imperatriz com a ajuda de Bastian.

O filme foi dirigido e co-escrito por Wolfgang Petersen (seu primeiro filme em Inglês) e estrelado por Barret Oliver, Noah Hathaway, Tami Stronach, Moses Gunn, Thomas Hill, e Alan Oppenheimer como as vozes de Falkor e Gmork.

Elenco principal
Barret Oliver - Bastian
Noah Hathaway - Atreyu
Tami Stronach - Imperatriz Criança
Sydney Bromley - Engywook
Gerald McRaney - pai de Bastian
Moses Gunn - Cairon
Jack Black - Líder dos "Sórdidos"

No dia 20 de julho de 1984, o longa era lançado nos Estados Unidos, vindo a ser lançado no Brasil em 5 de outubro no mesmo ano. A história do filme não é exatamente fiel à do livro. Michael Ende sentiu que esta adaptação tinha se desviado drasticamente de seu livro, e pediu que a produção parasse ou que mudassem o nome do filme. Como nada foi feito, Ende os processou e perdeu o caso. Ele conseguiu, porém, ter seu nome removido dos créditos iniciais, apesar de ainda tê-lo nos créditos finais. Pode-se dizer que o filme acaba mais ou menos na metade do livro, mas de forma diferente: enquanto na obra literária Bastian permanece em Fantasia após salvar o reino e dar um nome à imperatriz, no filme ele volta para seu mundo logo após o feito. A segunda parte do livro se passa, e não sei se me arrisco a dizer, parcialmente, em “A História Sem Fim 2”, que foi lançado em 1990 e ainda teve a A História sem Fim 3, lançado em 1994.
A maravilhosa trilha sonora foi composta por Klaus Doldinger. Algumas músicas eletrônicas compostas por Giorgio Moroder foram adicionadas à versão americana do filme; bem como a música de abertura, que foi composta por Giorgio Moroder, com letra de Keith Forsey, cantadas por Limahl, líder do Kajagoogoo.

Além das versões cinematográficas, a História sem Fim também teve algumas adaptações em outras mídias. Por exemplo, na Alemanha, foi adaptada de diversas formas, como peça de teatro, balé e ópera, esta última estreando em 11 de dezembro de 2004 no Linz Landestheater. A trilha sonora tanto para a ópera quanto para o balé foi composta por Siegfried Matthus. O texto de ópera foi escrito por Anton Perry.
Também inspirou duas séries de televisão. Sendo a primeira, um desenho, de 1995, produzido pela Nelvana. A série foi exibida por dois anos e teve um total de vinte episódios. A direção foi dividida entre Marc Boreal e Mike Fallows. Cada episódio focava em novas aventuras de Bastian dentro do reino de Fantasia, diferentes das aventuras de Bastian no livro, mas contendo elementos delas.
A segunda, uma série live-action chamada Tales from The Neverending Story, foi uma série de apenas uma temporada e que era vagamente baseada no livro de Ende. Foi produzida em Quebec, Montreal, Canadá entre dezembro de 2000 e agosto de 2002 e distribuída pela Muse Entertainment e exibida no canal HBO em 2002. Foi exibida nos EUA como quatro filmes para televisão de duas horas e no Reino Unido como uma série de 13 episódios de uma hora. A série foi lançada em DVD em 2001.
Um jogo de aventura baseado em texto foi lançado pela Ocean Software em 1985, para ZX Spectrum, Amstrad CPC, Commodore 64 e Atari 800. Um jogo de computador baseado no segundo filme foi lançado em 1990 pela Merimpex Ltd, para ZX Spectrum e Commodore 64. Em 2001, o estúdio de desenvolvimento de jogos alemão Attraction publicou seu jogo inspirado no universo criado por Ende, chamado AURYN Quest.


CURIOSIDADES:

  • Na época de seu lançamento, foi o filme mais caro produzido fora dos EUA ou da URSS. Custou cerca de $25 milhões de dólares e rendeu cerca de $100 milhões no mundo todo.
  • Tami Stronach, a Imperatriz Menina, perdeu os dois dentes da frente pouco tempo antes das filmagens. A produção teve que fazer dentes falsos para a menina pudesse continuar as gravações.
  • Ele foi seguido por duas sequências: The Never Ending Story II: The Next Chapter e The NeverEnding Story III: Escape From Fantasia. Ambas sem o mesmo êxito comercial do primeiro.
  • Noah Hathaway (Atreyu) participou de diversas séries e filmes menores desde então, sem muito sucesso. Hoje além de atuar participa de campeonatos de motociclismo e artes marciais. Também é proprietário e opera um estúdio de tatuagem em Los Angeles, Califórnia, com sua esposa.
  • Tami Stronach (Imperatriz Criança): Este foi o único papel de Stronach no cinema. A pedido de seus pais ela abandonou a carreira de atriz e passou a integrar um grupo de dança israelense.
  • Barret Oliver (Bastian): o ator chegou a atuar outras vezes no cinema, como em Cocoon. Seu último filme foi em 1989. Depois disso ele deixou de atuar e passou a fazer parte da Cientologia. Em 2007, publicou um livro chamado The History of the Woodbury.
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.