Cinema em Foco - Original & Versão: VIAGEM FANTÁSTICA (Fantastic Voyage-1966) e VIAGEM INSÓLITA (Innerspace-1987)


Como já falamos aqui em outras postagens, há períodos em que o cinema atravessa algumas fases onde se falta uma ideia original, se refaz um filme consagrado, Infelizmente, na maioria das vezes o tiro sia pela culatra, mas ocasionalmente há longas que se reinventam e conseguem assegurar, com mérito próprio os seus lugares nos corações dos cinéfilos mundo afora. Acredito este seja o caso que ocorreu com VIAGEM FANTÁSTICA (1966) e seu "remake" VIAGEM INSÓLITA (1987).  E antes que os mais críticos se manifestem, já me adianto e declaro que o filme de 1987, não chega a ser uma refilmagem, mas sim uma obra inspirada no filme de 1966. O fato é que é impossível assistí-los e não associá-los entre si. Dito isto, faremos o seguinte, a primeira parte deste post será dedicada ao filme mais antigo, onde de bônus teremos a animação que a Filmation produziu na época e na sequência teremos uma segunda parte, onde vamos falar sobre a insólita aventura de 1987. 

I PARTE - VIAGEM FANTÁSTICA (Fantastic Voyage-1966)


Em Viagem Fantástica temos uma obra original e divertida de SyFy que tem como pano de fundo a "Guerra Fria" dos anos 60, quando o mundo ainda era dividido politicamente pela “Cortina de Ferro”, os Estados Unidos e a União Soviética também se enfrentaram no campo científico. Nesta aventura temos o corpo humano como palco de uma espécie de zona de guerra. O filme em si foi produzido especialmente para a exploração ao máximo dos efeitos visuais que podiam ser alcançados na época e é válido lembrar que este tipo de temática estava fazendo muito sucesso junto ao público americano, tanto que o período é marcado pelo surgimento das séries SyFy de TV (Viagem ao Fundo do Mar, Terra de Gigantes, Túnel do Tempo) que desde aquela época ainda fazem sucesso nos dias de hoje. (Eu que o diga!)

Fantastic Voyage (Viagem Fantástica) é um filme do ano de 1966, do gênero ficção científica, cuja trama do filme descreve a possibilidade do encolhimento da matéria pelas mãos do Departamento Militar Americano. Uma tecnologia que seria capaz de miniaturizar um exército inteiro e fazê-lo caber na tampa de uma garrafa se necessário. Algo que poderia mudar a face politica do poder na época.



Direção:

Elenco:
Arthur Kennedy  Dr. Duval
Arthur O'Connell  Col. Donald Reid
Brendan Fitzgerald  Operador
Donald Pleasence  Dr. Michaels
Edmond O'Brien  General Carter
James Brolin  Técnico
Jean Del Val  Jan Benes
Ken Scott (I)  Serviço Secreto
Raquel Welch  Cora
Shelby Grant  Enfermeira
Stephen Boyd (I)  Grant
William Redfield  Bill Owens


SINOPSE: Durante o período da corrida armamentista da Guerra Fria, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética desenvolveram tecnologia de encolhimento de matéria (miniaturização), contudo sua utilidade era limitada pois os objetos reduzidos voltavam ao normal após 60 minutos. Porém, o cientista Jan Benes (Jean Del Val) que trabalhava atrás da "Cortina de Ferro", conseguiu descobrir um meio para o processo durar indefinidamente. Com a ajuda da CIA, ele fugiu para o Ocidente com seu segredo.No entanto, ele sofre um atentado e acaba entrando em coma. Para salvá-lo, um grupo de cientistas americanos usa a fórmula em um submarino ("Proteus") para transformar o veículo em uma miniatura pequena o suficiente para transportar uma equipe (Stephen Boyd, Raquel Welch, Edmond O'Brien, Donald Pleasance, Arthur O'Connell, William Redfield, Arthur Kennedy) que terá uma hora para drenar o coágulo no cérebro do comatoso cientista; após isso, o submarino vai começar a reverter ao tamanho normal, podendo ser detectado pelo sistema imunológico de Benes e possivelmente destruído ou vir a causar a morte do paciente. Não bastasse isso, a tripulação ainda enfrenta muitos obstáculos durante a missão. Eles são desviados para o coração, ouvido e pulmões. Sofrem vários revezes e a perda de equipamentos. Ao chegarem ao cérebro, eles contam com poucos minutos para realizarem a cirurgia e escaparem do corpo.

CURIOSIDADES:

  • Muitos acreditam que Viagem Fantástica é uma adaptação para o cinema do famoso livro homônimo de Isaac Asimov; e causa estranheza quando o nome desse gênio da ficção científica não aparece nos créditos do filme. O que ocorreu na verdade é que Asimov foi contratado pela Batam Books para novelizar o roteiro de Harry Kleiner e Jerome Bixby; e acabou que livro foi lançado seis meses antes do filme, daí o embaraço. 
  • Fantastic Voyage II: Destination Brain, foi escrito por Isaac Asimov como a sua própria versão da idéia, deixando de lado o roteiro de 1966. Este livro não é uma sequência, mas uma história separada que toma lugar na União Sovética com personagens diferentes.
  • Fantastic Voyage: Microcosm é uma terceira versão da história, escrita por Kevin J. Anderson, publicada em 2001. Nesta versão a tripulação do Proteus explora o corpo de um alienígena morto, que se acidentou na Terra. Na história são usadas referências à nanotecnologia em lugar dos perigos dos ataques dos glóbulos brancos.
  • Em 1968, foi produzido um desenho animado pelo saudoso estúdio Filmation em associação com a 20th Century Fox. A animação teve apenas uma temporada com 17 episódios de 30 minutos. 

DUBLAGEM:

ESTÚDIO: 

BKS
MÍDIA: 
TV Paga (TCM)

ELENCO:

Stephen Boyd (Grant): Carlos Campanile
Raquel Welch (Cora Peterson): Arlete Montenegro
Edmond O’Brien (General Carter): Antônio Moreno
Donald Pleasence (Dr. Michaels): Eleu Salvador
Arthur O’Connell (Coronel Donald Reid): Mário Jorge Montini
William Redfield (Capitão Bill Owens): Mauro de Almeida
Arthur Kennedy (Dr. Duval): Dráuzio de Oliveira
Locutor: Carlos Alberto Vaccari

Outras vozes: 
Eudes Carvalho, João Francisco Garcia, Mário Vilela



VIAGEM FANTÁSTICA, A SÉRIE ANIMADA foi na minha opinião e para os padrões da época um excelente desenho animado, apesar de ter diferenças notáveis em relação à obra original e uma delas é que os heróis, em geral, não são reduzidos a um tamanho tão minúsculo quanto no filme. Outra das mudanças, além da tripulação, é a duração da miniaturização (60 minutos no filme) para 12 horas na aventura animada.
Neste interessante desenho animado somos apresentados a uma organização chamada C. M. D. F. (Comando Miniaturizado de Defesa Fantástica) cujo projeto secreto envolve a miniaturização de uma equipe de agentes especiais. Os agentes são: o Comandante Jonathan Kidd, a bióloga Erica Lane, o cientista Busby Birdwell e o "mestre dos poderes misteriosos" conhecido como Guru. 
A equipe podia ser reduzida de tamanho por 12 horas e viajava em um submarino voador microscópico, o Voyager, lutando contra o invisível, inimigos do mundo livre (tanto micro organismos quanto criminosos). 



II PARTE - VIAGEM INSÓLITA (Innerspace-1987)


Produzido em 1987 por Steven Spielberg e tendo como diretor Joe Danti, ‘Viagem Insólita’ traz todos os requisitos necessários para prender o expectador do início ao fim: ação, aventura, romantismo e doses de comédia. Com uma grande atuação de Dennis Quaid como o Tenente Tuck Pendleton, o hilário Martin Short como o hipocondríaco Jack Putter e Meg Ryan como Lydia Maxwell, namorada de Tuck, “Viagem Insólita” está entre os filmes mais divertidos da década de 80. O longa consegue prender o expectador do início ao fim com sequências de ação e bons efeitos especiais. Mas é no roteiro que o filme encontra sua maior força. O equilíbrio entre o humor e os momentos de romance e aventura policial é algo que faço questão de ressaltar.


Direção:Joe Dante (Gremlins)

ELENCO :-
Dennis Quaid (Tenente Tuck Pendleton)
Martin Short (Jack Putter)
Meg Ryan (Lydia Maxwell)
Kevin McCarthy (Victor Scrimshaw)
Fiona Lewis (Dra. Margaret Canker)
Vernon Wells (Sr. Iago)
Robert Picardo (Cowboy)
Wendy Schaal (Wendy)
Harold Sylvester (Pete Blanchard)
William Schallert (Dr. Greenbush)
Henry Gibson (Sr. Wormwood)
John Hora (Ozzie Wexler)

SINOPSE: O tenente Tuck Pendleton (Dennis Quaid) é um piloto rebelde num pequeno submarino que deve virar miniatura e ser introduzido no corpo de um coelho. Mas o laboratório acaba sendo invadido por espiões, que roubam uma peça importante do experimento e a seringa com o piloto acaba sendo injetada num tímido caixa de supermercado (Martin Short). O rapaz logo percebe que está com um homem em seu corpo, circulando em suas veias, dando instruções em seus tímpanos e tenta com a jornalista Lydia (Meg Ryan), a namorada de Tuck, recuperar o chip dos bandidos.

CURIOSIDADES:

  • O filme foi um fracasso nos cinemas, tendo custado cerca de 25 milhões de dólares, ele faturou apenas 27 milhões em bilheteria.
  •  Mesmo tendo ido tão mal nas bilheterias, o filme tem boas avaliações da crítica especializada, com 82% de aprovação no Rotten Tomatoes. 
  • O filme ganhou um Oscar da Academia, em 1988, na Categoria Melhor Efeitos Especiais Dennis Muren, Bill George, Harley Jessup e Kenneth Smith. 
  • Chuck Jones, o criador do personagem Pernalonga, pode ser visto em uma pequena ponta, comendo uma cenoura na cena do supermercado.

DUBLAGEM:

ESTÚDIO: 

Herbert Richers
MÍDIA: 
Televisão (Globo)/ TV Paga (HBO)

ELENCO DE DUBLAGEM:

Dennis Quaid (Tenente Tuck Pendleton): Garcia Júnior 
Martin Short (Jack Putter): Carlos Marques 
Meg Ryan (Lydia Maxwell): Miriam Ficher 
Fiona Lewis (Dra. Margaret Canker): Carmen Sheila
Kevin McCarthy (Victor Scrimshaw): José Santa Cruz
Robert Picardo (Cowboy): Carlos Roberto
Wendy Schaal (Wendy): Iara Riça
Harold Sylvester (Pete Blanchard): Mauro Ramos
William Schallert (Dr. Greenbush): Miguel Rosenberg
Henry Gibson (Sr. Wormwood): Orlando Drummond
John Hora (Ozzie Wexler): Márcio Simões
Mark L. Taylor (Dr. Niles): Carlos Seidl 
Kevin Hooks (Duane): Ayrton Cardoso
Dick Miller (Taxista): Dario Lourenço
Locutor: Márcio Seixas
Letreiro: Leonardo José

Outras Vozes:
Hamilton Ricardo, Nádia Carvalho, Jorge Rosa, Leonel Abrantes, Sônia Ferreira, Paulo Flores. 

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


4 comentários:

  1. congratulações pelas excelentes postagens de filmes.desenhos,e etc...!
    sou cinefilo e sempre procuro material antologico no sentido de filmes e tudo que tem e teve a ver com minha infancia e adolescencia! acabei de ver "Aladdin e a lampada magica e foi pura magia e boas lembranças! continuem em 2019 tem meu apoio!abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção. Espero que ainda esteja acompanhando nossas postagens.

      Excluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.