Papo de Cinema: CAPITÃO NEMO E A CIDADE FLUTUANTE (1969)

Cada década tem um estilo de filmes que saem em maior quantidade, para a ficção científica as décadas de 60 e 70 foram ricas em produções. E é interessante observar que da mesma forma que acontece hoje, às vezes dois filmes produzidos em empresas e até países diferentes escolhem o mesmo tema. 

Em 1969 aconteceu isto com "Capitão Nemo e a Cidade Flutuante" e "Latitude Zero" (será lançado em outro post). Os dois filmes têm características em comum (parece até que houve espionagem): cidades submarinas mais avançadas que as demais cidades terrestres; líderes visionários, ditadores e intolerantes; ouro e outras gemas valiosas; pessoas vivendo tranquilamente até que chegam visitantes; entre os visitantes homens gananciosos, violentos e que não aceitam as condições impostas. 

Em "Capitão Nemo e a cidade flutuante" os ingleses lançam mão de um personagem conhecido e que já havia protagonizado um filme de sucesso, falamos é claro do Capitão Nemo e do filme "20000 léguas submarinas". O livro de Julio Verne é o mais famoso e se tornou ainda mais conhecido depois do filme, e com certeza serve de base tanto para este filme quanto para "Latitude Zero""Cidade sob o mar" (piloto de uma série que não foi lançada, criada por Irwin Allen , que também postaremos)- 

Este filme "Cidade Flutuante" cronologicamente seria antes de "20000 léguas" (cuja história se passa em 1868). 

"Capitão NEMO e a cidade flutuante" se passa em 1860, um navio acaba naufragando durante uma tempestade, seis de seus tripulantes são lançados ao mar e acabam resgatados pelo Capitão Nemo.
Entre os sobreviventes há uma criança, que faz com que Nemo acabe por ajudá-los. Como talvez todos se lembrem,  Nemo tem uma aversão aos "homens do continente" (o que não deixa de ser interessante. Nemo os acha violentos e impetuosos, mas nos filmes em que aparece ele também não é exatamente "bonzinho"). 
Uma vez salvos o capitão os leva para uma cidade construída no fundo do oceano, coisa que deixa os sobreviventes bastante admirados. Ainda mais quando tomam conhecimento da quantidade de ouro que é utilizado na tal cidade de nome: Templemir

A coisa piora mesmo quando o capitão avisa aos sobreviventes que eles não mais poderão sair da cidade, mas que poderão viver ali como cidadãos. Óbvio que o grupo não aceita, alguns por não quererem mesmo viver apartados do mundo, outros por interesses...mais... econômicos, digamos assim. 
Este filme assisti no cinema, mas algum tempo depois foi exibido na Globo no "Festival de Sucessos" e naquelas semanas especiais da "Sessão da Tarde" que abordavam um determinado tema......

Como de costume estamos enviando links para você assistir online ou baixar para sua coleção. Divirta-se!

Para baixar no MEGA: Capitão Nemo e a Cidade Flutuante

Para assistir online dublado: Capitão Nemo e a Cidade Flutuante


3 comentários:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.