Falando em Série: OS WALTONS (1972/1981)



Você que é das antigas, pode até não se lembrar do nome:"Os Waltons", mas, com certeza, deve se lembrar do "Boa Noite John Boy"; "Boa noite Mary Ellen" que marcava o término do episódio. Esta era uma série do gênero drama familiar, criada por Earl Hammer, Jr. e baseada em seu livro "Spencer´s Mountain" e também num filme de mesmo nome, de 1963, estrelado por Henry Fonda e Maureen O´Hara. 
O seriado em si, narrava a trajetória da família Walton, segundo a visão do rapaz chamado John Boy, que era quem iniciava o episódio com sua narrativa. John Boy era o filho mais velho dos Waltons e sonhava em um dia se tornar um grande jornalista e escritor de livros.
A série começou mostrando os acontecimentos durante a depressão norte-americana de 1930, em meio a vida rural do estado da Virginia, na época da chamada Grande Depressão norte-americana. A Trama retratava a pobreza e as dificuldades que família enfrentava, como eles lutavam para manter a união e conservar os sonhos de cada um deles.
Em cada episódio desfilavam na telinha os problemas familiares, tais como: crescimento dos filhos, casamento, escola, emprego, universidade, envelhecimento, doença, morte, entre outros, sempre com grande seriedade e também dramaticidade. As histórias das primeiras temporadas narravam a trajetória da família e suas dificuldades, focado principalmente no crescimento dos filhos.
Com o decorrer das temporadas outros acontecimentos vão tomando parte da vida da família. Os filhos vão crescendo, o mundo se envolvendo com a guerra, que vai afetando toda a família, principalmente quando os quatro filhos se alistam para lutar na Segunda Guerra Mundial. Depois mostram os acontecimentos do pós-guerra, suas conseqüências na vida de toda a família e suas sequelas.



A família era composta pelo pai John, por sua esposa Olivia e seus sete filhos, além da vovó e do vovô Walton. Eles tinham uma pequena serraria e viviam de um pequeno ganho de suas árvores que eles retiravam da Montanha Walton, pertencente à família. Além dos personagens que compunham a família, a série mostrava os habitantes locais como o proprietário do armazém, que também servia como um correio local, pertencente ao casal Ike e Cora Beth Godsey.
O marido Ike era um sujeito simplório, de bom coração e contente com a vida simples que levava, mas sua mulher Cora Beth vivia fantasiando em um dia se tornar uma grande dama da sociedade. Havia também o xerife da cidade chamado Ep Bridges e as incríveis irmãs Baldwin, duas solteironas que fabricavam às escondidas uma espécie de aguardente, que era muito apreciado pelos homens daquela localidade.
Em alguns episódios participava uma trabalhadora negra chamada Verdie Foster e também um ladrão de galinhas conhecido por Yancy Tucker, entre outros. A cidade ficava próxima de Rockfish, mas também freqüentemente era mencionada uma outra cidade próxima chamada Charlottesville, todos no estado da Virginia.


The Waltons foi produzida pela Lorimar Productions, e distribuída pela Warner Bros. Domestic Television Distribution. No Brasil a série foi exibida na Faixa Nobre da Rede Globo em 1974 nas segundas-feiras. No ano seguinte ocupou o horário dos sábados à tarde da emissora, até o ano de 1982. Em 1985 a TV Record exibiu as duas primeiras temporadas. Recentemente a Rede Brasil havia adquirido os direitos de exibição. 
Foram ao todo 9 temporadas (210 episódios),  além de 7 filmes para TV, exibidos entre os anos de 1972 e 1981.
Os executivos da Lorimar Television trabalharam para enfatizar dois pontos na série: o local onde a história se passava (as montanhas Blue Ridge) e o período em que ela ocorria (a grande depressão), com isso, eles conseguiram transmitir ao público exatamente o clima que buscavam, uma nostalgia e sentimentalismo muito fortes, apoiados pela trilha sonora sempre exuberante de Jerry Goldsmith.




Elenco: Ralph Waite (John Walton [temporadas 1–9]), Andrew Duggan (John Walton [filme piloto]), Michael Learned (Olivia Walton [temporadas 1–8]), Patricia Neal (Olivia Walton [filme piloto]), Will Geer (Zebulon Tyler “Vovô” Walton [temporadas 1–6]), Edgar Bergen (Zebulon Tyler “Vovô” Walton [filme piloto]), Ellen Corby (Esther “Vovó” Walton [temporadas 1–5; 7]), Richard Thomas (John “John Boy” Walton, Jr. [temporadas 1–5/convidado na 6]), Robert Wightman (John “John Boy” Walton, Jr. [temporadas 8 e 9]), Jon Walmsley (Jason Walton [temporadas 1–9]), Judy Norton Taylor (Mary Ellen Walton [temporadas 1–9]), Mary Elizabeth McDonough (Erin Walton [temporadas 1-9]), Eric Scott (Ben Walton [temporadas 1-9]), David W. Harper (Jim-Bob Walton [temporadas 1-9]), Kami Cotler (Elizabeth Walton [temporadas 1-9]), Ronnie Claire Edwards (Corabeth Walton Godsey [temporadas 3-9])

Dublagem: Herbert Richers (RJ) [Celso Vasconcelos e Nilton Valério {John Boy}; Jorgeh Ramos {John Walton}; Gualter de França {John Walton}; Silvio Navas {John Walton}; Selma Lopes {Livie Walton}; Sumara Louise {Livie Walton}; Nair Amorim e Adalmária Mesquita {Mary Ellen}; Miriam Theresa e Viviane Farias {Erin e Elizabeth}; Luis Manoel {Jim Bob e Ben}; Armando Braga {Jim Bob}; Ênio Rodrigues {Ben}; Magalhães Graça e João Jacy {Zeb Walton}; Lucia Delor {Esther Walton}; Luis Manoel, Jorgeh Ramos, Nilton Valério e Sumara Louise {direção}

Filmes Para TV
“A Wedding on Waltons’ Mountain” (22/02/1982);
“Mother’s Day on Waltons’ Mountain” (09/05/1982);
“A Day for Thanks on Walton’s Mountain” (22/11/1982);
“A Walton Thanksgiving Reunion” (21/11/1993);
“A Walton Wedding” (12/02/1995);
“A Walton Easter” (30/03/1997).

Prêmios
A Família Walton – Emmy do Primetime 1973 (Melhor Série Dramática);
Richard Thomas – Emmy do Primetime 1973 (Melhor Ator em Série Dramática);
Michael Learned – Emmy do Primetime 1973/74/76 (Melhor Atriz em Série Dramática);
Ellen Corby – Emmy do Primetime 1973/75/76 (Melhor Atriz Coadjuvante);
Will Geer – Emmy do Primetime 1975 (Melhor Ator Coadjuvante);
Beulah Bondi – Emmy do Primetime 1977 (Melhor Atriz Convidada de uma Série).

Curiosidades:
  • No primeiro episódio da série, a família se reúne para ouvir o rádio e o programa é o The Edgar Bergen and Charlie McCarthy Show. É uma referência a Bergen, que interpretara Zeb Walton no filme piloto da série. Edgar Bergen foi um famoso ventriloquo de programas radiofônicos.
  • Após encerrar seus estudos escolares, John Boy entra para a fictícia Universidade Boatwright de Charlottesville. Ele mais tarde vai para Nova Iorque para trabalhar como jornalista. Richard Thomas, o original John Boy, deixou a série em 1976 para tentar outros papéis, sendo que sua despedida foi ao ar em 17/03/1977. Posteriormente, fez duas participações como astro convidado antes que o papel fosse passado para o ator Robert Wightman.
  • As irmãs Baldwin viviam como mãe e filha. Em 1962, duas irmãs semelhantes apareceram em um episódio da série The Andy Griffith Show.
  • Durante um discurso de janeiro de 1992, o ex-presidente George H. W. Bush mencionou que desejava fazer da família americana mais próxima dos Waltons e mais distante dos Simpsons. Em um comercial, Bart Simpson respondeu que “Nós somos como os Waltons. Nós também oramos para a Depressão americana terminar”;
  • A cidade da Montanha dos Waltons foi construida nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, California, tendo sido disfarçada para parecer uma montanha da Virgínia. A casa dos Waltons ainda é usada como cenário pela Warner Brothers. Ele aparece na série Gilmore Girls, por exemplo;
  • Durante a temporada de 1976/77, a Vovó Esther Walton não apareceu porque a atriz Ellen Corby sofreu um derrame, fato real que foi trazido para a história da família fictícia. Em meados de 1978, Corby e Will Geer retornam com a Vovó recuperada;
  • Em setembro de 1978, foi revelado que o Vovô havia morrido (o ator Will Geer morreu durante o intervalo de verão). Em episódios seguintes, a Vovó foi tendo uma dificuldade crescente para se locomover e falar;
  • Nos anos seguintes da história, muitos dos filhos dos Waltons casaram e começaram suas próprias famílias;
  • A Segunda Guerra Mundial afetou bastante a família. Todos os quatro filhos homens se alistaram para a Guerra. O marido médico de Mary Ellen, Curtis “Curt” Willard, foi para Pearl Harbor, onde foi dado como morto pelo ataque dos japoneses em 1941. Anos depois, Mary Ellen investiga sua morte e o descobre ainda vivo (interpretado por outro ator), mas ainda com sequelas dos ferimentos e já com outro nome. Foi a última vez que esse personagem apareceu no programa;
  • O segundo John Boy (Robert Wightman) aparece em um episódio chamado “The Waiting”, que conta a sua vida como militar e a sua recuperação no hospital. Sua mãe, Olivia (Michael Learned), é voluntária do hospital. Depois é acometida de tuberculose e vai para um sanatório no Arizona. A prima dela, Rose Burton (Peggy Rea), se muda para a casa dos Walton para ajudar a cuidar da mesma na ausência. Dois anos depois, John se muda para o Arizona para ficar perto de Olivia;
  • O ator Ralph Waite morreu no dia 13/02/2014, aos 85 anos em sua casa de Palm Desert, na Califórnia. Segundo seu agente, o ator não enfrentava problemas de saúde;
  • Elle Corby foi obrigada a sair da série em 1979 depois que sofreu um acidente; 
  • O ator Will Geer faleceu em 1978, com isso seu personagem, o Vovô Zeb, também teve que morrer na série; 
  • John Ritter que interpretava o personagem do Reverendo Matthew Fordwick também deixou o programa mais cedo, sua ausência foi explicada com a ida do Reverendo para o exército.

Galeria de personagens (com descrições retiradas da Wikipédia):
John-Boy (Richard Thomas)
John Walton, Jr., melhor conhecido como “John Boy”, é o filho mais velho dos sete filhos do casal John e Olivia. John Boy é um rapaz do campo e também um escritor e pensador, que escreve sobre sua família, amigos e as circunstâncias em torno deles. Geralmente dócil e um pouco quieto, John Boy revela por vezes possuir o mesmo temperamento do seu pai. Em várias ocasiões ele fica na defensiva ou frustrado. John Boy é muito conhecido por escrever em revistas e jornais. John Boy é tido como o protagonista da série, geralmente quem abre e fecha os episódios, narrados ao estilo de “flashback”. Anos depois, ele se muda para Nova Iorque, se alista no exército e tem seus planos mudados. Em A Walton Wedding, ele se casa com uma amiga escritora, Janet.
John Walton (Ralph Waite)
O patriarca da família, John é um trabalhador dono de uma serraria de uma comunidade tipicamente rural. Normalmente ele é mostrado com um bom e sábio homem, mas é também teimoso, impetuoso e sempre pronto para um novo desafio. Ele é um soldado veterano da I Guerra Mundial. As vezes mostrado como da religião Batista, John não é sempre muito religioso, em contraste com a sua esposa Olívia.
Olivia Walton (Michael Learned)
Enquanto John é o marido participativo e incisivo, Olivia é calma, paciente e esposa amorosa. Ela é de natureza gentil (disciplinadora quando preciso), e, como a vovó, uma devota da Igreja Batista, envolvida com atividades da Igreja. Por isso Olívia é sempre a primeira pessoa que motiva os outros a ajudar estranhos e amigos em dificuldades. No episódio piloto, as análises são feitas mais do pai do que dela.
Vovó Walton (Ellen Corby)
A vovó tem um temperamento forte e sempre briga pelo que acha certo. Assim como seu marido, ela também serve de conselheira para a família e os amigos. Ficou conhecida pela expressão “Good Lord!” (“Bom Deus!”, geralmente dita em momentos de surpresa, indignação ou ambos) e “You old fool!” (“Você é um velho tolo!”, quando quer provocar seu marido). Ela é a organista da igreja. Em 1977 a atriz Ellen Corby sofreu um derrame, que passou para a história da personagem da Vovó. Ela deixou de ser um personagem recorrente depois da última metade da quinta temporada.
Jason (John Walmsley)
Jason é o segundo filho mais velho, um introvertido músico que passa os dias compondo canções para violão ou piano, algumas apresentadas no programa. No começo da terceira temporada, Jason entra para o Conservatório Musical de Kleinberg para aprender teoria muical e composição. Na temporada seguinte ele arruma um emprego como músico do bar local chamado Dew Drop Inn. Na quinta temporada, Jason entra para a Guarda Nacional Americana.
Mary Ellen (Judy Norton Taylor)
Mary Ellen é a terceira e a filha mais velha na linha por idade. Nas primeiras temporadas, ela é mostrada rebelde, imatura e um pouco masculinizada. David Doremus entra para a série como seu namorado “G.W.” Haines. No início ela mantinha uma rivalidade com a garota rica da cidade, Martharose Coverdale, que disputava G.W. com ela. Na quinta temporada ela se casou com Curt Willard, o novo médico que veio para a cidade. Com seu casamento com Curt, ela perdeu algumas de suas características iniciais e se tornou mais madura. Na última temporada ela é vista com o professor de faculdade chamado “Jonesy”.
Erin (Mary Elizabeth McDonough)
Erin é muito próxima de sua irmã Mary Ellen. Erin é considerada a mais bonita da família, mas não gosta muito de estudar. Ela se apaixonou muitas vezes. Deixou a família para trabalhar para a senhora Fanny Tatum como telefonista na temporada 5, e mais tarde terminou seus estudos. Depois ela se tornaria secretaria e encontraria Paul Northridge, com quem ela se casa. Paul e Erin depois se divorciaram.
Ben (Eric Scott)
Ben gosta de se meter em encrencas e fazer dinheiro fácil, tendo sempre que ser repreendido pelo seu pai. Ele conhece Cindy, com quem tem dois filhos, Virginia e Charlie.
Jim-Bob ( David W. Harper )
James Robert é o mais jovem dos meninos dos Walton, mais conhecido como Jim-Bob. Ele é fascinado por voo e quer ser piloto; contudo, a necessidade de usar óculos prejudica seus sonhos. Depois ele se torna um mecânico de motores e abre sua própria oficina. Ele é proximo da irmã Elizabeth e teve várias namoradas, incluindo a filha adotiva de Ike e Cora Beth, Aimee Godsey. Jim-Bob tinha um irmão gêmeo, Joseph Zebulon Walton, que morreu no nascimento.
Elisabeth (Kami Cotler)
Elizabeth começou na série como uma criança e era adolescente quando a mesma terminou. Ela é muito falante e sensível. Ela é a melhor amiga de Aimee Godsey, e sempre é a escolhida para ser a babá de seus primos.
Elisabeth no colo de John-Boy
A atriz Sissy Spacek chegou a participar de alguns episódios, na primeira e na segunda temporada:

Sarah Jane Simmons (Sissy Spaceck) 


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.