Trash Movie | GRINDHOUSE (PLANETA TERROR - À PROVA DE MORTE) - 2007



Bem, este TRASH MOVIE será um pouquinho diferente dos anteriores, afinal Grindhouse não é um filme. Pois é, leitor, “Grindhouse” é na verdade um projeto desenvolvido em conjunto pelos "loucos visionários" Quentin Tarantino e Robert Rodriguez, com colaborações de Eli Roth, Rob Zombie e Edgar Wright. O projeto de 53 milhões de dólares é uma homenagem aos filmes de horror dos anos 70. Produzido ao estilo cinema drive-in e do gênero exploitation. O Tipo exibido em sessões de cinema, na maioria das vezes em promoções ao estilo “assista dois filmes pelo preço de um”. Por isso, há dois filmes dentro de Grindhouse: “Planet Terror”, dirigido por Rodriguez, que mostra rebeldes lidando com zumbis enquanto enfrentam militares; e “Death Proof”, dirigido por Tarantino, que mostra um dublê que usa seu carro para matar pessoas. Entre os filmes, trailers falsos são exibidos.”

Esse tipo de sessão “dois em um” também existiu por aqui (no Brasil) e foi relativamente popular, principalmente em pequenos cinemas durante os anos 70, quando eram exibidos um filme com cenas de nudez e violência antes e um pornô depois. Mas, de modo geral, este formato desapareceu no final dos anos 80 e hoje é um conceito praticamente desconhecido da maioria. 
Nos EUA à história conta que nos anos 80, quando o videocassete chegou às casas das famílias americanas e se tornou uma febre, os tais cinemas “dois em um” perderam a razão de existir. Afinal, agora era muito fácil locar não apenas dois, mas 10 filmes e assistí-los no conforto e na privacidade do seu lar. Foi nesta década que as Grindhouses desapareceram do mapa, inclusive as mais famosas, que ficavam na Broadway e em Hollywood Boulevard (em Los Angeles) e no Times Square, em Nova Iorque. 

O lançamento (EUA) aconteceu em 6 de abril de 2007. O projeto foi inovador e bem-sucedido perante a opinião pública e até mesmo para alguns críticos, em sua tentativa de homenagear os filmes B, mas também foi um fracasso de bilheteria. O longa ficou muito abaixo do esperado  (Faturou US$11,5 milhões, quando o esperado era entre 20 e 30 milhões na abertura), fato que Tarantino considerou culpa da longa duração do projeto – mais de 3 horas.


No Brasil os filmes estrearam com grande atraso e em circuito restrito – e mesmo tendo agradado aos fãs do gênero, de modo geral passaram despercebidos do grande público.

Algo interessante desta inusitada produção foram as brincadeiras com a linguagem das próprias sessões de cinema. Em ambos os filmes, ocasionalmente temos a imagem propositalmente fora de foco, rolos de negativo “faltando” e falhas na imagem e no som. Como os cinemas Grindhouse eram normalmente vagabundos, assim também era a qualidade técnica da projeção dos filmes: os negativos eram sujos, velhos, gastos, cheios de riscos e falhas; não raras vezes, a direção era obrigada a alertar o público para a falta de cenas inteiras ou até de um rolo inteiro da película, coisa que, muito provavelmente, acontecia com muita frequência. Também há os trailers falsos anunciando "futuros lançamentos" de filmes dirigidos por outros criativos cineastas (Eli Roth, Rob Zombie e Edgar Wright), convidados por Tarantino e Rodriguez para participarem da brincadeira.
Registre-se que dos trailers falsos de Grindhouse, dois viraram longas. Vide: MACHETE e O VINGADOR (Hobo with a shotgun).

Consta a lenda que Tarantino teve a inspiração para este projeto enquanto rodava Kill Bill (Uma obra confessadamente inspirada em produções decadentes de kung-fu e faroeste que eram exibidas nas Grindhouses). Aos poucos o diretor percebeu que podia explorar essa idéia de maneira ainda mais nostálgica, recriando a sensação das antigas sessões“dois em um”. Foi então que convidou seu amigo (e fã de Grindhouses) Robert Rodriguez para gravarem um “filme” cada um, em um único projeto.
Inicialmente, Grindhouse teria pouco mais de duas horas, com os falsos filmes de Tarantino e Rodriguez durando, no máximo, 60 minutos cada. Separando os dois, apareceriam trailers falsos dirigidos pelo próprio Tarantino. Cada vez que se encontravam para discutir o projeto, entretanto, os dois amigos iam expandindo a brincadeira. Os dois “filmes” logo saltaram de 60 para 120 minutos cada um, e a dupla convidou outros cineastas para dirigirem os trailers falsos. Para completar, os dois, numa jogada promocional, criaram um concurso nacional (nos Estados Unidos) para que cinéfilos e diretores amadores criassem seus próprios trailers falsos, além de congestionar a internet com inúmeras informações e vários fake pôsteres antes mesmo de começarem a filmar.

Entre tantas informações, não posso deixar de mencionar o elenco dos sonhos de qualquer fã de Trash Movies, com destaque para: Bruce Willis, Nicolas Cage, Kurt Russell, Jeff Fahey, Sybil Danning e Michael Biehn! 

Grindhouse é no minimo, uma brincadeira inspirada, para cinéfilos fãs de filmes B, e obviamente não é recomendável para todos os públicos. 

MAS, a postagem ainda não terminou...agora vamos falar desses dois excelentes TRASH MOVIES. PLANETA TERROR e À PROVA DE MORTE.


Vamos (re) começar com PLANETA TERROR. Neste longa vemos o trabalho de Robert Rodrigues que conseguiu se manter dentro da visão das produções tipo B, bem ao estilo dos filmes que eram exibidos nas velhas Grindhouses, Este é um filme de zumbis repleto de sangue e nojeira, considerado por alguns como um cruzamento entre A Noite dos Mortos-Vivos e Fuga de Nova York. (Concordo com isso!)


Planeta Terror (Planet Terror/EUA) - 2007
Direção/Roteiro:Robert Rodriguez
Produção:Elizabeth Avellan, Quentin Tarantino, Robert Rodriguez
Elenco:Rose McGowan, Marley Shelton, Freddy Rodriguez, Bruce Willis, Michael Biehn, Josh Brolin, Rebel Rodriguez, Jeff Fahey, Naveen Andrews, Julio Oscar Mechoso, Fergie, Nicky Katt, Hung Nguyen, Cecilia Conti, Tommy Nix, Tom Savini, Carlos Gallardo, Skip Reissig, Electra Avellan, Elise Avellan, Quentin Tarantino, Gregory Kelly, Troy Robinson, Felix Sabates, Danny Trejo, Cheech Marin
Sinopse: O casal de médicos William (Josh Brolin) e Dakota Block (Marley Shelton) é surpreendido no hospital por uma multidão de homens e mulheres cheios de feridas e mutilações, que vagam com um suspeito olhar perdido. Entre eles está Cherry (Rose McGowan), uma dançarina de boate cuja perna foi arrancada num ataque noturno. Com uma metralhadora no lugar da perna decepada, ela vai liderar, acompanhada por El Wray (Freddy Rodríguez), um exército de inválidos assassinos.


Primeiramente somos apresentados aos personagens, só depois a trama se desenrola. A História se passa no Texas e é centrada na dançarina de boate Cherry (McGowan) que após pedir demissão e sofrer um acidente na estrada, vai afogar suas mágoas na churrascaria de J.T. (Fahey). Lá encontra o misterioso Wray (Rodriguez) com quem teve um caso mal resolvido no passado. Nesse meio tempo Abby (Andrews), um engenheiro bioquímico, parece ter negócios muito escusos com um batalhão de soldados liderado pelo Tenente Muldoon (Willis). Ainda temos um casal complicado formado pela anestesista Dakota (Shelton) e pelo Dr. Block (Brolin), além dos habituais policiais incompetentes (Biehn, Savini e Gallardo). Depois que conhecemos todos, uma invasão de zumbis se propaga na cidade, devido ao vazamento de um estranho gás no início do filme. Diante disso, os personagens acabam se unindo para achar a cura e destruir os zumbis que aparecerem no caminho. Agora misture tudo isso com elementos tão exagerados (imagine uma metralhadora no lugar de uma perna amputada) que é impossível você não se divertir. De tão ruim fica ótimo!


Prosseguindo, agora vamos falar de A PROVA DE MORTE. Uma obra de QuentimTarantino que, tentou fazer um slasher movie com um toque pessoal. Inventou um assassino que não utiliza facões ou machados, e sim um carro de dublê cinematográfico. Além de slasher, o longa também homenageia os tradicionais filmes com perseguições automobilísticas dos anos 70, como 60 Segundos (1974) e Corrida contra o Destino (1971), ambos citados abertamente no roteiro de Tarantino.

À Prova de Morte (Death Proof/EUA) 2007
Direção/Roteiro:Quentin Tarantino
Produção:Robert Rodriguez, Erica Steinberg, Quentin Tarantino, Elizabeth Avellan
Elenco:Kurt Russell, Zoe Bell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Rose McGowan, Jordan Ladd, Mary Elizabeth Winstead, Quentin Tarantino, Marcy Harriell, Eli Roth, Omar Doom, Michael Bacall, Monica Staggs
Sinopse: Ao cair da noite, Jungle Julia (Sydney Tamiia Poitier), a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos está Stuntman Mike (Kurt Russell), um rebelde inquieto e temperamental que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível.

Tudo bem que Quentin Tarantino já declarou que considera À Prova de Morte, seu como seu pior filme. O problema é que o diretor, tentando criar um filme bom que deveria parecer ruim, acabou criando um filme ruim de verdade. Mas, ainda assim vale a pena ser assistido e avaliado pelo espectador. É um daqueles filmes amados por uns e odiado por outros.

Neste longa somos apresentados a Stuntman Mike (Kurt Russel) um sádico dublê de Hollywood que tem o mórbido prazer em matar jovens garotas em colisões automobilísticas. Stuntman Mike tem uma coleção de carros à prova de morte, ou seja, veículos especialmente adaptados para que dublês como ele possam escapar ilesos dos piores acidentes. Na primeira metade de a Prova de Morte, a trama se foca em um grupo de garotas que cruzam o caminho de Stuntman Mike, e serve para nos apresentar aos métodos do cruel assassino. A segunda metade trata de outro grupo de garotas, desta vez mais duronas, que não vão deixar Stuntman Mike ter o que deseja tão facilmente.
Kurt Russel está ótimo, assim como o elenco feminino. A perseguição no fim do filme é uma ótima cena de ação.


CURIOSIDADES:
  • James Parks, que interpreta Edgar McCraw tanto em Planeta Terror quanto em À Prova de Morte, fez o mesmo personagem em Um Drink no Inferno 2 - Texas Sangrento (1999) e Kill Bill - Volume 1 (2003);
  • Os policiais que vão para o hospital após Stuntman Mike bater seu carro pela 1ª vez são os mesmos que relatam a cena do massacre no casamento em Kill Bill - Volume 1 (2003);
  • Zoe Bell fez todas as cenas de sua personagem, sem requisitar o uso de dublês. Esta é a 2ª vez que ela trabalha com Quentin Tarantino, já que fora a dublê de Uma Thurman em Kill Bill - Volume 1 e Kill Bill - Volume 2;
  • A jukebox presente no filme pertence ao próprio Quentin Tarantino, que também escolheu sua seleção de músicas;
  • Quentin Tarantino deu o nome de Jungle Jungle Lucai como homenagem à sua assistente pessoal, Victoria Lucai;
  • A cena em que as garotas tomam café da manhã é uma recriação da mesma cena em Cães de Aluguel (1992);
  • Em determinada cena, a personagem de Mary Elizabeth Winstead diz "Vipers". Trata-se de uma referência ao Deadly Viper Assassination Squad, presente nos filmes Kill Bill - Volume 1 e Kill Bill - Volume 2;
  • Na cena do hospital Texas Ranger McGraw chama Stuntman Mike de Frankenstein. Trata-se de uma referência a Corrida da Morte - Ano 2000, em que o personagem de David Carradine chamava-se Frankenstein;
  • Um dos programas de TV que o personagem Stuntman Mike diz ter trabalhado é "The Virginian" (1962). Kurt Russell, intérprete do personagem, atuou em 2 episódios desta série;
  • A placa do carro de Stuntman Mike é JJZ-109. Trata-se do mesmo número da placa do carro de Steven McQueen em Bullitt (1968);
  • Quando o carro bate no anúncio de um cinema, os filmes que lá estavam em cartaz eram Todo Mundo em Pânico 4 (2006) e Wolf Creek - Viagem ao Inferno (2005);
  • Já os trailers falsos fazem homenagens aos slasher movies onde assassinos atacam em datas festivas (Thanksgiving, de Eli Roth); às enigmáticas e climáticas produções italianas dos anos 70 (Don’t, de Edgar Wright); aos filmes exploitation sobre nazismo (Werewolf Women of the S.S., de Rob Zombie), e ainda aos filmes classe Z de ação, repletos de tiroteios, frases de efeitos e sexo (Machete, dirigido pelo próprio Robert Rodriguez).
BÔNUS: GRINDHOUSE'S FAKE TRAILERS HD Legendado


Links para assistir (OK.RU):

PLANETA TERROR 

À PROVA DE MORTE 



Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:


Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.