Falando em Série: A GATA E O RATO (Moonlighting) 1985


Desta vez vamos lembrar da série: "A Gata e o Rato". Mais um dos vários seriados marcantes dos anos 80, que ainda hoje tem seus fãs espalhados por aí. O seriado misturava comédia, drama, mistério e romance. A série foi transmitida (até a 4ª temporada) pela Globo e SBT, entre 1986 e 1995.

Devido ao sucesso da série Remington Steele da rede rival NBC,os executivos da ABC encomendaram ao produtor Glenn Gordon Caron uma nova série com muita ação,romance e mistério para atrair um novo público. Então, em março de 1985, A Gata e o Rato (Moonlighting)  estreou nos EUA e logo se tornou um sucesso da TV. Glenn Gordon Caron também se tornou o produtor executivo da série. "Moonlighting" foi exibido originalmente pelo canal americano ABC, teve 67 episódios distribuídos em 5 temporadas e durou até março de 1989.

No Brasil, "A Gata e o Rato" estreou pela Rede Globo no dia 8 de janeiro de 1986, cobrindo as férias do Chico Anysio Show. Porém, a série surpreendeu a emissora ao conquistar o público. Isso fez com que a série ganhasse um horário próprio dentro da Terça Nobre. Em 1988 começou a ser apresentado no horário vespertino às 16h05. Na Globo a série teve um pequeno período fora do ar em 1989, mas no ano seguinte retornou à programação trazendo os episódios da quarta temporada que foram exibidos junto com os da primeira até 1991.

A série voltou à programação brasileira nas noites do SBT entre os anos de 1994 e 1995. Já no ano seguinte o seriado foi adquirido pelo canal por assinatura Multishow que o exibiu com legendas. Também foi exibida pelo canal a cabo Sony (2003), no Multishow (2005) e no TCM (2009).


No inicio da história conhecemos a belíssima "Maddie" Madelyn Hayes (Cybill Shepherd), uma modelo com fama e dinheiro, mas que um dia leva um golpe do empresário e perde tudo, exceto uma casa e uma falida agência de detetives, que é administrada por David Addison Jr (Bruce Willis). Inicialmente, ela pensa em fechar a agência, mas David a convence de continuar com o empreendimento e, assim, começa a parceria entre os dois.
O dia a dia da dupla era carregado de discussões, criadas pelo choque de personalidades. De um lado  a responsável e batalhadora Maddie, do outro o cínico e folgado David. Os atritos, no entanto, acabavam se transformando em romance, pois David parecia estar sempre discutindo com Maddie, mas, na verdade, era apaixonado por ela. O romance era tão agitado quanto o relacionamento profissional dos dois e foram necessários dois anos para que os dois finalmente o iniciassem. Antes Maddie tinha se envolvido com Sam Crawford e teve até mesmo um casamento anulado.

Quem vivia assustada com as brigas dos patrões e não perdia a chance de fofocar sobre eles era a eficiente secretária Agnes Topisco (Allyce Beasley) que não cansava de ver os dois saírem discutindo do escritório, quando já desconfiava que eram apaixonados um pelo outro. Com uma voz muito fanhosa, muito atrapalhada e fofoqueira, ela vivia fazendo rimas ou ficava plantada falando sozinha, depois de uma discussão entre David e Maddie. Pouco tempo depois, Custis Armstrong, se uniu ao elenco de suporte interpretando um empregado temporário chamado Herbert Viola, que mais tarde passou a ser também investigador da agência.
Viola e Topisco acabaram tendo um relacionamento, que por sinal era muito parecido com seus patrões, pois se assemelhava a uma gata e um rato com constantes discussões, mas depois acabaram se apaixonando e passaram até a morar juntos. O casal era responsável também por grande parte das cenas cômicas da série.

CURIOSIDADES:
  • A série era inspirada em His Girl Friday, filme de 1940 estrelado por Cary Grant e Rosalind Russell.
  • Foi este seriado que lançou ao estrelato o até então desconhecido ator Bruce Willis, lhe rendendo em 1987 um Globo de Ouro de melhor ator pela participação no programa.
  • O produtor Glenn Caron teve que lutar para manter Bruce Willis no papel do detetive David Addison, pois a direção da ABC não o achava adequado para o papel. Os produtores queriam um rosto conhecido para contracenar com Cybyll que já era uma 'estrela' consagrada de filmes desde a década de 70.
  • Bruce Willis estrelou uma série de comerciais da marca Levis de calças jeans antes ser contratado para o seriado. O ator superou três mil candidatos que batalhavam pelo papel.

  • Os atrasos de produção eram habituais, e a solução era colocar Willis e Shepherd simplesmente falando para as câmeras para preencher as falhas. O maior problema para os atrasos da série estavam justamente no que fazia dela um sucesso: seus roteiros. A série tinha muito mais diálogos que qualquer outra série de TV da época.
  • O seriado foi indicado várias vezes ao Emmy e levou para casa sete prêmios. Só Bruce Willis ganhou um Emmy e um Globo de Ouro por melhor ator. Já Cybill Shepherd ganhou dois Globos de Ouro.
  • A série também contava com muitas participações especiais, como: Woopy Goldberg, Orson Welles,Judd Nelson,Don King,Donna Dixon entre outros 
  • Os problemas que acabaram por culminar com o cancelamento da série se iniciaram com a ascensão de Bruce Willis a astro de filmes de ação e mais tarde com a gravidez de Shepherd o que dificultava a produção devido a falta de horário dos astros para gravarem a série.  
  • Foram tantos desencontros, que até na própria série o casal não teve um final feliz.
  • A série foi cancelada, tendo seu último episódio exibido no dia 14 de maio de 1989.
  • O tema da abertura, Moonlighting Theme, de Al Jareau, também foi sucesso e foi indicada ao Grammy de 1988.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.