Papo de Cinema: A PATA DE UM MILHÃO DE DÓLARES (The Million Dollar Duck) - 1971


Pois é, neste nosso Papo de Cinema vamos falar um pouco sobre o já quase esquecido: "A PATA DE UM MILHÃO DE DÓLARES" (ou"ESTE PATO VALE OURO"). No distante ano de 1971, os estúdios Disney, resolveram reinventar a fábula da Galinha (ou Ganso ?) dos ovos de ouro. Na época os ecologistas ainda não pressionavam tanto, de maneira que o estúdio ficou à vontade para contar a história da pata que, por conta de ser exposta a um experimento radioativo, acaba botando ovos de ouro em meio a uma aventura bem inovadora e criativa. 

A comédia de ação, estrelada por Dean Jones e por uma simpática pata em um longa divertido e próprio para o entretenimento de toda família.
Dean Jones havia se firmado como o ator principal do estúdio em 1968 quando interpretou o personagem Jim Douglas no filme 'Se meu Fusca falasse' e chegou a ser indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de comédia por "Esse Pato Vale Ouro".


SINOPSE: O cientista Albert Dooley (Dean Jones) é casado com Katie (Sandy Duncan), uma dona de casa amorosa e atrapalhada. O casal está com problemas financeiros e Albert desagrada seu filho pequeno Jimmy (Lee Montgomery) quando se recusa a comprar para ele um filhote de cão por não ter disponível 50 dólares. No trabalho, Albert leva para um teste de aprendizagem um pato que, apesar de vários meses de treino, não consegue apertar o botão correto que lhe forneceria comida. Em uma das tentativas erradas, a ave aperta o botão que emite uma gravação de um cão latindo e imediatamente bota um ovo, pois na verdade é uma pata. Ao perambular pelo laboratório a pata sofre acidentalmente uma descarga de radiação mas aparentemente não é afetada. O chefe de Albert quer se livrar da pata e o cientista a leva para casa. O pequeno Jimmy se afeiçoa a ave e a adota como seu mascote, dando-lhe o nome de Charlie.
O vizinho de Albert é o agente da Receita Federal Finley Hooper (Joe Flynn). Ele tem um cão que, ao latir, faz com que Charlie bote um ovo, repetindo o reflexo condicionado que adquirira no laboratório. Albert fica com medo de comer os ovos pois sabia que Charlie entrara em contato com radiação e vai enterrá-los no quintal mas deixa cair um e descobre que a gema era ouro puro. Albert conta o fato ao seu outro vizinho, o advogado iniciante Fred Hines (Tony Roberts), e juntos tentam arrumar meios de legalizarem a fortuna recém adquirida. Mas os ovos logo chamam a atenção das autoridades monetárias americanas e o agente Hooper fica designado para descobrir o segredo de seu vizinho Albert.

Título: The Million Dollar Duck
(Brasil: A Pata de Um Milhão de Dólares ou Esse Pato Vale Ouro)
Lançamento: 17 de setembro de 1971
País:EUA
Duração: 89 minutos.
Companhias Produtoras: Capital Films, Filmayer S.A. e Rizzoli Film.
Produtor: Bill Anderson
Estúdio: Walt Disney Company
Distribuição: Buena Vista
Diretor:Vincent McEveety
Roteiro: Vicente Coello e Jesús R. Folgar.
Trilha Sonora: Buddy Baker
Elenco:
  • Dean Jones...Professor Albert Dooley
  • Sandy Duncan...Katie Dooley
  • Joe Flynn...Finley Hooper
  • Tony Roberts...Fred Hines
  • James Gregory...Rutledge
  • Lee Montgomery...Jimmy Dooley
  • Jack Kruschen...Doutor Gottlieb
  • Virginia Vincent...Eunice Hooper
  • Jack Bender...Arvin Wadlow
  • Billy Bowles...Orlo Wadlow


Como era comum nas antigas produções Disney, o filme foi adaptado para os quadrinhos, desenhado por Dan Spiegle e publicado pela primeira vez em outubro de 1971 (Editora Dell/Western). No Brasil, a aventura apareceu na revista Almanaque Disney, número 18, novembro de 1972 com o nome de "Esse pato Vale Ouro".



MEMÓRIA TAMBÉM É CULTURA 

Lembra que mencionei no começo deste post que o filme foi uma reinvenção da fábula da Galinha (ou Ganso ?) dos ovos de ouro. Pois bem, caso haja alguém que não conheça a história, deixo abaixo duas(2) das versões mais lembradas desta estória.

O Ganso de Ouro é um conto criado pelos Irmãos Grimm e também uma das mais tradicionais fábulas de Esopo: A gansa dos ovos de ouro. Ocasionalmente, a história é narrada com uma galinha ou pato no lugar do ganso. 

A versão dos Irmãos Grimm:

Há muito tempo, um homem muito velho (e muito pobre) perdeu sua esposa, e então viveu muito pobre e solitário, até que surgiu uma fada.

- Não temas, meu senhor. Vim aqui para ajudar-te.

Dito isto, ela agitou a sua varinha de condão em direção ao ganso do camponês e desde então, o ganso passou a botar vários ovos de ouro. Estando o camponês muito rico, ele pensou:

- Se o ganso só põe ovos de ouro, dentro dele deve haver milhares de ovos esperando para sair.

Convencido disto, ele pegou uma faca e matou o ganso. Infelizmente o ganso era inteiramente igual aos outros. Arrependido e desesperado, ele implorou que a fada retornasse, mas ela não voltou. E então o homem passou o resto de seus dias pobre e solitário de novo.

A fábula de Esopo:

Certa manhã, um fazendeiro descobriu que sua gansa tinha posto um ovo de ouro. Apanhou o ovo, correu para casa, mostrou-o à mulher, dizendo:

- Veja! Estamos ricos!
Levou o ovo ao mercado e vendeu-o por um bom preço.
Na manhã seguinte, a gansa tinha posto outro ovo de ouro, que o fazendeiro vendeu a melhor preço.
E assim aconteceu durante muitos dias.
Mas, quanto mais rico ficava o fazendeiro, mais dinheiro queria.
E pensou:
"Se esta gansa põe ovos de ouro, dentro dela deve haver um tesouro!"

Matou a gansa e, por dentro, a gansa era igual a qualquer outra.

Moral das histórias: "Quem tudo quer tudo perde".


BÔNUS: Como sempre, disponibilizamos o link para você assistir o filme!

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blog, nossa página e nosso grupo.

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.