Papo de Cinema: TRILOGIA BANG-BANG - Howard Hawks & John Wayne

Entre os três filmes que relacionamos abaixo, há mais em comum do que serem dirigidos pela mesma pessoa : Howard Hawks e terem como ator principal o monstro John Wayne.


De fato os críticos encaram os filmes como uma “trilogia”, provavelmente por terem a mesma temática: um homem (na maioria das vezes o xerife) contra os poderosos do lugar. 

Dos três filmes, apenas o terceiro muda o padrão ao inverter as situações, os heróis tem de tirar e não manter alguém na cadeia, porem o clímax final segue o estabelecido pelos dois primeiros filmes. 

Porém, embora os filmes sejam encarados como uma trilogia, os dois primeiros são basicamente uma refilmagem, mudando-se apenas o nome da cidade e os atores (a exceção de John Wayne). 

Alias, no filme "O NOME DO JOGO" de 1995, com John Travolta, tem uma cena em que o personagem Chilli Palmer (Travolta), discute sobre o filme com um assassino contratado para matar a pessoa com quem Chilli estava. Na cena um Travolta irritado, explica o porquê, se trata de praticamente uma refilmagem. 

Mas, vamos à sinopse de cada filme


Rio Bravo (1959): também conhecido aqui como "Onde começa o inferno" - John T. Chance (John Wayne) é o xerife de uma cidade pequena que tenta manter um preso dentro da cadeia, com a ajuda de dois companheiros, um bêbado e um idoso aleijado. O problema é que o preso é irmão de um poderoso rancheiro, que vai fazer de tudo para ajudar o irmão, inclusive matar quem estiver em seu caminho. É depois de uma morte que o xerife vai aceitar ajuda das pessoas que se ofereceram para lutar contra o pistoleiro da região


El Dorado (1966): O pistoleiro Cole Thornton (John Wayne) retorna a El Dorado para ajudar um velho amigo, o xerife J.P. Harrah (Robert Mitchum). Harrah, incansável na luta contra os arruaceiros do velho oeste, está na mira de Bart Jason (Edward Asner), mas contará com a ajuda de Thornton e do jovem Mississipi (James Caan) na defesa da ordem.


Rio Lobo (1970): Com o fim da Guerra Civil o Coronel Cord McNally (John Wayne) procura pelos traidores que passaram informações sigilosas para os inimigos do sul, o que provocou a morte de seu melhor amigo.

Links...


Como habitualmente fazemos, sempre nos esforçamos em mandar links que possibilitem ASSISTIR ou BAIXAR os filmes, séries e animações sobre as quais falamos. E estes filmes, em especial, foram difíceis de arranjar, mas conseguimos...

Os links estão logo abaixo das imagens de cada filme: 












Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.