ANIMAÇÃO EM FOCO - AGENTE GELÃO (COOL MCCOOL) - "ISTO NÃO VOLTARÁ A ACONTECER, NÚMERO UM"
Embora haja aqueles que digam que os espiões se tornaram populares depois dos filmes de James Bond, eles já frequentam as telas de cinema e Tv há muito mais tempo. A prova de que eram bem mais comuns do que se imagina são as inúmeras séries, filmes e animações que usaram este tipo de personagem. Nossa matéria fala de uma destas animações, criada por ninguém menos que BOB KANE (!!): o AGENTE GELÃO ou como também é conhecido COOL McCOOL. Convidamos a todos a acompanharem conosco. Vamos lá?
Aqueles leitores que são 'jovens há mais tempo' (como eu) devem ter tido a oportunidade de conhecer a extinta TV Tupi. Um canal de TV que fez a alegria de muitos trazendo novidades em filmes, desenhos, animes (sim, animes!), séries e outros programas infantis. Foi este canal que exibiu pela primeira vez a animação do "Agente Gelão" (posteriormente foi redublada e exibida na Boomerang, com o nome original "Cool McCool").
'Cool McCool' foi uma série animada lançada em setembro de 1966 (nos EUA) para exibição na NBC. Como acontecia com muitas animações, McCool dividia seus segmentos com outro personagem: "Harry McColl", pai de Cool (tão atrapalhado quanto ele). Este segmento era no estilo "Keystone Kops", que eram episódios do cinema mudo que apresentavam um bando de policiais ineptos e trapalhões...
A animação foi criada, como já dissemos, por Bob Kane, o criador de "BATMAN" (não foi a única animação que criou. Há também: "Gato Corajoso e Rato Minuto"). Fica óbvia a participação de Kane porque muitos dos vilões e capangas de McCool são variações satíricas (se é que é possível) dos vilões da série "Batman" de 1966. Como por exemplo o Chapeleiro Louco e Mulher Gato, entre outros.
McCool é um agente secreto que assume vários riscos para salvar o mundo...Embora 'salvar o mundo' talvez soe como um certo exagero, pois em sua primeira aventura seu chefe o mandou deter o vilão Furacão Harry porque ele estava derrubando monumentos e pessoas no mundo todo, mas também estava apagando seu charuto...
McCool usa um sobretudo clássico dos filmes de espionagem. Originalmente este tipo de sobretudo era usado pelos oficiais ingleses durante a Primeira Guerra Mundial. Com o fim da guerra eles continuaram usando e virou uma tendência da moda. Até que Humphrey Bogart o tornou um símbolo de detetives e agentes secretos no cinema...
Embora McCool tenha sido treinado com poderosas habilidades como agente secreto, ele é muito atrapalhado e na maioria das vezes resolve o assunto por pura sorte (que ele tem de sobra). Por esta razão muitos dizem que ele seria uma caricatura de Maxwell Smart, o agente 86 (lançado em 1965). Porém, me parece que quem serviu de base para o personagem, inclusive com o bigodinho, foi o Inspetor Clouseau de "A Pantera Cor de Rosa" (1963). Me refiro ao Clouseau de Peter Sellers e não àquela bobagem de Steve Martin.
E já que falamos no bigode de McCool, ele tem uma característica que acaba ajudando o personagem. Ele treme quando há perigo à espreita...ou quando o telefone secreto toca! Este telefone às vezes pode ser o próprio bigode (??), seu relógio ou seu revolver (que tem múltiplos gatilhos, um deles é o do telefone. Claro que McCool sempre se engana...).
Além do telefone secreto (e do bigode), McCool também possui o 'Coolmovel' (achas que Kane livraria o 'bat-movel'?), que é um carro modificado, cheio de truques e que McCool chama...assoviando!! Como se chamasse um cachorro! Como se não bastasse, o carro também é capaz de se transformar em um avião a jato ou um submarino!!
![]() |
| Notem que é de fato uma organização ultra secreta, pois o letreiro diz "Quartel General Secreto"... |
Claro que "O Agente 86" também deixa sua marca na animação. Os fãs da série devem se lembrar de que Max tinha uma série de bordões, como por exemplo: quando alguém falava dos perigos que correria, ele sempre respondia: "E eu vou adorar!". Além deste, também dizia: "Errou por um pouquinho assim"; "Acreditaria se eu dissesse...".
McCool também tem bordões. Ele costuma usar: "O Perigo é meu negócio!"; "Isso não acontecerá de novo, Número Um" (sempre que quebrava alguma coisa ou fazia uma trapalhada...o que acontecia em todo episódio) e "Quando você está certo, Número Um. Está certo".
A "Segredo Inc" (organização a que pertence McCool) tem em seu quadro:
- Número Um: é o chefe da organização. É ele que determina as missões que McCool irá cumprir. Seu rosto nunca aparece. Ele é totalmente escondido por uma enorme poltrona. Só o que conseguimos ver são seus braços, mãos e um charuto. Sua mesa tem um painel com inumeros botões, que quando apertados sempre jogam McCool da sala de maneira violenta;
- Sr. Riggs - técnico de bugigangas e concerta tudo (zelador) da Segredo Inc. Ele está sempre apresentando protótipos de novos equipamentos, que invariavelmente dão errado. Mas, Número 1 sempre acha um jeito de culpar McCool pela falha;
- Sexta-Feira - é a secretária do Número Um e tem uma queda por McCool. Para variar é bem atrapalhada (aliás, TODOS são atrapalhados nesta organização);
- Ventoso - ajudante adolescente de McCool. Ele está sempre lá para ajudar e comete menos erros que o agente. Usa cabelos cobrindo os olhos, um chapéu e tem dentes salientes.
SEGMENTO: HARRY COOL
TÁ NA HORA DO...BÔNUS!
TALVEZ TAMBÉM SE INTERESSE EM LER:

















Nenhum comentário