Memória Games: ASSASSINS CREED (2007)


Dando sequência ao meu trabalho de garimpo, eis que desenterro da time line de nosso grupo este excelente post produzido por nosso amigo: Shoji Kawaguchi que resgata a memória deste jogo que impactou gerações de Gamers pelo mundo. Agora, após os devidos créditos, boa leitura e divirta-se!

Definitivamente é o meu jogo favorito de todos os tempos e de todos os gêneros, o jogador vivencia duas tramas paralelas, uma com Desmond Miles no presente e outra com Altaïr Ibn-La'Ahad no século XII. O jogo mescla um mundo ficcional dentro de um conteúdo histórico, contendo detalhes dos personagens e localidades históricas reais.

O primeiro jogo causou alarde pelo tema, jogabilidade e paisagens impressionantes, não é melhor jogo na série, mas não é menos importante. Dá pra perceber a influência de Matrix em relação a imersão em realidades virtuais mesclado com eventos históricos, teorias do "antigo astronauta" e teorias da conspiração.

Assassin's Creed, literalmente Credo do Assassino, é um jogo em mundo aberto de ficção cientifica, ação, aventura e stealth, A série começou em 2007 e os jogos já foram lançados para várias plataformas incluindo PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Microsoft Windows, Mac OS X, Nintendo DS, PlayStation Portable, PlayStation Vita, iOS, HP webOS, Android, Nokia, Symbian, Windows Phone e Wii U. Os jogos principais foram na sua maior parte produzidos pelo estúdio Ubisoft Montreal com a colaboração do Ubisoft Annecy para o multijogador. Os portáteis já foram produzidos pela Gameloft e Gryptonite Studios com trabalho adicional do Ubisoft Montreal.


JOGABILIDADE:
O jogador conta com vários recursos para realizar os assassinatos, como uma grande habilidade de parkour, podendo escalar quase qualquer construção e um vasto arsenal, sendo a principal arma a lâmina oculta, um dispositivo escondido no braço que saca uma lâmina e sutilmente assassina o inimigo. Mas, o jogo conta também com outras armas brancas e de fogo, além das habilidades de arremessar facas e fazer uso de bombas. Mesmo com várias armas à disposição do jogador, o jogo encoraja o uso dos modos mais sutis possíveis para assassinar os alvos, para que não chame muita atenção e evite que os guardas da cidade comecem a caçá-lo. Para isso o jogo usa o conceito de movimentos passivos, que são sutis e discretos, e movimentos ativos como correr pelas ruas, escalar construções e correr pelos telhados das casas, que permitem velocidade, mas, chamam muita atenção.

Duas habilidades chave à disposição do jogador são o Salto de Fé, pelo qual o personagem pula (praticamente se jogando) de lugares muito altos para se descer normalmente, caindo em lugares que amortecem a queda, tais como carroças de feno ,montes de folhas e na água, a Visão Aquilina, que permite ao jogador distinguir aliados dos inimigos e alvos, por meio do uso de cores, além de haver detalhes que só podem ser vistos por meio desta habilidade. Ao longo do jogo, também tem a ajuda de várias facções que pode ser usada, como outros assassinos, além de cortesãs, ladrões, mercenários e ciganas. Por fim, o jogador deve libertar as cidades da influência dos templários, queimando estruturas que representam a dominação dos templários na região e reconstruindo a parte dominada, restaurando construções como ferrarias, alfaiatarias e pontos turísticos.


O tema central é a guerra que dura séculos entre Templários e Assassinos, sendo o primeiro grupo uma fraternidade altamente influente na alta hierarquia da sociedade, obcecada pelo poder, unificação e ordem das nações, eles não são necessariamente "maus" mas acreditam que o controle é única formar de trazer a paz, e muitas vezes realizam esse feito a qualquer custo, sem se importar com o livre arbítrio ou a segurança das pessoas, e obviamente muitos de seus membros se corrompem durante esse processo. A irmandade dos Assassinos não é menos poderosa ou influente, porém preferindo as sombras e o anonimato, sempre integram ou protegem grandes nomes revolucionários da história, e tem como base de crença a Liberdade, fazendo com que lutem acirradamente contra a injustiça e opressão de criminosos e governantes corruptos, o que os coloca em atrito constante com seus "parentes" os templários devido as diferenças de crença; eu digo "parentes" porque ambos remontam de uma única origem que infelizmente não posso mencionar por ser talvez um spoiler do filme, e portanto carregam uma herança genética ancestral, tendo como habilidade principal a visão de águia, um instinto sobrenatural que concede uma percepção ampliada da realidade, que os permitem ser rastreadores implacáveis e ao mesmo tempo muito difíceis de serem pegos.
A maior parte dos jogos se passa dentro do Animus, onde a interface do dispositivo exibe a saúde, progresso, momento na história de seu ancestral, equipamentos e objetivos do jogador. Durante o uso do Animus, o jogador deve manter o nível de sincronização com seu ancestral, evitando fazer uso de ações que diminuem esse nível, como levar dano, matar pessoas inocentes e acessar áreas não disponíveis no momento. Os objetivos do jogo geralmente consistem em assassinar algum alvo, infiltrar-se em locais proibidos ou resgatar algum artefato perdido. Vou até parar por aqui, senão isso vai virar um livro.

Como fã fiquei muito feliz de terem feito um filme e espero que o mesmo esteja a altura de tudo que esse jogo já proporcionou para os fiéis jogadores e que ele possa revelar um pouco desse universo que já ha algum tempo vem cativando os gamers.



Callum Lynch (Michael Fassbender) descobre que é descendente de um membro da Ordem dos Assassinos e, via memória genética, revive as aventuras do guerreiro Aguilar, seu ancestral espanhol do século XV. Dotado de novos conhecimentos e incríveis habilidades, ele volta aos dias de hoje pronto para enfrentar os Templários. Versão para as telonas do game Assassin's Creed.
Data de lançamento: 12 de janeiro de 2017 (Brasil)
Direção: Justin Kurzel
Séries de filmes: Assassin's Creed
Bilheteria: 240,9 milhões USD
Música composta por: Jed Kurzel

Bem, quando o Shoji escreveu este post, ele ainda não havia assistido ao filme e como podemos perceber sua expectativa (assim como a de todos os fãs da franquia na época) era alta. Infelizmente, o filme chegou aos cinemas em um "salto de fé" com Michael Fassbender no papel principal, mas não recebeu a devida transposição do Game para o universo cinematográfico.
Não estou dizendo que é um filme ruim. Eu até gostei e me diverti, só que MUITO do universo gamer foi negligenciado e o resultado foi uma produção rasa que no muito consegue agradar aos fãs de filmes de ação/aventura.
Não pretendo aqui me alongar nesta crítica, mas ao colocarem o foco da história no presente e em Callum Lynch, o filme jogou fora aquilo que os jogadores da franquia adoram: viver aventuras no passado. São essas experiências em várias épocas da história que realmente encantam os jogadores e que assegurou a longevidade da franquia que conhecemos.
"Nada é verdadeiro. Tudo é permitido"
CURIOSIDADES:
  • Essa história seria até difícil de se acreditar se a própria empresa não tivesse confirmado — sem contar o vazamento de artes conceituais e até material em progresso do jogo. Prince of Persia: Assassins seria um spin-off do jogo Sands of Time com uma história sobre um assassino resgatando um príncipe em Jerusalém. A Ubisoft rejeitou a ideia da sequência porque ela fugia demais do estilo da franquia. O projeto virou uma IP nova feita do zero pela Ubisoft Montreal que foi batizada de... Assassin's Creed.
  • A franquia é o maior sucesso da Ubisoft desde 2012. O segundo lugar fica com a série Just Dance.
  • A Ordem dos Assassinos realmente existiu nos tempos das Cruzadas (século XI). Tratava-se de uma seita islâmica (na qual se mesclavam também alguns elementos do cristianismo, hinduísmo e zoroatrismo) cujo nome em árabe ("Hashashym") era em honra ao seu fundador, Hassan ibn Sabbah. Após as Cruzadas, tal nome foi ocidentalizado e corrompido para "Assassinos".
  • Alguns pontos dos jogos são realmente inspirados neles. Por exemplo, no interior de suas fortalezas eles usavam túnicas brancas amarradas na cintura por um tecido vermelho (o que inspirou as roupas usadas no jogo, embora, quanto em missão, os Assassino não utilizavam estes trajes, preferindo usar roupas comuns para melhor se misturar com a população) e há indícios de que realmente utilizavam uma lâmina oculta na manga de suas túnicas.
  • Geralmente, matavam somente alvos políticos estratégicos, que iam contra os conceitos de sua ordem, que incluíam manter a paz, porém, algumas vezes também aceitavam trabalhos particulares como mercenários. Geralmente seus ataques também eram suicidas.
  • A ordem não era centralizada e possuía várias fortalezas espalhadas pelo Oriente Médio; das quais as mais importantes seriam as de Alamut, na Pérsia (onde a Ordem fora fundada) e a de Masyaff, na Síria, que é retratada no jogo. A Ordem foi extinta na metade do século XIII, quando o Império Mongol dominou suas terras e os considerou criminosos. Os ataques cessaram, porém não há indícios de mortes entre todos os Assassinos.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.