Falando em Série: O Homem do Rifle ("The Rifleman") 1958


No final da década de 50, inicío dos anos 60, os westerns eram muito populares nos cinemas e na TV. Quando "The Rifleman" estreou, o desafio era apresentar algum diferencial entre as várias produções da época. Nesta série os produtores propuseram um rifle Winchester Model 1892 modificado, com uma alavanca bem maior que a normal e um parafuso de ajuste. Esse design permitiu que o rifle fosse armado, girando-o em torno da mão. Além disso, o parafuso podia ser posicionado para pressionar o gatilho toda vez que ele acionava a alavanca, permitindo disparos rápidos, esvaziando o carregador em menos de cinco segundos, o que é visto durante os créditos de abertura.


SINOPSE: Situada na década de 1880, a série começa após a morte da esposa do veterano da Guerra Civil Lucas McCain (Chuck Connors) que decide recomeçar a vida, indo morar com o filho Mark (Johnny Crawford), em North Fork, no estado americano do Novo México. Enquanto tenta educar o filho, McCain acaba se envolvendo nos problemas dos moradores, ajudando-os com seu manejo inigualável de um rifle Winchester.

Constantemente atacada por ladrões de gado, toda espécie de foras da lei e pistoleiros, a cidade contava com a proteção do xerife Micah Torrance (Paul Fix), um ex-alcoólatra. Este, por sua vez, sempre pedia ajuda a Lucas, conhecido como o homem mais rápido no gatilho de um rifle Winchester .40 modificado.

No elenco também estavam Patricia Blair, que interpretava  a bela e corajosa donzela Lou Mallory, a proprietária do Mallory Hotel e interesse romântico de Lucas. Porém, ele vivia indeciso entre o amor de Lou e a memória de sua falecida esposa, tendo ao lado, seu filho, para lembrá-lo sempre do passado. Também tinhamos Joan Taylor, como Millie Scott, proprietária da loja de suprimentos; e Bill Quinn, como o bartender do salão local.

A série gerou uma “spinoff” em 1959, com o título de “Law of the plainsman”, exibida pela NBC. Estrelada por Michael Ansara, a história acompanhava a vida de um índio apache que se torna um homem da lei.

A série foi produzida entre 30 de setembro de 1958 a 8 de abril de 1963, totalizando 168 episódios, apresentadas em cinco temporadas, com cada episódio de aproximadamente 30 minutos.

Criada por Sam Peckinpah, que dirigiu vários episódios antes de fazer sucesso no cinema. “O homem do rifle” surgiu dentro do teleteatro “The Zane Grey Theater”, apresentado por Dick Powell. Com o título de “The sharpshooter”, o piloto foi exibido pela CBS em março de 1958, sendo um sucesso, foi no mesmo ano transformado em série de TV, para exibição pela rede ABC, com produção da Levy-Gardner-Laven Prods.

“O homem do rifle” já teve nove episódios em DVD lançados no Brasil, pela distribuidora independente Wonder.

CURIOSIDADES:

  • As lojas de departamento dos Estados Unidos esgotaram todo o estoque de rifles de brinquedo no Natal de 1958. “O Homem do Rifle” superou muitos de seus rivais e conquistou logo o quarto lugar no Nielsen Ratings, o que explica a febre dos garotos que não perdiam nenhum episódio da nova atração, devidamente acompanhados pelos papais que também eram fãs da série.
  • O produtor Arnold Laven fez alguns ajustes na história de Peckinpah, e um deles foi colocar uma criança como filho do personagem principal Lucas McCain.
  • Chuck Connors, ator de 37 anos quando foi contratado para interpretar Lucas McCain, já havia participado de 20 filmes. Entre esses filmes dois foram os grandes sucessos “Da Terra Nascem os Homens” (The Big Country), faroeste de William Wyler e “Meu Melhor Companheiro” (Old Yeller), da Disney, estrelado por Dorothy McGuire e Fess Parker.
  • Para interpretar o menino Mark McCain foi escolhido o ator infantil Johnny Crawford, então com 12 anos, que já havia participado de inúmeros episódios de outras séries de TV, entre elas “The Lone Ranger”, “O Paladino do Oeste”, “Caravana” e “The Restless Gun”, este último estrelado por John Payne. Nem Chuck Connors nem o pequeno Johnny Crawford poderiam imaginar que se tornariam personagens inesquecíveis da história da televisão.
  • O tema musical de abertura de “O Homem do Rifle” é de autoria de Herschel Burke Gilbert.
  • A atriz Patricia Blair, após a série se transformou em Rebecca Boone, a esposa de Daniel Boone, na série estrelada por Fess Parker.
  • no 3º episódio "Duel of Honor" o ator convidado Cesare Damoya é o mesmo que estrelou nos anos 60 a série: Os Guerrilheiros (Garrison´s Gorillas, 1967/68).


BÔNUS: abaixo disponibilizo alguns episódios dublados do youtube para quem quiser assistir a esta preciosidade.

THE RIFLEMAN EPS 1 2 3 
THE RIFLEMAN ep 04 MENTES PERIGOSAS 
THE RIFLEMAN ep 05 O RETORNO DO XERIFE
THE RIFLEMAN ep 06 O PODER DE UMA ARMA
THE RIFLEMAN ep 07 O DUELO

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blog, nossa página e nosso grupo.

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.