Falando em Série: ANJOS DA LEI (21 Jump Street) 1987


Os Anjos da Lei eram um grupo de jovens policiais selecionados por sua habilidades de passarem por estudantes colegiais, o que lhes permitia trabalharem disfarçados em áreas onde era difícil para a polícia uniformizada passar despercebida. Segundo consta, a inspiração para a criação da série veio de um programa real da polícia de Los Angeles que desde o final dos anos 50 usava policiais jovens infiltrados em colégios e faculdades e que já havia rendido uma outra série de sucesso sucesso nos anos 70: Mod Squad.



Como já mencionei, nesta série temos um grupo de jovens policiais que disfarçados se infiltravam nas escolas para investigar crimes envolvendo alunos e professores, esse grupo era chamado de "Anjos da Lei" e fazia suas reuniões numa capela abandonada no número 21 da Jump Street (daí vem o nome da série) onde recebiam instruções sobre a missão, dividiam tarefas, compilavam as informações coletadas  e por fim decidiam qual o melhor caminho para obter as provas e assim prender os criminosos.

A Fox visava atrair o público jovem e o elenco multiétnico foi escolhido a dedo para executar essa tarefa. Para interpretar Tom Hanson, o policial despachado para a equipe após problemas disciplinares em seu posto anterior foi escolhido Johnny Depp. Para Doug Penhall, o policial que já fazia parte do time, foi escalado Peter DeLuise.

Com apenas um trabalho como atriz antes de ser escalada para o projeto, Holly Robinson interpretava Judith Hoffs, além de cantar a música tema na abertura da série.  Para completar o grupo e apelar aos filhos e netos de imigrantes, o vietnamita Dustin Nguyen era Harry Truman Ioki. Na primeira temporada, os policiais foram comandados pelo Capitão Richard Jenko, interpretado por Frederic Forrest, substituído a partir do segundo ano por Steven William como o capitão Adam Fuller.

A série serviu de trampolim para a carreira de Johnny Depp e também serviu de grande influência na cultura dos adolescentes dos anos 80. Ela mostrava um outro lado, diferente das representações de um mundo rico e fascinante da vida dos adolescentes da alta classe americana como o que acontecia em Beverly Hills 90210 (Barrados no Baile).


Anjos da Lei era uma série do tipo drama policial, criada por Patrick Hasburgh e Stephen J. Cannell e produzida entre 1987 a 1991, num total de 103 episódios, distribuídos em 5 temporadas, para a rede Fox. A série foi toda rodada no Canadá devido ao seu baixo custo de produção.

Chegou ao Brasil em 1988 e foi apresentado com o nome de "Anjos da Lei", pela Rede Globo, alcançando logo de imediato, um grande sucesso.

A série tinha como base um programa real existente no Departamento de Polícia dos Estados Unidos, onde jovens universitários eram recrutados para combater a criminalidade nos grandes centros urbanos.

As tramas de cada episódio partiam sempre de um esforço em conjunto da equipe, contudo Tom Hanson (Johnny Depp) sempre era o centro das atenções e a bússola moral do grupo. Ele também era emocionalmente mais acessível e o que mais sofria pelos traumas.

Todos os policiais da Jump Street enfrentaram assuntos oportunos, como abuso de droga, suicídio, aborto, AIDS, racismo e violência racial, estupro, gravidez de adolescentes, etc. Eles também enfrentavam diretamente os problemas relacionados aos seus trabalhos ou as suas vidas pessoais -

Hanson teve crises múltiplas de consciência, como por exemplo saber se sua decisão foi boa e se ele estava sendo um bom policial. Com a progressão das temporadas, os episódios passaram a focalizar mais firmemente um ou dois personagens, enquanto omitia outros, e também mais interessada com os seus problemas individuais.

Em um dos episódios, Hanson foi posto numa prisão por atirar num policial corrupto, o que deixou-o severamente desiludido com seu trabalho. Penhall casou-se com uma mulher salvadorenha que fora deportada e depois foi assassinada. Ioki quase morreu e passou um bom tempo em coma e foi ficando viciado em remédio contra a dor, durante sua recuperação. Hoffs foi estuprada, quando cuidava de um caso.

Ao término da quarta temporada, o time da Jump Street estava quase todo deteriorado numa coleção de pessoas isoladas e infelizes por ter sofrido algum tipo de trauma em suas missões. Johnny Depp e Dustin Nguyen (Ioki) deixaram a série no fim da quarta temporada e outros entraram em seus lugares.

A série necessitava urgentemente de uma reestruturação e iniciar novamente com toda sua bagagem. A saída dos dois personagem aconteceu sem nenhuma explicação e sem nenhuma palavra do que havia lhes acontecido.

Ao final da quinta temporada os índices de audiência já eram bem baixos e assim a decisão foi de encerrar o seriado.


Em 2012, tivemos um filme de ação/comédia, estrelado por Jonah Hill e Channing Tatum, escrito pelo próprio Jonah Hill e por Michael Bacall e dirigido por Phil Lord e Christopher Miller. A produção é tão somente baseada na série de televisão. Porém, desta vez o drama é substituído pelo besteirol e por algumas cenas de ação.  
Impressionantemente, a produção se mostrou um sucesso de público e gerou uma sequência em 2014 e já tem uma terceira continuação no forno.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook.

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.