Falando em Série | "MOD SQUAD" (1968)


Neste FALANDO EM SÉRIE vamos voltar no tempo até a década de 60 e reviver as emocionantes aventuras do trio "MOD SQUAD", uma série de televisão que se destacou de maneira impressionante ao enfrentar e desafiar os padrões da época. Estreando em 1968, essa produção inovadora foi pioneira ao abordar questões sociais e culturais contemporâneas, refletindo a turbulenta década dos anos 60. 
O programa seguia as missões de três jovens desajustados: Pete Cochran (Michael Cole), Linc Hayes (Clarence Williams III) e Julie Barnes (Peggy Lipton) transformados em agentes disfarçados da polícia. Sob a orientação do Capitão Adam Greer (Tige Andrews), eles enfrentavam questões sociais relevantes, desde racismo, drogas e até a contracultura, trazendo à tona problemas reais com uma abordagem ousada e envolvente. 
"Mod Squad" não foi apenas um sucesso de audiência, mas também um marco cultural na TV mundial. Junte-se a nós nesta viagem nostálgica e redescubra o charme e a importância de uma série que continua a ressoar através das décadas.

SINOPSE: "Mod Squad" nos trás as aventuras de três jovens desajustados que se tornam agentes disfarçados da polícia. O trio é composto por:
- Pete Cochran (Michael Cole ): um jovem de classe alta que foi expulso de casa por seus pais.
- Linc Hayes (Clarence Williams III ): um afro-americano que deixou o bairro de Watts após ser preso durante uma revolta.
- Julie Barnes (Peggy Lipton ): uma jovem hippie fugitiva com um histórico de pais negligentes.
Juntos, sob a supervisão do Capitão Adam Greer (Tige Andrews), eles utilizam suas aparências e experiências únicas para se infiltrar em diversos ambientes juvenis e combater crimes que afetam a sociedade. 


Título: MOD SQUAD
País: EUA
Ano: 1968 - 1973
Gênero: Série de TV / Policial/ Drama/ Suspense
Emissora: ABC
Criador: Bud "Buddy" Ruskin
Produtores:  Tony Barrett, Harve Bennett e Sammy Hess
Elenco Principal:
- Michael Cole como Peter "Pete" Cochran, 
- Clarence Williams III como Lincoln "Linc" Hayes, 
- Peggy Lipton como Julie Barnes 
- Tige Andrews como Capitão Adam Greer
Tema de abertura: Conde Hagen
Companhia Produtora: Thomas-Spelling Productions
Produtores Executivos: Aaron Spelling e Danny Thomas
Episódios: 124, com duração média de 50 minutos, distribuídos em 5 temporadas.


"Mod Squad" estreou no Brasil em julho de 1969 pela TV Tupi. O seriado era exibido aos sábados às 22h15 e rapidamente conquistou o público brasileiro. A emissora exibiu as três primeiras temporadas até 1973. Em 1980, a TV Record reprisou a série e também exibiu a quinta (inédita) temporada. A série voltou à TV Record em 1988, mantendo seu apelo e relevância ao longo dos anos.


CURIOSIDADES:
  • O programa foi vagamente baseado nas experiências do criador Bud "Buddy" Ruskin no final dos anos 1950 como líder de esquadrão de jovens policiais disfarçados de narcóticos, embora tenha demorado quase 10 anos depois que ele escreveu um roteiro para que a ideia recebesse luz verde da ABC Television Studios.
  • Um piloto de televisão foi filmado em 1968, com duração de 74 minutos, mas nunca foi ao ar na íntegra. O filme foi editado para 50 minutos e exibido como o primeiro episódio do programa. A versão sem cortes de 74 minutos aparece no DVD como o episódio de abertura, com o título "The Teeth of the Barracuda".
  • Na série, os três (3) protagonistas representantes da contracultura da década de 1960, são: um branco, um negro e uma loira (esta era a chamada da série: one white, one black, one blond). O branco era Pete Cochran (Michael Cole), um jovem rebelde de uma família rica que, por ter se metido em encrenca muitas vezes, foi deserdado. Após roubar um carro, ele é preso. O negro era Lincoln Hayes (Clarance Williams III), mais conhecido como Linc, um jovem de família pobre e numerosa que participa de manifestações contra a guerra do Vietnã e movimentos de direitos civis. Ele é preso durante os distúrbios de cinco dias que ocorreram no bairro Watts. A loira era Julie Barnes (Peggy Lipton), a filha de uma prostituta que, depois de fugir de sua casa em São Francisco, é presa em Angeles por vadiagem. 
  • A série foi oferecida à rede ABC que, segundo Spelling em sua autobiografia, era a que estava mais aberta para produções voltadas para o público jovem. Os executivos da ABC compraram o projeto e encomendaram a primeira temporada, com base em um piloto produzido para avaliação. Mas dias antes da estreia da série, a ABC tentou mudar o título para The Young Detectives, porque achava Mod (abreviação de modern/moderno) Squad (esquadrão) uma expressão muito radical que poderia alienar o público. Spelling insistiu em manter o título e a série estreou em 1968, sendo rapidamente acolhida pelo público, jovem e adulto. No entanto, foi somente na terceira temporada que sua audiência a colocou entre os vinte programas mais assistidos do horário nobre.
  • Ao longo de sua produção, a série exibiu episódios que tratavam de temas da atualidade (sempre apresentado sob o ponto de vista dos jovens), como direitos civis, conflitos raciais, educação sexual na escola, anti-semitismo, abuso infantil, a guerra do Vietnã, aborto, violência doméstica, movimentos diversos de protestos, uso de drogas ilegais, analfabetismo, entre outros temas que eram retirados dos jornais da época. A contracultura também estava representada no visual da série, como a decoração psicodélica do apartamento de Julie, o figurino dos protagonistas e a trilha sonora. 
  • Um filme de reunião de TV, The Return of the Mod Squad, foi transmitido pela ABC em 18 de maio de 1979, apresentando todo o elenco original. Tom Bosley, um ator convidado durante a temporada original, também participou como antagonista visando a própria Julie Barnes. Peggy Lipton disse que participou como um favor a Aaron Spelling.
  • Em 1999, a série foi adaptada para um longa-metragem com o mesmo título pela MGM; no entanto, este filme, estrelado por Giovanni Ribisi, Omar Epps, Claire Danes e Dennis Farina nos papéis de Cole, Williams III, Lipton e Andrews, respectivamente, não foi um sucesso de bilheteria.
  • Danny Thomas, um dos produtores executivos da série, interpreta a si mesmo no episódio "Kicks, Incorporated". Perry Lemko (Jack Cassidy) se encontra com ele no campo de golfe e o apresenta a seus colegas jogadores como 'Meu bom amigo, Danny Thomas!', enquanto Danny fica perplexo, pois não tem ideia de quem é Lemko. Nos créditos finais, lê-se 'Danny Thomas como o bom amigo'.
  • Pete, Linc e Julie começam a pensar um no outro como família o mais tardar no terceiro episódio. O capitão Greer também se junta em um prazo relativamente curto.
  • Entre as estrelas convidadas da série estavam a ex-esposa de Spelling, Carolyn Jones, Leslie Nielsen, William Windom, Ed Asner (três episódios em três papéis diferentes), Vincent Price, Sammy Davis Jr. (três episódios em três papéis diferentes), Andy Griffith, Joe Don Baker, David Cassidy, Richard Pryor, Lee Grant, Richard Dreyfuss (dois episódios em dois papéis diferentes), Jo Van Fleet, Tom Bosley, Marion Ross, Danny Thomas (além de ser co-produtor executivo do programa), Tyne Daly (dois episódios em dois papéis diferentes), Anthony Geary, Sam Elliott, Martin Sheen, Desi Arnaz Jr., René Auberjonois, Stefanie Powers, Robert Reed, Cesar Romero, Meg Foster (dois episódios em dois papéis diferentes), Jack Cassidy, Tony Dow, Vic Tayback, Fritz Weaver, Harrison Ford (papel não creditado), Clint Howard, Louis Gossett Jr., Sugar Ray Robinson, Bobby Sherman (dois episódios em dois papéis diferentes), Billy Dee Williams, Victor Buono, Jim Backus, Fernando Lamas, Cleavon Little, Daniel J. Travanti (três episódios em três papéis diferentes), Barbara McNair e Rodolfo Hoyos Jr. (três episódios em três papéis diferentes).



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também se interesse por: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.