Falando em Série | OS DEFENSORES (The Defenders) 1961


Desta vez no FALANDO EM SÉRIE vamos a distante década de 60, visitar um seriado que no Brasil teve curtíssima duração na TV Excelsior, no ano de 1965 e que hoje já esta quase esquecido do grande público: "Os Defensores". Uma série de TV que praticamente ocorria dentro da sala de um tribunal, protagonizada por um pai e um filho que se especializaram em defender casos complicados. Apesar da aparente falta de ação, as questões morais e legais tratadas, tais como: aborto, eutanásia, censura e etc, ainda hoje seriam capazes de provocar a audiência.  Ficou curioso? Não perca mais tempo e avance nesta divertida viagem no tempo. Boa leitura!


SINOPSE: O jovem e recém-formado em Direito, Kenneth Preston (Robert Reed) junta-se a seu experiente pai Lawrence Preston (E.G. Marshall) para juntos abordarem casos legais desafiadores, muitas vezes envolvendo questões altamente sensíveis  (aborto, eutanásia, atividades "não americanas", censura de filmes). Na maioria das vezes, vemos que o jovem advogado tem muito a aprender com a extensa experiência jurídica de seu pai.

Título: OS DEFENSORES
Título Original: The Defenders
Rede original: CBS
País: EUA
Ano: 1961-1965
Criado por: Reginald Rose (escritor) e Herbert Brodkin (produtor)
Elenco:
  EG Marshall como Lawrence Preston
  Robert Reed como Kenneth Preston
 Polly Rowles como Helen Donaldson, secretária dos Prestons (1961-1962)
  Joan Hackett como Joan Miller, namorada de Kenneth (1961-1962)
Música tema: Frank Lewin e Leonard Rosenman
País de origem Estados Unidos
Nº de temporadas 4
Episódios: 132, de aproximadamente 45 minutos cada, em quatro temporadas. 
Gênero: Drama/legal
Produtor executivo: Herbert Brodkin
Produtores: Bob Markell / George Justin
Produção: Filmways Studios, Nova York 
Editor: Lyman Hallowell
Empresas de produção: Plautus Productions / Defender Productions / CBS Television Network
Distribuição: CBS


A série foi criada pelo escritor Reginald Rose, refazendo um drama de duas partes escrito por ele para a série de antologia "Studio One", intitulado "O Defensor", estrelado por Ralph Bellamy no papel do pai e William Shatner, o filho que como uma equipe jurídica defendiam um jovem de 19 anos interpretado por Steve McQueen que é acusado de matar uma mulher durante uma tentativa de assalto. 
A série "Os Defensores", examinou com sua audiência os muitos dilemas que um advogado de defesa poderia enfrentar ao cumprir seu dever jurado de tentar obter o melhor resultado possível para seu cliente, quer esse cliente fosse culpado ou não.


CURIOSIDADES:
  • A série foi originalmente apresentada nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 16 de setembro de 1961 a 13 de maio de 1965;
  • William Shatner fez uma participação especial no 2º ep, da 1ª emporada, "Killer Instinct", como  o corretor da bolsa Jim McCleer, um veterano militar treinado para matar com artes marciais que instintivamente recorre a táticas de guerra quando ameaçado na vida civil;
  • Um episódio de 1962 intitulado "O Benfeitor", no qual a equipe jurídica defendeu um abortista. Foi considerado um dos episódios mais controversos da série. Em função dele, todos os três anunciantes regulares da série ( Brown & Williamson , Lever Brothers e Kimberly-Clark ) se recusaram a patrocinar o episódio, então ele só foi transmitido depois que um patrocinador de última hora foi encontrado, [Speidel Watches], para uma publicidade com desconto. A !Canadian Broadcasting Corporation" baniu este episódio quando foi exibido pela primeira vez em 28 de abril de 1962. Curiosamente, no ano de 2008, este incidente foi usado como base para um episódio da segunda temporada da série MAD MEN , ambientado na década de 1960. 
  • O episódio de 7 de dezembro de 1963, "Climate of Evil", foi originalmente intitulado "The Gentle Assassin", mas foi alterado duas semanas antes, após o assassinato de John F. Kennedy . Além disso, o episódio de 4 de janeiro de 1964, "Clare Cheval Died in Boston", foi originalmente programado para o fim de semana do assassinato e, posteriormente, teve uma referência ao "Presidente Kennedy" excluída do episódio.
  • Uma espécie de remake da série estreou na rede Showtime em 1997. Ainda chamada de The Defenders, apresentava EG Marshall em seu papel original como Lawrence Preston. No entanto, a trama focava em Beau Bridges como Don Preston, um segundo filho de Lawrence (não mencionado na série original), e Martha Plimpton como MJ, filha de Ken Preston, personagem de Robert Reed, que teria morrido (como Reed em 1992). Neste nova produção, Don e MJ trabalham como advogados e continuaram o legado da família. No entanto, Marshall morreu após a conclusão do segundo episódio ("Choice of Evils"). A produção foi interrompida e o episódio restante, "Taking the First", foi ao ar como um filme especial em 1998 .
  • Em 2002, The Defenders ficou em 31º lugar entre os 50 Maiores Programas de TV de Todos os Tempos do TV Guide e em 2013 o TV Guide o classificou em 8º lugar em sua lista dos 60 Maiores Dramas de Todos os Tempos.
  • Os Defensores ganharam 13 prêmios Emmy (incluindo três consecutivos de Melhor Série Dramática ) e receberam mais sete indicações.
  • No Brasil, a série teve apenas a primeira temporada exibida pela extinta TV Excelsior, de São Paulo. 
  • A dublagem brasileira ficou a cargo da AIC - E.G. Marshall (Lawrence Preston), dublado por Wolner Camargo; Robert Reed (Kenneth Preston) dublado por Dênis Carvalho; Narrador na voz de Ibrahim Barchini.

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.