DOSSIE ESPECIAL QUADRINHOS: MULHER MARAVILHA A PRIMEIRA SUPER HEROÍNA? PROVAMOS QUE NÃO!!!

  Se a conversa girar em torno de super-heroínas femininas, fatalmente muitos afirmarão que a MULHER MARAVILHA foi a pioneira. Que ela abriu caminho para que outras heroínas aparecessem. Embora não estejamos querendo, de maneiro nenhuma, diminuir a contribuição da amazona, somos obrigados a dizer: que esta afirmação esta ERRADA!! E nós provamos em nossa matéria, a qual convidamos todos a ler...





Sem a menor dúvida, a Mulher Maravilha é uma das heroínas mais icônicas da DC de todos os tempos, rivalizando com os 'meninos de ouro' da editora: Bruce Wayne e Clark Kent, em termos de popularidade. Sua estreia se deu em 1941 nas paginas da All-Star Comics, antes de chegar ao universo DC. 




Contudo, ela não foi a primeira super heroína a ser introduzida no mundo dos quadrinhos, Na época já haviam outras personagens populares, tanto na Marvel quanto em outras editoras, como por exemplo a Newspaper Comics. E nós vamos relacionar aquelas que encontramos, já admitindo que seja possível, que tenhamos deixado alguma 'de fora' (listas sempre são complicadas). 


Então vamos à primeira...


LADY LUCK (Dama da Sorte)




Logo no inicio dos anos de 1940, a Quality Comics, criou uma personagem com muitas semelhanças com os bilionários da DC e da Marvel. Seu nome era Brenda Brooks e sua álter ego justiceira Lady Luck. Sua descrição é que diminui um pouco a personagem e aos olhos de alguns pode parecer um certo preconceito (talvez seja mesmo!).

Ela é descrita como "uma garota muito rica que simplesmente ficou entediada e decidiu colocar uma mascara e um uniforme (mais ou menos... chapéu, véu, luvas e capa) para combater o mal". Ela é auxiliada por sua motorista, não possui super poderes, mas é uma exímia lutadora! E (para avacalhar de novo) a história girava em torno dela estar apaixonada pelo chefe de policia (!!!). 

(Como não podia deixar de ser, com o mundo em guerra, a personagem acabou na fuselagem de alguns aviões da aeronáutica americana. Como pode ser visto na foto abaixo)





THE WOMAN IN RED (A Mulher de Vermelho)





Agora alguns lembraram de um filme e outros de uma musica, mas não há ligação,  os dois são "Lady in Red". "A Mulher de Vermelho" estreou em março de 1940, fazendo uma aparição na revista "Thrilling Comics" da editora Nedor Comics. Assim como Lady Luck, foi uma das primeiras heroínas vigilantes dos quadrinhos. 

Seu nome verdadeiro (ou civil) era Peggy Allen e era uma policial. Como sempre, desiludida com o sistema legal que permitia que os criminosos manipulassem as leis e se safassem das acusações, Peggy decidiu criar seu alter ego 'Mulher de Vermelho' e combater o crime de forma mais efetiva...Não possuía superpoderes, mas suas habilidades em combate corpo  a corpo e suas brilhantes estratégias compensavam... 


FANTOMAH





Como podem ver pela imagem acima, além de começarmos a ficar com medo, também entramos no reino dos super poderes ou dos poderes sobrenaturais...Fantomah estreou em fevereiro de 1940, na Jungle Comics. E não, seu nome não foi tirado do "Fantomas" ou "Phantoman"(no Brasil), personagem japonês de 1930. Mesmo porque este nome foi dado no Brasil em 1973, porém em 1913 havia um seriado francês chamado "Fantômas"...


A personagem é originária da África e como ficou claro, tem habilidades sobre-humanas, que incluem: telecinese, voo, aparentemente a capacidade de gerar um campo de força e, claro, a capacidade de se transformar em um monstro! Sua área de atuação era a selva africana...


RED TORNADO (Tornado Vermelho - desculpem por esta!) 





Não, não tem nenhuma ligação com o outro Tornado Vermelho! Também estreou em 1940, na "All-American Comics". Além da aparência estranha, suas motivações também o são! Acontece que seu filho era obcecado pelo Lanterna Verde e talvez isto a tenha levado a se tornar uma heroína...e claro, se tornar também, uma inspiração para o filho. 


Sim, seu 'uniforme' é bastante...peculiar! Seu capacete é visivelmente uma panela e se você olhar com boa vontade, há uma clara inspiração no uniforme do Lanterna de 1940 (Allan Scott)...Ela era tão forte, que os criminosos costumavam pensar que ela era um homem!  Red Tornado tinha inclusive dois ajudantes (!): Sisty e Dinky...





BLACK WIDOW (Viuva Negra)





Calma, pessoal! Não estamos falando de Natasha Romanoff! Esta personagem lançada em agosto de 1940, era na verdade Claire Voyant e pertencia a antiga editora Timely Comics. É possível que ela seja pioneira no quesito "possuída por um ser místico"! Sua história é trágica e dá um certo 'dejavu'. Ela e sua família foram assassinados por um patriarca!


Ao que parece ela não era muito boazinha, pois no além foi ter com o...Diabo (!!). É claro que fez um pacto e voltou em busca de vingança! Porém voltou 'turbinada' com alguns superpoderes. Ela podia usar poderes psíquicos (que pode significar qualquer coisa...), podia desafiar as leis da física (e quem não faz isto?) e até mesmo, matar pessoas instantaneamente com apenas um toque!!




"BETSY" ROSS - GOLDEN GIRL (Garota Dourada)







Acho que a imagem diz mais do que as palavras, certo? Mas, vamos lá! Elizabeth "Betsy" Ross, fez sua primeira aparição em dezembro de 1940. Ela começou como agente do governo, trabalhando durante a Segunda Guerra Mundial, antes de se decidir a vestir uma fantasia e se tornar a "Garota Dourada"! 


Os leitores mais fiéis de Capitão América, talvez se lembrem dela quando Steve foi sofrer o experimento "Projeto Renascimento". Ela era a idosa, com jeitão de bruxa que ficava na sala de entrada no laboratório secreto onde ocorreria a experiência. O local estava disfarçado de loja de antiguidades. Betsy (que na época se apresentou como Betty) era a encarregada da segurança...Depois que assumiu a identidade de super heroína, lutou ao lado dos diversos substitutos do Capitão América....


MISS FURY (Senhorita Fúria - esta sim uma pioneira!)





Esta foi uma personagem que já enfrentou de cara duas grandes dificuldades: primeiro ser uma mulher super heroína e segundo por ser uma criação de UMA MULHER! Na década de 40, as mulheres escritoras eram designadas para escrever sobre modas, jardinagem  e criação de filhos...A criadora se chamava June T. Mills e sabia muito bem que não conseguiria publicar uma revista de heróis criada por uma mulher. Por isto adotou o nome do meio Tarpé, escondendo seu genero. Pasmem, a revista vendeu mais do que Mulher Maravilha!! (Só para esclarecer: havia, como a postagem mostra, outras heroínas mulheres. Porém, todas criadas por homens!)


Para se ter uma ideia de que o preconceito ainda existe, um site descreveu a personagem como 'uma garota rica que não tinha muito para fazer'...Isto porque sua história de origem não é lacrimogênica. Na história Marla Drake (Miss Fury) foi a uma festa a fantasia, vestida com um macacão feito de pele de pantera negra. Na festa ela fica sabendo que um criminoso anda agindo por perto. É claro, que o tal aparece lá e ela o enfrenta (sem intenção de se tornar uma heroína) e o captura. 


Como ninguém sabia quem ela era, no dia seguinte os jornais anunciaram o acontecimento batizando-a de "Fúria Negra", nome que foi alterado posteriormente ara "Senhorita Fúria". Abaixo anexamos uma cópia da capa da revista, o que chama a atenção é a incrível semelhança com a ainda não criada 'Mulher Gato'. A personagem era publicada pela Timely Comics, que se tornou a Marvel. E a Marvel alega que Fury serviu de inspiração para...Felina (Hellcat)!?!?





PHANTOM LADY (Dama Fantasma)





E mais uma vez, a Quality Comics, lança mais uma revista protagonizada por uma heroina. Era agosto de 1941, e a personagem Phantom Lady (Dama Fantasma). Sua verdadeira identidade era Sandra Knight, que era filha de um senador, Senador Henry Knight. No combate ao crime Phantom tinha um pequeno artefato tecnológico de projeção, que costumava cegar os bandidos e também faze-la se tornar invisível (dai o 'fantasma')...


Mais uma vez, a personagem não tinha superpoderes, mas compensava isto com inteligência e habilidades em luta. Porém, ela tinha uma galeria de vilões um tanto assustadoras, para quem era uma pessoa 'comum'. 


BLAK CAT (Gata Negra)





Mais uma vez temos de dizer: não! Não tem a ver com a Gata Negra que você esta pensando. ESTA Gata Negra é na verdade Linda Turner e trabalhava em um....circo durante o dia! Mas, algo aconteceu e ela se viu obrigada a se tornar a Gata Negra para expor o dono do circo, que na verdade era um...espião nazista!!


Ao que parece ela gostou da 'coisa' e resolveu se tornar uma vigilante permanentemente. Como ela trabalhava no circo, ela tinha muitas habilidades acrobáticas que a ajudavam no combate ao crime, além disto era faixa preta em judô. Mas, ela tinha companhia para enfrentar os criminosos, seu ajudante 'Kitten' ('Gatinho')....






SHEENA, RAINHA DA SELVA





Para terminarmos, deixamos a heroína mais velha das que foram apresentadas aqui. Sheena foi criada em 1937 e suas histórias eram assinadas por um certo "W Morgan Thomas", um cara que não existia! Este 'escritor e criador' é uma invenção dos verdadeiros criadores da personagem: Will Weisner e S. M. 'Jerry' Iger, que juntos formavam os Estúdios Weisner & Iger. A estreia da personagem foi em 1937, o único porém é que foi na Inglaterra, então não contou.




Em 1938, Sheena chegava as bancas americanas no primeiro numero da  revista Jumbo Comics da editora Fiction House. Sheena abriu caminho para outras personagens femininas, que geralmente apareciam nas capas e nas paginas duplas de pernas de fora. Enquanto personagens como Mulher Maravilha, eram destinadas ao publico feminino, Sheena e seus clones queriam atingir o publico jovem masculino, não acostumados com toda aquela exuberância nas paginas dos quadrinhos....




Aproveitando este aspecto da personagem, alguém fez em 1984 uma transposição horrível para o cinema. Nada escapava, exceto a atriz principal (mas, só na aparência)....


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Talvez também queira ler: 




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.