Papo de Cinema | O DÓLAR FURADO (Un dollaro bucato) -1965

 


Neste PAPO DE CINEMA mais uma vez vamos revisitar um dos gêneros mais amados pela maioria dos nostalgistas que frequentam este Blog. Pois é, vamos ao VELHO-OESTE e aos animados e divertidos filmes de faroeste, os BANG-BANGs cheios de testosterona e violência. O clássico da vez já foi anunciado como o filme que: "As mulheres vão gostar e os homens vão temer" e só pra saber foi o único western da história a permanecer 38 semanas ininterruptas em cartaz na cidade de São Paulo, feito jamais igualado antes ou depois por qualquer outro faroeste. Sim, meus amigos, estamos falando do DÓLAR FURADO, o icônico faroeste spagheti que todo fã do gênero já assistiu algumas vezes. Por tanto, sem mais delongas vamos a matéria. Boa leitura!


SINOPSE: Estados Unidos, segunda metade do século XIX, Gary O'Hara (Giuliano Gemma) é um ex-capitão do Exército dos Estados Confederados. Depois de voltar do combate na Guerr Civíl America, ele decide aceitar o serviço de caçar e matar o bandido conhecido como Black Jack. Entretanto, ele não sabia que o bandido à sua mira era, na verdade, seu amado irmão, que ele acreditava já estar morto. Após cometer um grande engano, Gary recebe das mãos de seu irmão, enquanto agonizava antes de morrer, uma moeda que o ajudará a resolver um mistério crucial. Revoltado, Gary decide se vingar de quem o contratou para este serviço sujo.

Título no Brasil: O DÓLAR FURADO
Título Original: Un dollaro bucato / Blood for a Silver Dollar
Data de lançamento: 08 de Agosto de1965
Gênero: Western Spagheti
País de Origem: Itália / França
Tempo de execução: 1h 39min
Direção: Giorgio Ferroni
Direção de fotografia: Antonio Secchi
Roteiro: Giorgio Ferroni/Giorgio Stegari
Trilha Sonora: Gianni Ferrio
Elenco:
 Giuliano Gemma....... Gary O'Hara (como Montgomery Wood)
 Evelyn Stewart....... Judy O'Hara
 Pierre Cressoy....... McCoy (como Peter Cross)
 Giuseppe Addobbati....... Donaldson (como John Mac Douglas)
 Franco Fantasia....... Xerife Anderson (como Frank Farrel)
 Tullio Altamura....... Peter (como Tor Altmayer)
 Massimo Righi....... Brad (como Max Dean)
 Andrea Scotti (como Andrew Scott)
 Nazzareno Zamperla....... Phil O'Hara (como Nick Anderson)
 Benito Stefanelli....... James (como Benny Reeves)
 Franco Lantieri....... Slim (como Frank Liston)
Produção: Fono Roma; Dorica Film; Adriatica Film; Corona Cinematografica; Franco Roma
Distribuição: Valoria Films
Bilheteria: US$ 2,2 milhões (Itália)


"Un Dollaro Bucato", como sugere o título original, é um faroeste Spagheti, considerado como um subgênero do western por serem produções de baixo orçamento filmados na Itália ou na Espanha sendo muito diferentes dos westerns feitos nos EUA, que eram produções de grande porte e com orçamentos estrondosos feitos em locações imponentes no oeste e no sul do país. Porém, o Dólar Furado marca o inicio de uma nova e melhorada fase nestas produções que deixou os estúdios americanos assustados, pois seus faroestes começavam a apresentar produções mais bem acabadas que demonstravam ter mais êxito junto ao público que as produções americanas. A se saber, o longa tem uma trilha sonora excelente, fotografia inovadora para a época e interpretações excelentes de: Giuliano Gemma, Ida Galli, e Pierre Cressoy.


O DÓLAR FURADO alcançou sucesso também por ser novidade e pela música: "Se tu non Fossi Bella come Sei", composta por Giovanni Locatelli e interpretada por Fred Bongusto foi apresentada por Gianni Ferrio ao grande público. 
“O Dólar Furado” permaneceu 38 semanas ininterruptas em cartaz na cidade de São Paulo, feito jamais igualado antes ou depois por qualquer outro faroeste. Sim, mesmo tendo sido lançado simultaneamente em vários bairros da grande São Paulo, permaneceu 24 semanas no Cine Coral e outras 14 semanas no Cine Éden, ambos no centro da cidade.
Foi o segundo filme italiano de maior bilheteria na Itália no ano de 1965, atrás de Por Alguns Dólares A Mais.
Logo que começou a atuar em westerns, os produtores obrigaram Giuliano Gemma a utilizar o americanizado nome artístico de Montgomery Wood, logo apelidado de "Ringo Wood". Seu primeiro western foi “Uma Pistola para Ringo” (Una Pistola per Ringo) que obteve pouca projeção, mas, “O Dólar Furado” seu segundo filme, alcançou estrondoso sucesso de bilheteria. Depois disso Giuliano Gemma exigiu voltar a ter seu nome verdadeiro nos créditos.
O Dólar Furado foi o primeiro western do diretor Giorgio Ferroni que a época adotou o pseudônimo de: Calvin Jackson Padget.
as filmagens que duraram 32 dias ocorreram parte nos bosques de uma região chamada Manziana, província de Roma e parte na cidade cenográfica dos estúdios de Elios, também próximo a Roma. 


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.