Falando em Série: BONANZA (1959)


Consta a lenda que quando o produtor David Dortort vendeu a ideia à NBC de criar Bonanza, ele até pensava que poderia fazer algo realmente diferente dos esquemas televisivos da época e mudar a velha fórmula dos Westerns. O que ele não podia imaginar, era que estava criando um verdadeiro fenômeno que perduraria no ar por incríveis 14 anos, com um forte impacto positivo na audiência desde o primeiro dia de exibição nas TVs dos Estados Unidos, e imediatamente após, sendo um sucesso no mundo todo.
Inicialmente a NBC intencionava estrelar Bonanza com atores famosos, sentido que precisaria de nomes para atrair audiência. Porém, Dortort conseguiu persuadir a rede de televisão a desistir desta ideia, com a afirmação de que poderia obter imenso sucesso com atores totalmente desconhecidos; ele convenceu a NBC uma emissora nova àquela época de que forjaria suas próprias estrelas.

Se você ainda não sabe (ou não lembra!) BONANZA foi uma série de TV de faroeste que esteve no ar de 12 de setembro de 1959 até 16 de janeiro de 1973, foram 14 (431 episódios). Colorido desde a primeira temporada (1959), co-patrocinado pela fábrica de aparelhos de televisão RCA (um dos braços da NBC) e também pela Chevrolet, logo tornou-se um dos maiores sucessos da televisão de todos os tempos e, no gênero, somente o seriado Gunsmoke se igualou em popularidade e longevidade.

Bonanza foi um marco na história da televisão, ao apresentar uma das primeiras séries dramáticas focadas na relação familiar. Até então, esse tema era prerrogativa das sitcoms, das  séries infantis ou das novelas. “Bonanza” também rompeu com a tradicional abordagem das séries western para adultos, que geralmente retratavam as aventuras de pistoleiros foras da lei, jogadores ou heróis rápidos no gatilho.


Bonanza nos apresentou a saga do rancheiro viúvo Ben Cartwright (Lorne Greene), um homem de propósitos, e de seus três filhos (de mães diferentes), na defesa de seu rancho Ponderosa em Nevada. Além de Greene, outro ator da série que fez bastante sucesso foi Michael Landon (que depois estrelaria os seriados Os pioneiros e O Homem que veio do céu, 1984-1989). Lorne Greene também apareceria em outras séries, como Battlestar Galactica.



A trama era situada na cidade de Virgínia, Nevada, durante a guerra civil, Bonanza narrava as aventuras de uma poderosa família de rancheiros, a família Cartwright, que se encarregava de proteger o Rancho Ponderosa – com cerca de 600 mil acres – de invasores e outros perigos que surgissem. Comandados pelo (já mencionado) patriarca Ben (Lorne Greene), os três irmãos se destacavam pela coragem. Adam, era o mais sério e introspectivo dos irmãos, ele nasceu na Nova Inglaterra e era filho de Elizabeth; Eric, conhecido por Hoss (Dan Blocker), era o mais alto e desastrado, ele era filho de Inger, uma escandinava morta pelos índios; e Little Joe (Michael Landon), o mais impulsivo e romântico de todos era filho de Marie, que faleceu ao cair do cavalo. Ben casou-se 3 vezes, sendo que cada uma de suas esposas faleceu em consequência da dura vida no Velho Oeste, antes que Ben fizesse sua fortuna.

A família contava com a ajuda de Hop Singh, como o cozinheiro chinês, e do amigo Roy Coffee, o xerife. 
Durante a produção da série, novos personagens foram surgindo, entre eles estão: Canaday (David Canary), como um auxiliar do rancho; Dusty Rhoades (Lou Frizzell), um amigo de Ben; Jamie Hunter, um garoto órfão que foi adotado pela família, e Griff King (Tim Matheson), outro ajudante.

Com personagens bastante humanizados, Bonanza conquistou fãs ao redor do mundo todo com suas histórias de bravura, honradez e coragem no Velho Oeste. Apesar do seu grande êxito, pelo menos no Brasil o seriado quase não foi reprisado provavelmente devido ao declínio do gênero western. 

A se saber, por aqui o seriado começou a ser apresentado no dia 25 de março de 1963, aos sábados, às 20h55, na TV Tupi, onde se firmou como uma das series de maior sucesso da época. Bonanza teve suas três primeiras temporadas apresentadas até 1966 e no final da década foi mostrada sua quarta temporada.
Entre os anos de 1970 e 1972 a TV Bandeirantes chegou a apresentar o seriado às segundas-feiras às 21h e em 1973 mudou-se para a TV Record que exibiu sua quinta temporada, e depois as anteriores até por volta de 1977. Só retornou à emissora em 1980 dentro da Sessão Bang-Bang onde ficou até 1985.
Em 2009 o canal Rede Brasil de Televisão começou exibir a série e em 2010 o canal a cabo TCM também passou a exibir o seriado.
E até onde fiquei sabendo, os episódios foram lançados em DVD no Brasil.

CURIOSIDADES:
  • O famoso tema musical de Bonanza, foi criado por Jay Livingston e Ray Evans. O conhecido cantor country Johnny Cashre gravou uma versão em seu álbum "Ring of Fire: The Best of Johnny Cash", de 1963. A canção teve novos arranjos em 1968 e nova versão em 1970. No período de 1970-1972 foi usada uma nova canção como tema. Na música original, o músico brasileiro Laurindo Almeida tocava o banjo.



  • Bonanza tinha algumas constantes em seus enredos, por exemplo, toda mulher que tivesse um envolvimento amoroso com um dos Cartwrights, ou morria no final ou tinha que impreterivelmente partir, deixando-os, juntamente com o público, de corações partidos. Michael Landon fazia piada, dizendo que os Cartwrights deviam tomar cuidado ao cavalgar, evitando que seus cavalos pisoteassem as covas onde tinham sido enterradas todas as inúmeras mulheres que morreram durante os seriados.
  • Os produtores da série cogitaram por várias vezes, em conseguir uma esposa para Adam, e por diversos episódios Adam cortejou Laura Dayton, com quem acabou noivando, mas protestos enfurecidos de fãs, principalmente da ala feminina, fizeram a ideia do casamento de Adam cair por terra.
  • O filme piloto foi escrito por David Dortort, também produtor da série. Dortort criaria outras séries e filmes de TV similares como The Restless Gun, The High Chaparral, The Cowboys e a prequela de Bonanza, chamada Ponderosa.


BONANZA (1959) 1º Episódio Legendado COMPLETO


Leia Também: Falando em Série: GUNSMOKE (1955 a 1975!!) 


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Fecebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.