Papo Furado: AS AVENTURAS DE CHARLIE CHAN (1974)


AS AVENTURAS DE CHARLIE CHAN (The Amazing Chan and the Chan Clan) é um desenho da Hanna-Barbera, produzido em 1974 para a Columbia Broadcasting System (em português: Sistema Columbia de Radiodifusão); mais conhecida como CBS, teve duas temporadas com um total de 16 episódios.
No Brasil fez parte da programação da Rede Globo, TV Bandeirantes, Rede Manchete, Rede Record e do canal por assinatura: Boomerang.
No desenho, o Sr. Chan, um experiente detetive asiático, na companhia de seus dez filhos (Alan, Anne, Flip, Henry, Mimi, Nancy, Scooter, Stanley, Suzie e Tom) e o seu cão "Chu Chu" resolvem os mais variados mistérios pelo mundo. As doses de humos e ação ficavam a cargo dos filhos do detetive em suas tentativas de "ajudar" seu pai em cada episódio. Também não podemos esquecer que eles viajam em uma van "mágica" que se transforma em diversos outros veículos com o apertar de um botão, num painel que continha 20 botões. Assim os irmãos podiam andar num trator, carro de bombeiros, caminhão ou carros de empresas, o que ajudava não apenas a cumprir as missões, mas também como disfarce.
Os filhos mais velhos também tinham seu próprio grupo musical, "The Clan Chan"; em cada episódio, era apresentada uma canção durante o desenrolar da ação ou com os personagens tocando na banda. Os vocais do grupo eram de Ron Dante, do grupo The Archies, com supervisão de Don Kirshner.
Primando pelo humor, Charlie Chan continha as conhecidas risadas de fundo, para realçar as piadinhas dos personagens.
A solução do mistério sempre era dada no final do episódio pelo velho e experiente Charlie Chan que aparecia para entregar o criminoso as autoridades.



A serie foi dublada nos anos 70 pela Herbert Richers e contou com um elenco fenomenal, sendo que muitos já são falecidos. Foi uma dublagem marcante que reproduziu para o português, o clima descontraído do original. 

Apresentação: Ricardo Mariano
Charlie Chan: Telmo de Avelar
Henry: Andre Filho
Stanley: Cleonir dos Santos
Anne: Sonia Ferreira
Mimi: Nair Amorim
Nancy: Ruth Schelky
Scooter: Carmen Sheila
Flip: Selma Lopes
Alan: Nair Amorim
Tom: Orlando Prado
Suzie: Juraciara Diacovo

Destaques: Nair Amorim que interpretava dois personagens e juntamente com Selma Lopes e Carmen Sheila, dublavam meninos. O que era muito comum na época.

Com certeza a família Chan alegrou muitas gerações (assim como a maioria das animações da Hanna Barbera), mas o que poucos sabem é que este desenho animado foi inspirado nas aventuras do detetive chinês Charlie Chan.
Charlie Chan é um detetive de ficção, de origem sino-americana, criado por Earl Derr Biggers em 1923 para um romance publicado em 1925. O personagem fez sucesso em programas de rádio, televisão, quadrinhos, mas principalmente nos cinemas.
A criação de Biggers teve seu primeiro filme lançado em 1926. O personagem foi primeiramente retratado por atores asiáticos, e os filmes não fizeram muito sucesso. Em 1931, a Fox Filmes escalou o ator sueco Warner Oland como Charlie Chan e o filme alcançou êxito entre o público, rendendo mais 15 filmes com Oland como personagem principal. Após a morte de Oland, o ator escocês-americano Sidney Toler começou a interpretar Chan. Toler fez 22 filmes. Após a morte de Toler, mais seis filmes foram feitos, estrelando Roland Winters. Além destes vários outros filmes falados em espanhol e chinês foram realizados durante as décadas de 1930, 1940 e 1950 e todos levados à China onde o personagem era muito popular. Adaptações mais recentes, na década de 1990 não tiveram sucesso.

Charlie Chan - O Segredo - 1936 Legendado Pt-Br com Warner Oland

Charlie Chan é um detetive sino-americano, saindo da China e imigrando para o Havaí ainda muito jovem. Famoso por seus provérbios chineses e sua família com 14 filhos, foi criado pelo escritor Earl Derr Biggers no livro "The house without a key", de 1925. Adaptado para várias mídias, em 1938 o distribuidor McNaught Syndicate escolheu Alfred Andriola para desenhar a versão para as tiras diárias, iniciada em 24 de outubro daquele ano.
Para se ter uma idéia da importância dessa versão de Andriola, foi ela que ajudou o "Gibi" de Roberto Marinho a se tornar um dos grandes sucessos da época (as outras historietas que acompanhavam "Charlie Chan" no "Gibi" eram "Bronco Piller" de Fred Harman, "César e Tubinho" de Roy Crane, "Histórias da Bíblia" de Dan Smith, "Jack do Espaço" de Zack Mosley, "Ferdinando" de Al Capp, "Barney Baxter" de Frank Miller, "Brucutu" e outras).
Apesar de Andriola terminar a série em maio de 1942, Charlie Chan continuou a ser publicado, inclusive em gibi próprio por várias editoras até os anos 70.


GIBI foi o título de uma revista brasileira de história em quadrinhos, cujo lançamento ocorreu em 1939. Graças a ela, no Brasil o termo gibi tornou-se sinônimo de "revista em quadrinhos". 
Era publicada pelo Grupo Globo, como concorrente da revista Mirim de Adolfo Aizen. Este editor, futuro fundador da EBAL, foi o pioneiro dos quadrinhos publicados como suplemento de jornal no Brasil.
O Gibi teve originalmente em suas páginas tiras diárias e tiras dominicais coloridas do Charlie Chan (personagem que, anos depois, ganharia um desenho animado pela Hanna-Barbera), Brucutu, Ferdinando (ou Família Buscapé ) e vários outros personagens das histórias em quadrinhos.
No ano de 1974 a antiga Rio Gráfica Editora - RGE (posteriormente conhecida como Editora Globo) teve a iniciativa de relançar nas bancas brasileiras a revista Gibi Semanal que durou 40 edições.

O HOMEM POR TRÁS DO PERSONAGEM
Chang Apana nasceu no Havaí em 1871. Passou parte da infância na China e retornou ao arquipélago aos dez anos. Em 1898, tornou-se o único chinês do departamento de polícia da capital Honolulu. O detetive nunca aprendeu a ler, mas era fluente em havaiano, crioulo havaiano e chinês. Investigou casos de jogatina ilegal e tráfico de ópio.

Em 1924, o escritor americano Earl Derr Biggers lia jornais de Honolulu na biblioteca de Nova York. Gostou dos feitos de Chang Apana e decidiu usá-lo como inspiração para um dos personagens de seu livro The house without a key (“A casa sem chave”), lançado no ano seguinte. Assim nasceu Charlie Chan, um dos personagens mais populares do cinema nos anos 1930, 1940 e 1950.

BÔNUS: Clique AQUI e baixe todos os episódios desta animação.
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.