Falando em série: CONTRATO DE RISCO (Stingray) 1985


Contrato de Risco foi uma curiossa série de TV dos anos 80, que no título original – Stingray, tem o nome do carro (Corvette Stingray 1965) dirigido pelo herói. O seriado foi mais uma criação de Stephen J. Cannell, do gênero drama e crime, estrelado por Nick Mancuso como o misterioso "bom samaritano" Ray que dedicava seu tempo a ajudar as pessoas em dificuldades, colocando anúncios codificados em jornais, oferecendo seus serviços em troca de favores quando precisasse, pois não cobrava dinheiro.

A série foi apresentada originalmente nos EUA, pela NBC, por 2 temporadas, de 14 de julho de 1985 a 08 de maio de 1987, num total de 23 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada, além do episódio piloto que mais tarde foi dividido em duas partes. A distribuição foi a cargo da Columbia Pictures Television
No Brasil, foi exibida pela TV Globo, estreando na terça-feira de 06 de Janeiro de 1987, as 21h20. Foi depois reprisada em 1990 pela TV Record e mais tarde pelo Canal Sony, com dublagem Herbert Richers.

 

SINOPSE: O misterioso Ray (Nick Mancuso) viaja pelos EUA procurando formas de auxiliar pessoas com dificuldades. Em troca, ele não quer dinheiro, somente pede que seu cliente o ajude uma vez, em algum momento no futuro, sem fazer perguntas. Dono de um passado misterioso, ele tem várias identidades e é cheio de habilidades - como ser bom motorista, saber artes marciais e possuir memória fotográfica. Ao longo da série, clientes e membros do governo tentam descobrir o passado do homem, que segue sempre cobrindo seus rastros.

O episódio piloto, em duas partes intitulado "Stingray" foi apresentado pela NBC, nos Estados Unidos, no dia 14 de junho de 1985, com duração de 120 minutos e narrava a história de uma promotora pública muito atraente que pedia ajuda a Ray para lidar com um criminoso mexicano responsável pelo sequestro e morte de várias pessoas.

A série tem início e o misterioso Ray, aparentemente já havia extraído várias promessas de outros clientes, o que lhe permitia solicitar outros favores ao longo dos episódios. 

Em várias ocasiões, os clientes e as autoridades do governo achavam que haviam descoberto sua verdadeira identidade, mas depois descobriam que estavam completamente enganados.


CURIOSIDADES:

  • Os créditos finais mostravam ainda fotos da equipe de produção trabalhando no episódio.
  • Ray contatava seus clientes através de anúncios de jornal que tinham sempre o mesmo título "65 black Stingray for Barter Only - Call 555-7687".
  • A trilha sonora do programa foi composta por Mike Post e Pete Carpenter. Dentre as estrelas convidadas, nomes conhecidos da época: Tom Atkins, Robert Vaughn, Gregg Henry, Samantha Eggar, Jeff Conaway e John Amos.
  • A série ganhou o Primetime Emmy Award em 1986 na categoria "Design gráfico e título de destaque" (Betty Green, design gráfico) e foi nomeada em 1987 na categoria "Edição de som excepcional de uma série" para o episódio "Gemini" (2º episódio, da segunda temporada).


BÔNUS: Coletânea de episódios dublados, via OK.RU


Caso faça uma pesquisa na internet, observe que este seriado não deve ser confundido com uma outra série também chamada "Stingray", sendo que esta foi produzida na Inglaterra na década de 60 e era com marionetes. Saiba mais: SERIADOS COM MARIONETES (1961/1983) 


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte do nosso grupo no facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.