Falando em série | CONTRATO DE RISCO (Stingray) 1985


Se você viveu a era de ouro da TV nos anos 80, provavelmente lembra daquele misterioso homem de terno preto, com um carro esportivo reluzente e um olhar enigmático, sempre pronto para ajudar… mas a um preço nada comum: um favor, a ser cobrado no futuro. “CONTRATO DE RISCO”, exibida originalmente em 1985, era daquelas séries que prendiam a atenção do primeiro ao último minuto, misturando ação, suspense e um protagonista cercado de segredos.
Era o tipo de produção que não precisava de efeitos mirabolantes — bastavam boas histórias, um herói carismático e aquele clima irresistível de aventura sombria que só os anos 80 sabiam entregar.


 

SINOPSE: O misterioso Ray (Nick Mancuso) viaja pelos EUA procurando formas de auxiliar pessoas com dificuldades. Em troca, ele não quer dinheiro, somente pede que seu cliente o ajude uma vez, em algum momento no futuro, sem fazer perguntas. Dono de um passado misterioso, ele tem várias identidades e é cheio de habilidades - como ser bom motorista, saber artes marciais e possuir memória fotográfica. Ao longo da série, clientes e membros do governo tentam descobrir o passado do homem, que segue sempre cobrindo seus rastros.



Contrato de Risco foi uma das séries mais curiosas e marcantes da TV nos anos 80. No título original, Stingray, o nome fazia referência direta ao carro do protagonista — um Corvette Stingray 1965 — que se tornava quase um personagem à parte na trama. Criada por Stephen J. Cannell, mestre em séries policiais e de ação, a produção misturava drama e crime, trazendo Nick Mancuso no papel de Ray, um misterioso “bom samaritano” que ajudava pessoas em apuros. Seu método era peculiar: colocava anúncios codificados em jornais, oferecendo seus serviços sem cobrar dinheiro, apenas pedindo um “favor” que poderia requisitar no futuro.

Exibida originalmente nos EUA pela NBC, a série teve duas temporadas, de 14 de julho de 1985 a 8 de maio de 1987, somando 23 episódios de cerca de 60 minutos cada, além de um episódio piloto (posteriormente dividido em duas partes). A distribuição ficou a cargo da Columbia Pictures Television.

No Brasil, Contrato de Risco estreou na TV Globo em 6 de janeiro de 1987, às 21h20, conquistando rapidamente fãs. Em 1990, ganhou reprise na TV Record e, anos depois, voltou a ser exibida no Canal Sony, com a clássica dublagem da Herbert Richers que marcou época.


O episódio piloto, em duas partes intitulado "Stingray" foi apresentado pela NBC, nos Estados Unidos, no dia 14 de junho de 1985, com duração de 120 minutos e narrava a história de uma promotora pública muito atraente que pedia ajuda a Ray para lidar com um criminoso mexicano responsável pelo sequestro e morte de várias pessoas.

A série tem início e o misterioso Ray, aparentemente já havia extraído várias promessas de outros clientes, o que lhe permitia solicitar outros favores ao longo dos episódios. 

Em várias ocasiões, os clientes e as autoridades do governo achavam que haviam descoberto sua verdadeira identidade, mas depois descobriam que estavam completamente enganados.



CURIOSIDADES:
  • Os créditos finais mostravam ainda fotos da equipe de produção trabalhando no episódio.
  • Ray contatava seus clientes através de anúncios de jornal que tinham sempre o mesmo título "65 black Stingray for Barter Only - Call 555-7687".
  • A trilha sonora do programa foi composta por Mike Post e Pete Carpenter. Dentre as estrelas convidadas, nomes conhecidos da época: Tom Atkins, Robert Vaughn, Gregg Henry, Samantha Eggar, Jeff Conaway e John Amos.
  • A série ganhou o Primetime Emmy Award em 1986 na categoria "Design gráfico e título de destaque" (Betty Green, design gráfico) e foi nomeada em 1987 na categoria "Edição de som excepcional de uma série" para o episódio "Gemini" (2º episódio, da segunda temporada).
  • A primeira temporada foi filmada no sul da Califórnia, enquanto a segunda foi rodada no Canadá (Calgary e Vancouver), por questões de logística e câmbio favorável.
  • Mesmo com exibição relativamente curta, Contrato de Risco conquistou status de cult entre fãs dos anos 80, principalmente graças à sua abordagem intrigante e estética marcante. 



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também se interesse por: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.