Falando em Série: PROJETO UFO (1978)
Ao lado de seu assistente, o Sargento Harry Fitz (Caskey Swaim), um jovem que veio do sul e tem pouca experiência nessa área, os dois oficiais entrevistam testemunhas que registraram ocorrências. O objetivo da dupla não era desacreditar os depoimentos destas testemunhas, mas trazer uma justificativa ou uma explicação para aquilo que elas viram.
O seriado foi criado por Jack Webb e produzido via Webb´s Mark VII Limited em parceria com a Worldvision Enterprises, empresa que seria comprada pela CBS Corporation, tendo como produtor executivo o Major aposentado da Força Aérea Bill T. Coleman, um dos oficiais que foi responsável pelo Projeto Livro Azul. A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC, entre 19 de fevereiro de 1978 a 19 de julho de 1979, num total de 26 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada, em duas temporadas e no Brasil através da Rede Globo com o título de “Projeto UFO: Contatos Imediatos”.
A primeira temporada foi protagonizada pelo ator William Jordan (que permaneceu somente a primeira temporada de 1978) como Major Jake Gatlin e Caskey Swaim como Sargento Harry Fitz.
Já na segunda temporada o papel de Jordam foi substituído por Edward Winter como Capitão Ben Ryan e também contou com a presença de Aldine King como Libby Virdon. No episódio piloto, o Major Gatlin informa ao Sargento Fitz, que havia sido recentemente nomeado para esse cargo, que era impossível provar através dos negativos a existência dos tais OVNIs e desta forma procuravam outras possíveis explicações alternativas.
Numa das conversas Gatlin conta a Fitz, que ele já havia visto algo que ele não conseguia explicar o que era, enquanto voava como piloto pela força aérea, o que conduziu ele ao interesse pelo “Livro Azul”.
Cada episódio apresentava um caso diferente. A situação era apresentada na introdução de cada episódio e posteriormente relatada aos oficiais, que depois passavam a investigar o local e os envolvidos, finalizando com uma explicação.
No geral, os investigadores atribuíam a ocorrência a uma situação climática ou ao resultado de ações de terceiros, sem de fato relacioná-los a uma aparição alienígena. No entanto, em alguns poucos casos, a dupla reconheceu que não tinha uma explicação plausível para o que foi testemunhado.
Mas, se por um lado o Projeto Livro Azul nunca estabeleceu a presença alienígena na Terra, a série deixava em aberto a possibilidade de que extraterrestres estariam estudando a vida no planeta.
Na época Jack Webb teve acesso aos arquivos abertos ao público, os quais foram utilizados como referência para criar os episódios dos seriado.
- O Projeto Livro Azul ("Project Blue Book") foi o quarto estudo conduzido pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) com o objetivo de determinar se os óvnis eram uma ameaça potencial à segurança nacional dos Estados Unidos. Para isso, foram recolhidos, analisados e arquivados milhares de notícias sobre óvnis. Este foi o último projeto público da USAF relacionado a óvnis;
- Na época em Jack Webb teve acesso aos registros do "Blue Book", existiam 12.618 mil casos registrados;
- Jack Webb também criou a famosa série “Dragnet” enquanto estudava os arquivos da força aérea a procura de novas idéias para um episódio;
- A série era orçada em 500 mil dólares por episódio;
- O Projeto Livro Azul voltaria a fazer parte do universo das séries em outras produções como, por exemplo, “Galactica 1980″, spinoff de “Galactica”, na qual os personagens chegam à Terra. O projeto também seria reutilizado em “Twin Peaks”, onde o personagem de Don S. Davis (Major Briggs) é um dos oficiais que trabalham com o projeto;
- Na segunda temporada, o ator William Jordan foi substituído por Edward Winter, que interpretou o Capitão Ben Ryan. Os produtores nunca chegaram a justificar a troca de atores.