Cinema em Foco: Original e Versão - O Fantástico Super-Homem (1961) e Flubber - Uma Invenção Desmiolada (1997)


Este post nasceu quando lembrei do programa Disneylândia que era exibido pela tv globo nos anos 80.Me lembro que em cada programa era exibido um filme, alguns produzidos para a televisão, mas alguns foram apresentados também nos cinemas. No caso, me lembrei de:  "O Fantástico Super-Homem (The Absent-Minded Professor - 1961)"  Hoje, é muito difícil encontrar esse filme na TV, tornou-se uma raridade. Não tenho certeza, nem encontrei nenhuma informação sobre isso, mas acho que a última vez que o vi foi na sessão da tarde nos anos 90. Curiosamente, em 1997 foi quando estreou Flubber, a divertida comédia com Robin Willians que, na época, eu nem imaginava ser um remake do longa de 1961.


Sinopse
Ned Brainard é um brilhante e distraído professor de química e física da Faculdade Medfield que inventou uma substância liberadora de energia desconhecida, capaz de vencer a gravidade. Ele lhe dá o nome de Flubber, mistura das palavras inglesas "flying" (voadora) e "rubber" (borracha). Durante o experimento que criou a substância, houve uma explosão que deixou o professor desacordado. Com isso ele não foi ao seu casamento com a secretária do reitor, Betsy Carlisle, e, como não fora a primeira mas a terceira vez que Ned a deixou sozinha no altar, ela fica furiosa e aceita sair com Shelby Ashton, professor de literatura de uma outra faculdade (Rutland). Brainard tenta recuperar a noiva lhe explicando o invento mas a mulher o ignora. Ele coloca a substância sob o capô de seu carro, um antigo Ford Modelo T, e com isso a máquina consegue voar. O financista inescrupuloso Alonzo Hawk avista o carro voando à noite e ao descobrir ser uma invenção secreta de Brainard, tenta roubá-la com a ajuda do jovem filho Biff.

Esta produção de 1961, um misto de "Comédia" e "Ficção Científica" foi dirigido por Robert Stevenson (Mary Poppins) para a Walt Disney Productions. O roteiro de Samuel W. Taylor e Bill Walsh adapta o conto de Samuel Taylor chamado: "A Situation of Gravity".


CURIOSIDADES:
  • A boa bilheteria obtida pelo filme motivou o lançamento dois anos depois de uma sequência chamada Son of Flubber (novamente estrelado por MacMurray, Olson, Reid e Kirk que repetiram seus papéis. Hewitt também aparece (agora como promotor público), bem como os três Wynns (Keenan, Ed Wynn e Ned como o capitão do time de futebol de Rutland)

  • O filme foi realizado em preto e branco e, juntamente com The Shaggy Dog de (1959) e o citado Son of Flubber de 1963, foram os poucos assim produzidos pela Disney, após 1941. Em 1986 foi lançada uma versão colorizada, uma das primeiras dos filmes Disney;
  • O filme foi relançado nos cinemas em 1967 e 1975, e em vídeo nos anos de 1981, 1986 e 1993. A versão de 1986 (colorizada) foi feita após a exibição do filme ter sido sucesso no Disney Channel em março daquele ano.
  • The Absent-Minded Professor (O Fantástico Super-Homem), este título (original em inglês) foi inspirado por Hubert Alyea, um emérito professor de química da Universidade de Princeton, apelidado de "Dr. Boom" por suas demonstrações com explosivos. 
  • O citado Prof. Alyea (1903–1996) da Universidade de Princeton, o "Dr. Boom", cujo apelido veio de observadores russos que assistiram as suas demonstrações no Pavilhão de Ciências da Feira Mundial de Brussels na década de 1950, que também contara com a presença de Walt Disney. Disney contou ao professor que tinha uma ideia para um filme e o convidou para ir à Califórnia dar uma demonstração ao ator Fred MacMurray, que mais tarde imitaria em cena os maneirismos de Alyea. MacMurray diria depois que nunca entendera química até se encontrar com Alyea.
  • Os esfeitos especiais foram creditados a Robert A. Mattey e Eustace Lycett, ambos indicados nessa categoria do Oscar. Eles usaram miniaturas e suporte de fios para as cenas dos pulos dos personagens. A canção "Medfield Fight Song" foi composta por Richard M. e Robert B. Sherman.
  • Ed Wynn e o filho Keenan Wynn aparecem juntos no filme. Ed é o Chefe dos Bombeiros (uma piada com o nome do programa de rádio que ele estrelara na década de 1930 The Fire Chief). Keenan repetiria o papel de Alonzo Hawk em Son of Flubber e em Herbie Rides Again (1974). O filho de Keenan, Ned, também aparece numa figuração não creditada.
  • A Faculdade de Tecnologia de Medfield foi usada novamente como cenário em Son of Flubber e na trilogia da Disney com o personagem "Dexter Riley": The Computer Wore Tennis Shoes (1969), Now You See Him, Now You Don't (1972) e The Strongest Man in the World, com Kurt Russell e Cesar Romero.
  • O filme foi indicado ao Óscar em três categorias: Melhor Direção de Arte (Carroll Clark, Emile Kuri e Hal Gausman), Melhor Fotografia (Edward Colman) e  Melhores Efeitos Especiais.
  • The Absent-Minded Professor também foi refilmado em 1988, para a TV, com Harry Anderson e Mary Page Keller com os nomes dos personagens principais trocados para Prof. Henry Crawford e Ellen Whitley;  



  • Como outros filmes da Disney, houve uma adaptação para os quadrinhos com texto de Eric Freiwald e Robert Schaefer, e desenhos de John Ushler. No Brasil a história foi publicada na revista Almanaque Disney n. 98 de julho de 1979.

Almanaque Disney 98 Ed. Abril/julho de 1979


Agora vamos falar da "versão" mais famosa do longa em preto e branco de 1961. Lançado em 1997, Flubber (que ganhou o subtítulo no Brasil: "Uma Invenção Desmiolada") é uma comédia de ficção científica estrelada por Robin Williams. Produzido pela Walt Disney Pictures que apesar das críticas negativas, foi bem nas bilheterias. O Filme possui 24% de aprovação no Rotten Tomatoes, porém arrecadou $92,977,226 nos Estados Unidos e um total de $85 milhões em outros países.



Sinopse:
O brilhante mas distraído professor universitário de uma cidade dos Estados Unidos, Philip Brainard (Robin Williams) inventa acidentalmente uma substância que poderá se tornar uma nova e revolucionária fonte de energia. Ele passa a chamar seu invento de "Flubber" (no inglês, uma corruptela de "flying rubber" (Borracha voadora). O Porfessor tem a idéia de colocar "Flubber" nos pés dos jogadores de basquete da escola, o que permitiria aos rapazes dar saltos inacreditáveis. Se isto der certo ele conseguirá salvar o Medfield College, universidade onde trabalha, e onde trabalha com a paixão da sua vida, a diretora Sara Reynolds (Marcia Gay Harden). Mas a excitação de tal descoberta o faz esquecer de que existe um mundo do lado de fora do seu laboratório

Flubber (Flubber - Uma Invenção Desmiolada no Brasil e Flubber - O Professor Distraído em Portugal).
Além de Williams estão no elenco Marcia Gay Harden, Christopher McDonald, Clancy Brown, entre outros.
A direção é de Les Mayfield.

CURIOSIDADES:
  • No final de 1993, Steven Spielberg estava pensando seriamente em ser o produtor executivo de 'Flubber and the Crazy Professor' . O diretor queria Robin Williams para o papel principal, mas naquela época não parecia viável, já que o ator estava lutando com a Disney. No entanto, quando Williams fez as pazes com a empresa, o roteirista John Hughes logo contratou-o como a estrela do filme, apesar de Spielberg não estar mais envolvido.
  • No filme podemos apreciar a interpretação de um jovem Wil Wheaton. O ator conseguiu seu papel no filme graças a sua semelhança física com o intérprete Tommy Kirk. Este, colocado na pele de Biff Hawk na versão original.
  • Como alguns já devem imaginar, havia outros artistas que poderiam ter assumido o papel de Robin Williams. Entre eles, foram considerados: Christopher Lloyd, Jeff Goldblum, John Lithgow, Tim Allen e Patrick Stewart.
  • Em grandes produções, sempre há espaço para aparições, e os remakes são a desculpa perfeita para um ator ou atriz aparecer no filme original. 'Flubber' não foi uma exceção, e aqui poderíamos ver Nancy Olson como secretária da Ford Company. A atriz interpretou Betsy Carlisle na produção original.

 
BÔNUS:

Como sempre fazemos, basta clicar nos links abaixo e abaixe os filmes para sua diversão.

O Fantástico Super-Homem (1961)

Flubber - Uma Invenção Desmiolada (1997)


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no facebook 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.