Papo de Cinema: VIAGEM AO FUNDO DO MAR (1961)

Calma, pessoal, não é mais um post sobre a série ‘Viagem ao fundo do Mar’ e sim sobre o FILME “Viagem ao Fundo do Mar” produzido em 1961 e dirigido por Irwin Allen e que também serviria de base para o seriado que todos conhecemos e amamos. Só como lembrete a série só começou a ser produzida em 1964.
Irwin Allen havia recebido um prêmio em 1952 por seu documentário “The Sea Around us” (“O mar a nossa volta”), e dirigiu seu primeiro filme em 1960 era “O Mundo Perdido”, baseado no romance de Arthur Conan Doyle.
Acontece que este filme fez um razoável sucesso na época e deu a oportunidade de Allen dirigir mais uma vez, foi quando surgiu em 1961 o filme “Viagem ao Fundo do Mar” O filme impressionou pela fotografia e efeitos visuais, tornando-a uma das obras mais respeitadas da ficção científica de todos os tempos.
Estreou nos cinemas norte-americanos em julho de 1961 e em pouco tempo se tornou um grande sucesso mundial. Para a produção, foram gastos cerca de 2 milhões de dólares, uma quantia fabulosa para a época, mas que trouxe um retorno de quase 7 milhões.
Influenciado pela obra de Julio Verne, Irwin Allen introduziu ao público as aventuras de um submarino nuclear com a função de pesquisar a vida marinha e seus benefícios para a humanidade. A história do filme foi escrita por Allen e Charles Bennett e contou no elenco com Walter Pidgeon como o veterano Almirante Harriman Nelson e Robert Sterling como Capitão Lee Crane nos papeis principais.

O filme ainda teve a participação de outros artistas famosos, como Robert Sterling (Capitão Lee Crane), Peter Lorre (Comandante Lucius Emery), Frankie Avalon (Tenente Chip Romano), Barbara Eden - de Jeannie é um Gênio (Tenente Cathy Connors), Joan Fontaine (a psicóloga Dra. Susan Hiller) e Michael Ansara (o cientista civil Miguel Alvarez) - marido de Eden na vida real.

A canção-tema do filme foi cantada por Frankie Avalon, que também atuou no filme (Frank Avalon os fãs devem se lembrar atuava naqueles filmes de verão da “Turma da Praia”, que sempre enfrentavam os motoqueiros de Eric Von Ziper).
No longa-metragem, uma expedição científica de rotina ao Polo Norte transformou-se em uma corrida para salvar a vida sobre a Terra, já que um cinturão de radiação no espaço incendiou-se e começou a aquecer o planeta de maneira incontrolável.
O Almirante Nelson e a tripulação do fantástico submarino nuclear Seaview (idealizado por Nelson) enfrentam sabotadores, criaturas marinhas gigantescas e ataques de outros submarinos durante a jornada para evitar a catástrofe global.
Como sabemos Allen era mestre em aproveitar cenas de filmes do acervo da produtora para “incrementar” os episódios de suas séries, e com o filme de 1961 não foi diferente. Allen usou várias de suas cenas para o episodio piloto da série, que se chamava “Eleven days to zero” (11 dias para zero) e não contava a mesma historia do longa do cinema.
Depois que a série passou a ser exibida a cores, Allen utilizou o roteiro do longa num dos episódios da série.......
Abaixo todos poderão encontrar links para assistir online ao filme ou para baixar para sua coleção. E por cortesia do "Sé7ima Arte" temos também o episódio piloto da série de 1964 (quer era gravada inicialmente em preto e branco)
LINK PARA ASSISTIR:
LINK PARA ASSISTIR OU BAIXAR (MEGA):
LINK PARA ASSISTIR AO EPISÓDIO PILOTO DA SÉRIE:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.