Falando em Série: PROJETO UFO (1978)



Projeto UFO foi uma daquelas séries antigas que nem era tão boa assim, mas talvez devido a temática ou ao período em que foi apresentada, ainda tem aquele gostinho de saudade que faz a gente querer rever uns episódios de vez em quando.
A série traz dois investigadores da Força Aérea Americana encarregados de casos envolvendo objetos voadores não identificados (UFO em inglês / OVNI em português) ou as supostas aparições de criaturas alienígenas. 
Este seriado se antecipava aos temas que mais tarde seriam explorados por “Arquivo X”, entretanto sem aquele climão romântico ou aquela paranoia antigovernamental que marcou a série. Mas, ainda assim, estamos falando de um seriado de TV de ficção científica e mistério, cujo charme estava no fato de que as histórias eram baseadas nos arquivos da Força Aérea americana contidas no “Project Blue Book” (Livro Azul). E o mais interessante é que o seu produtor, o coronel William T. Coleman, supostamente teria participado do tal projeto militar. 
Basicamente estamos falando de várias histórias de investigações, onde estão descritos todos os trabalhos de investigação e de acompanhamento dos mais variados casos ufológicos, desde as entrevistas das testemunhas, a analise das provas e as conclusões encontradas na época. 

 


SINOPSE: Projeto U.F.O. apresentava o Major Jake Gatlin (William Jordan), um piloto da Força Aérea que, após testemunhar a aparição de um objeto voador não identificado, pede transferência para trabalhar com o Projeto Livro Azul, através do qual passa a investigar a existência ou não de vida extraterrestre na Terra.
Ao lado de seu assistente, o Sargento Harry Fitz (Caskey Swaim), um jovem que veio do sul e tem pouca experiência nessa área, os dois oficiais entrevistam testemunhas que registraram ocorrências. O objetivo da dupla não era desacreditar os depoimentos destas testemunhas, mas trazer uma justificativa ou uma explicação para aquilo que elas viram.

O seriado foi criado por Jack Webb e produzido via Webb´s Mark VII Limited em parceria com a Worldvision Enterprises, empresa que seria comprada pela CBS Corporation, tendo como  produtor executivo o Major aposentado da Força Aérea Bill T. Coleman, um dos oficiais que foi responsável pelo Projeto Livro Azul. A série foi apresentada originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC, entre 19 de fevereiro de 1978 a 19 de julho de 1979, num total de 26 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada, em duas temporadas e no Brasil através da Rede Globo com o título de “Projeto UFO: Contatos Imediatos”.

A primeira temporada foi protagonizada pelo ator William Jordan (que permaneceu somente a primeira temporada de 1978) como Major Jake Gatlin e Caskey Swaim como Sargento Harry Fitz.
Já na segunda temporada o papel de Jordam foi substituído por Edward Winter como Capitão Ben Ryan e também contou com a presença de Aldine King como Libby Virdon. No episódio piloto, o Major Gatlin informa ao Sargento Fitz, que havia sido recentemente nomeado para esse cargo, que era impossível provar através dos negativos a existência dos tais OVNIs e desta forma procuravam outras possíveis explicações alternativas.
Numa das conversas Gatlin conta a Fitz, que ele já havia visto algo que ele não conseguia explicar o que era, enquanto voava como piloto pela força aérea, o que conduziu ele ao interesse pelo “Livro Azul”.

Cada episódio apresentava um caso diferente. A situação era apresentada na introdução de cada episódio e posteriormente relatada aos oficiais, que depois passavam a investigar o local e os envolvidos, finalizando com uma explicação.
No geral, os investigadores atribuíam a ocorrência a uma situação climática ou ao resultado de ações de terceiros, sem de fato relacioná-los a uma aparição alienígena. No entanto, em alguns poucos casos, a dupla reconheceu que não tinha uma explicação plausível para o que foi testemunhado.

Mas, se por um lado o Projeto Livro Azul nunca estabeleceu a presença alienígena na Terra, a série deixava em aberto a possibilidade de que extraterrestres estariam estudando a vida no planeta.
Na época Jack Webb teve acesso aos arquivos abertos ao público, os quais foram utilizados como referência para criar os episódios dos seriado. 


CURIOSIDADES:
  • O Projeto Livro Azul ("Project Blue Book") foi o quarto estudo conduzido pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) com o objetivo de determinar se os óvnis eram uma ameaça potencial à segurança nacional dos Estados Unidos. Para isso, foram recolhidos, analisados e arquivados milhares de notícias sobre óvnis. Este foi o último projeto público da USAF relacionado a óvnis;
  • Na época em Jack Webb teve acesso aos registros do "Blue Book", existiam 12.618 mil casos registrados;
  • Jack Webb também criou a famosa série “Dragnet” enquanto estudava os arquivos da força aérea a procura de novas idéias para um episódio;
  • A série era orçada em 500 mil dólares por episódio;
  • O Projeto Livro Azul voltaria a fazer parte do universo das séries em outras produções como, por exemplo, “Galactica 1980″, spinoff de “Galactica”, na qual os personagens chegam à Terra. O projeto também seria reutilizado em “Twin Peaks”, onde o personagem de Don S. Davis (Major Briggs) é um dos oficiais que trabalham com o projeto;
  • Na segunda temporada, o ator William Jordan foi substituído por Edward Winter, que interpretou o Capitão Ben Ryan. Os produtores nunca chegaram a justificar a troca de atores.

BÔNUS:

Como tradição, seguem abaixo os links para você assistir alguns outros episódios (DUBLADOS) desta interessante série do passado:



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blog e nosso grupo no Facebook 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...



2 comentários:

  1. Como consigo os episódios? Todos os links estão fora do ar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Links estão ativos. Talvez seja necessário vc ser usuário do OK.RU Adianto que uso diariamente como se fosse o youtube e nunca tive problemas. O acervo é excelente

      Excluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.