Falando em Série | OS NOVATOS (The Rookies) 1972

 

Neste FALANDO EM SÉRIE vamos prosseguindo com nossa tradição de resgatar aquele seriado já praticamente esquecido da grande maioria. Desta vez, a série da vez é o: THE ROOKIES (Os Novatos), um seriado policial que bem recentemente (2018) inspirou uma nova produção. Na trama original, três jovens policiais novatos expõe sua rotina de diária de lutas, perigos e dramas. Os roteiros visavam trazer ao público suma representação mais realista e positiva do típico policial uniformizado. Ficou curioso? Não perca mais tempo e avance nesta gostosa nostalgia. Boa Leitura!

SINOPSE: Os Novatos (The Rookies) segue o dia-a-dia de três (3) jovens policiais novatos: Mike Danko (Sam Melville), Terry Webster (Georg Stanford Brown) e William "Willie" Gillis (Michael Ontkean) e seu superior/mentor tenente Eddie Ryker (Gerald S. O'Loughlin), que trabalham em uma cidade não identificada para o fictício Departamento de Polícia do Sul da Califórnia  (SCPD). Cada episódio apresentava versões dramatizadas de casos e atividades policiais, muitas vezes entrelaçadas com as vidas de serviços dos policiais e seus outros casos.

Caso deseje ter acesso aos episódios, clique AQUI e fale conosco.

Título: OS NOVATOS
Título Original: The Rookies
Ano: 1972 à 1976
País: EUA
Emissora: ABC
Criador: Rita Lakin
Produtor: William Blinn
Elenco Principal:
 - Mike Danko (Sam Melville)
 - Terry Webster (Georg Stanford Brown)
 - William "Willie" Gillis (Michael Ontkean) 
 - Tenente Eddie Ryker (Gerald S. O'Loughlin)
Música tema: Elmer Bernstein (Compositor)
Produtores Executivos: Aaron Spelling / Leonard Goldberg
Episódios: 94, com duração média de 50 minutos, ao longo de 4 temporadas
EstaçãoEpisódiosOriginalmente exibido
Exibido pela primeira vezÚltima exibição
Filme piloto7 de março de 1972
12311 de setembro de 197219 de março de 1973
22310 de setembro de 197318 de março de 1974
3249 de setembro de 197417 de março de 1975
4239 de setembro de 197530 de março de 1976

Os Novatos(The Rookies) começou como um telefilme da ABC que foi ao ar em 7 de março de 1972, que também serviu como episódio piloto para a série. O filme apresenta cinco novatos recém-chegados a uma academia de polícia no sul da Califórnia: os cadetes Jared Whitman (Robert F. Lyons), Kevin Lassiter (Jeff Pomerantz), Mike Danko ( Sam Melville ), William "Willie" Gillis ( Michael Ontkean ) e Terry Webster ( Georg Stanford Brown ), todos com diferentes histórias e origens, incluindo formação militar, nível universitário e classe social. O sargento de treinamento dos cadetes era Eddie Ryker, interpretado por Darren McGavin. Na série, o sargento. Ryker foi promovido a tenente e foi interpretado por Gerald S. O'Loughlin. A personagem de Jill Danko no piloto do filme foi interpretada por Jennifer Billingsley, mas foi reformulada para a série com Kate Jackson aparecendo como enfermeira registrada.



OUTRAS CURIOSIDADES:
  • O sucesso do livro de Joseph Wambaugh, The New Centurions, bem como o sucesso da série policial da NBC: Adam-12, despertaram interesse na época por uma representação mais realista e narrativa do típico policial uniformizado.
  • Embora filmado em Los Angeles, o cenário da série foi mantido deliberadamente vago e, em um artigo da TV Guide sobre o programa, dizia-se que "SCPD" significava "Departamento de Polícia do Sul da Califórnia".
  • Após a segunda temporada, o personagem de Willie Gillis foi substituído (Ontkean deixou o programa por entrar em conflito com os roteiristas) por um novato, Chris Owens, interpretado por Bruce Fairbairn.
  • Durante a terceira temporada da série, um episódio de duas partes (intitulado "SWAT") foi ao ar em 17 de fevereiro de 1975 e serviu como piloto para a série spin-off SWAT. O episódio de duas partes da SWAT só foi ao ar na ABC em 1975 e, posteriormente, nunca fez parte do pacote de reprises da TV sindicada, pois Spelling-Goldberg decidiu que poderia confundir os espectadores sobre a qual programa de TV pertencia. Ambas as partes do piloto da SWAT agora são consideradas "perdidas". 
  • OS NOVATOS (The Rookies) foi exibida aqui no Brasil por duas vezes: Em 1977, no ano de inauguração da então TVS (atual SBT) às 23h e em 1981,às 19h, revesando-se com outras séries policiais, de segunda à sextas-feira. 
  • Recentemente (2018), o streaming Paramount+ trouxe a série policial THE ROOKIE, estrelada por Nathan Fillion (Castle) que apesar do nome e de nitidamente ter sido inspirada pela série da década de 70 e de ter uma mínima semelhança inicial, esta série não pode ser considerada nem um remake, ou mesmo um revival. Fora isso, esta nova série tem seu mérito, e já tem 5 temporadas disponíveis.



Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.