Falando em Série: FREAKYLINKS (2000)



Desta vez no FALANDO EM SÉRIE vamos trazer a MEMÓRIA um seriado americano dos anos 2000, inspirado no filme a Bruxa de Blair, que combinava elementos de terror, mistério e humor. Pois é, estamos falando de FREAKYLINKS, uma curiosa produção da FOX que tinha certa semelhança com outras séries de temática sobrenatural populares na época. Lembra dessa série? Nunca ouviu falar? Não tem problema! Divirta-se explorando as curiosidades dessa divertida nostalgia. Sem mais delongas...Boa Leitura!



SINOPSE: A série acompanha o jovem Derek Barnes que costumava dirigir o site: "FREAKYLINKS" com seu irmão gêmeo Adam. Infelizmente, seu irmão morreu sob circunstâncias misteriosas. Agora Derek usa o site que reuni e cataloga fenômenos considerados "estranhos ou incomuns", na esperança de encontrar alguma pista sobre o que aconteceu com seu irmão. Em suas aveturaas, Derek é auxiliado por Chloe, noiva de Adam, seu finado irmão, assim como, por Jason, seu melhor amigo. E também pela técnica Lan (sutil). Também há o Vince Elsing, um sujeito estranho que ocasionalmente aparece, pois sempre sabe sobre muitas coisas sinistras. O grupo de investigadores paranormais se metia em vários fenômenos sobrenaturais, e acabava liberando os resultados na internet, através do site que dá nome a série.

Título: FreakyLinks
País de Origem: EUA
Criado por: Gregg Hale & David Goyer
Produção:  Haxan
Rede de TV original: FOX
Lançamento original: 6 de outubro de 2000 - 22 de junho de 2001
Temporadas/Episódios: 1 / 13
Elenco:
 - Ethan Embry - como Derek e Adam Barnes, 
 - Lisa Sheridan como Chloe Tanner, 
 - Karim Prince como Jason Tatum, 
 - Lizette Carrion como Lan Williams, 
 - Dennis Christopher como Vince Elsing. 
Elenco convidado (aparições ocasionais):  
 - Jennifer Aspen, 
 - Ron Canada, 
 - W. Earl Brown, 
 - Jeffery Combs, 
 - Peter Onorati, 
 - Daniel Roebuck, 
 - John Billingsley, 
 - Eric Balfour,
 - Eric Szmanda.

FREAKYLINKS foi uma série de TV que conseguiu como poucas, mesclar elementos de terror, mistério e humor. Produzida no início dos anos 2000, se inspirou muito no estilo do filme de sucesso (na época!): A BRUXA DE BLAIR (The Blair Witch Project), na verdade, foi feito pela mesma equipe de produção.

CURIOSIDADES:

  • Depois do megasucesso do filme: "Bruxa de Blair" que querendo ou não, redefiniu a forma de fazer cinema à partir de 1999, seus criadores (Eduardo Sánchez, Gregg Hale e Daniel Myrick = HAXAN) tornaram-se as pessoas mais procuradas da indústria do cinema. Logo a FOX os convenceu a criar uma série para a TV, não baseada no filme, mas sim, no estilo do filme. 
  • O programa que se seguiu seria conhecido pelo complexo nome: "Freakylinks". Embora originalmente, enquanto estava em produção, era chamado de Fearsum  (o piloto tem este título).
  • Antes da série ser comercializada, os produtores da HAXAN usaram uma tática semelhante à forma como comercializaram o filme da Bruxa de Blair... marketing viral na internet e ofuscação da verdadeira natureza da série.
  • Freakylinks.com era um site real (atualmente está fora do ar, mas por alguns anos foi mantido) que ostentava interação real com os "personagens" da série. Inicialmente ninguém sabia que este era um site paranormal falso projetado para anunciar uma série de TV, pois funcionava como um site real dos anos 2000 que divulgava fenômenos estranhos e paranormais, tipo avistamentos de fantasmas e OVNIS, monstros vivendo nos esgotos, criaturas pré-históricas sendo avistadas nos tempos modernos, etc.
  • Mesmo com a estréia da série, o site foi mantido como se fosse dirigido pelos personagens ao ponto de que logo depois de um episódio a história era adicionada ao site Freakylinks como se fosse um evento real. 
  • FreakyLinks tem a distinção única de ser cancelada cerca de 3 vezes, ao longo de seus modestos 13 episódios. Motivo? Bem, de forma resumida: incompetência da FOX. A série é baseada em continuidade, embora pareça do tipo:"Monstro da semana". Bem, a FOX teve a petulância de exibir quase todos os episódios fora de ordem, a ponto de se tornar uma piada entre os fãs. A coisa ficou tão ruim que esta é a ordem que a FOX exibiu esta série baseada em continuidade. "Piloto", Episódio 2, Episódio 3, Episódio 1, Episódio 4, Episódio 5, Episódio 6, Episódio 8, Episódio 7, Episódio 10, Episódio 9, Episódio 11 e, finalmente, Episódio 12. Consegue imaginar o caos na cabeça da audiência?
  • Essa é uma das razões pelas quais os telespectadores sintonizaram e isso levou a FOX a cancelar a série depois de apenas exibir 5 episódios. Uma campanha de escrita de cartas forçou a FOX a queimar mais 4 episódios na zona morta que é janeiro de 2001, mas a audiência para aqueles 4 foram ainda piores do que os 5 iniciais, por isso foi cancelada novamente.
  • Outra campanha de escrita de cartas (usando a internet ironicamente o suficiente) fez a FOX queimar os 4 episódios finais no verão de 2001 para nenhuma fanfarra (nem mesmo anunciando- lo). Fox foi feito com a série e depois de levar um ano e meio para ir ao ar 13 episódios Freakylinks se foi. O site continuou por mais um ano ou dois e acabou sendo arquivado no site oficial da Haxan, mas mesmo isso é um link morto agora.


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.