falando em série: 'LIE TO ME' (Engana-me se Puder) - 2009

 


Em mais este post de FALANDO EM SÉRIE vamos recordar mais uma saudosa série da FOX que como muitas, durou menos do que gostaríamos. Hoje vamos recordar um seriado de TV que para os padrões do MEMÓRIA, é relativamente novo. LIE TO ME (Engana-me Se Puder!) do ano de 2009, traz o ator TIM ROTH na pele do Dr. Cal Lightman, o maior especialista do mundo em detectar mentiras. Na série ele e sua equipe de especialistas prestam serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém possa estar escondendo. Um dos pontos altos da série era o clima de suspense e tensão constante que pairava sobre todos os personagens. Lembrou? Nunca ouviu falar? Não perca mais tempo e embarque conosco em mais esta gostosa nostalgia. Boa Leitura!

SINOPSE: Quando você coça o queixo, torce as mãos ou mexe involuntariamente o nariz, o Dr. Cal Lightman (Tim Roth) sabe que você está mentindo. Ele não apenas imagina ou supõe, ele sabe. Sua incrível capacidade de observação o tornou um detector de mentiras ambulante, Cal descobre os maiores segredos e desvenda os casos mais complicados para o FBI, corporações e indivíduos privados.


O Dr. Cal Lightman é auxiliado por sua parceira Dr. Gillian Foster (Kelli Williams), além do pesquisador Eli Locker (Brendan Hines), de Ria Torres (Monica Raymund), uma mulher com o talento natural de interpretar as expressões humanas e de Ben Reynolds (Mekhi Phifer), um agente do FBI que é designado para dar assistência ao Grupo Lightman em suas investigações. Como eles sabem se alguém fala ou não a verdade? Analisando os gestos, olhares e movimentos que todos nós fazemos. Cada episódio conta um ou dois casos em que os cientistas vão investigar as verdades e mentiras.  Juntos eles formam uma equipe de verdadeiros polígrafos humanos.

Caso deseje ter acesso aos episódios, clique AQUI e fale conosco.



Titulo: ENGANA-ME SE PUDER!
Título Original: Lie To Me
Transmissão original: 21 de janeiro de 2009 – 31 de janeiro de 2011
Temporadas: 3 (48 episódios)
Criador: Samuel Baum
Elenco Principal:
 - Tim Roth como Cal Lightman
 - Kelli Williams como Gillian Foster
 - Brendan Hines como Eli Loker
 - Monica Raymund como Ria Torres
- Mekhi Phifer como Ben Reynolds (Participou de parte da 1.ª temporada e toda a 2.ª).
 - Hayley McFarland como Emily Lightman, filha adolescente de Cal Lightman.
 - Jennifer Beals como Zoe Landau, ex-esposa de Cal Lightman
Produtor(es): Brian Grazer, David Nevins e Samuel Baum
Tema de abertura: "Brand New Day" por Ryan Star
Emissora original Fox
Empresa(s) produtora(s): Imagine Television, 20th Century Fox Television, MiddKid Productions e Pagoda Pictures

No Brasil, o programa fez parte da grade de programação do canal pago FOX (2009). Posteriormente, ganhou vida na TV aberta, pela Globo (2013), onde adquiriu o nome de “Engana-me Se Puder”, mais tarde ao ser exibido pela Rede Record (2014), manteve o título. “Lie to Me” também fez parte da programação do canal Investigação Discovery (2013).


CURIOSIDADES:

  • O roteiro da trama foi inspirado no trabalho do Dr Paul Ekman, um psicólogo que rodou o mundo estudando a expressão facial das emoções e desenvolveu um método de codificação e mensuração das expressões faciais – o Facial Action Coding System (ou FACS). Vale dizer que o próprio Paul Ekman foi consultor da série, durante sua produção.
  • Lie to Me é muito semelhante a uma série do canal Lifetime TV intiulada: "Angela’s Eyes". Em Angela’s Eyes, uma agente da polícia tinha a capacidade de saber quando a pessoa estava mentindo através da leitura da linguagem corporal. Angela’s Eyes foi lançada em 2006 e só teve uma temporada.
  • Lie to Me foi cancelada após sua 3ª temporada devido a baixa audiência. Algumas pessoas acreditam que a série teve uma baixa audiência porque estava sendo transmitida na mesma época que Dr. House. 
  • Originalmente, Kay Panabaker havia sido escalada para o papel de Emily Lightman. Ela chegou a gravar o episódio piloto, mas logo foi substituída por Hayley McFarland e as cenas foram regravadas. Ainda assim, é possível ver uma foto de Panabaker como Emily na mesa de Cal. 
  • No roteiro original, Cal Lightman era americano, e Tim Roth fez o teste com sotaque americano. Posteriormente, o criador da série, Sam Baum, decidiu fazer o personagem ser britânico, para que Roth ficasse mais livre.
  • Tim Roth (Dr. Cal Lightman), veterano do cinema, embarcou na série vivendo seu primeiro e único protagonista numa série de TV. Após o término de Lie To Me, ele não voltou mais para a TV.
  • Kelli Williams (Gillian Foster), após a série, participou de Criminal Minds, The Mentalist e Army Wives.
  • Brendan Hines (Eli Loker) participou de muitas séries após o fim de Lie To Me, como Castle, Scandal, Body Of Proof, The Mob Doctor e Covert Affairs e Beauty And The Beast.
  • Monica Raymund (Rita Torres) após a série, participou de The Good Wife, Blue Bloods e Chicago Fire.
  • Hayley McFarland (Emily Lightman, a filha de Cal Lightman) depois de Lie To Me, participou de Law & Order: SVU e em Mad Men; depois disso partiu para o cinema e pode ser vista no longa de terror:Invocação do Mal.
  • No momento, a série está disponível no serviço de streaming STAR+.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.