Falando em Série | AS SUPER GATAS (The Golden Girls) 1985


AS SUPER GATAS (The Golden Girls) foi uma divertida série de TV norte-americana, ao estilo sitcom, criada Susan Harris, que narrava a vida de quatro senhoras, umas divorciadas, outras viúvas, que compartilhavam a mesma casa. Estrelada pelo quarteto Betty White, Beatrice (Bea) Arthur, Rue McClanahan e Estelle Getty, que na época alcançaram estrelato imediato em todo o mundo devido à grande popularidade da série. Sendo esta, uma das primeiras representações de mulheres idosas na televisão, todos se unindo para criarem um círculo de amizade que funcionava como uma verdadeira família.
Super Gatas foi lançada no dia 14 de setembro 1985, ficou oito temporadas no ar, rendendo 180 episódios do mais puro humor. Com Super Gatas a emissora NBC trazia à televisão uma série que enfatizava veemente a força da mulher e a sua emancipação na sociedade.

The Golden Girls 01–01 O Casamento (em português) from Marcelo Dantas on Vimeo.
SINOPSE: A vida pode começar aos 50. Blanche (Rue McClanahan), Rose (Betty White), Dorothy (Beatrice Arthur) e sua mãe Sophia (Estelle Getty) são quatro mulheres divorciadas que moram juntas em Miami, na Flórida, uma das principais cidades turísticas do mundo. Juntas elas vivem os altos e os baixos da vida, encontros e desastres, dividem as experiências e se divertem apesar das dificuldades.

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Gazeta e Multishow.
Transmissão Original: de 14 de setembro de 1985 a 9 de maio de 1992.
Duração dos episódios: 25 minutos.
Temporadas: 7 (180 episódios).
Companhias Produtoras: Touchstone Television e Witt/Thomas/Harris Productions.



O programa contava a história de quatro amigas que já passaram dos 50 anos e dividiam um apartamento em Miami, Florida.Elas se conhecem quando Blanche Devereaux, uma viúva e proprietária de um grande chalé em Miami, precisando urgentemente pagar a hipoteca da casa, resolve colocar um anúncio num supermercado alugando quartos.

Então passam a morar juntas Dorothy Sbornak (Bea Arthur), uma professora aposentada e divorciada, que tinha uma personalidade muito forte, seu objetivo principal durante a série era encontrar um companheiro. Ela era filha de Sophia Petrillo (Estelle Getty) a senhora que se encarregou de reunir as quatro amigas e que vivia com um astral sempre em alta e em jogatinas; Rose Nylund (Betty White) que também era uma viúva, muito ingênua e de fala macia e que sempre tinha más interpretações sobre as coisas que eram faladas em sua presença; e por fim Blanche DeVereaux (Rue McClanahan), uma viúva que vivia paquerando.
Com exceção do relacionamento de mãe e filha entre Dorothy e Sophia, nenhuma outra ligação familiar existia entre as quatro amigas, contudo, elas compartilharam ao longo da série, suas vidas, sonhos, medos e dilemas diários como se fossem uma só pessoa.

Apesar das excentricidades individuais, cada mulher se mostrava plena em seu próprio caminho e valorizando as experiências dos outros, dando sábios conselhos, e onde cada um desempenhava um papel fundamental na manutenção dos laços de amizade que resultavam de sua coabitação.

Após a atriz Bea Arthur deixar a série, Rose, Blanche, e Sophia compraram um pequeno hotel em Miami Beach, nesta fase a série passou a se chamar Golden Palace.

Embora todas as principais personagens do espetáculo já estivessem com suas idades bem avançadas, elas se apresentavam cheios de vida, de trabalho e muita energia. Mesmo a Sofia, que era a mais idosa de todas elas, por diversas vezes aparecia fazendo viagens e dedicando-se em trabalhos de caridades.

Dorothy Zbornak (Beatrice Arthur) é uma professora divorciada. É natural de Brooklyn, Nova Iorque. Seu ex-marido, Stanley ("Stan") Zbornak, aparece em várias episódios.

Rose Nylund (Betty White) é viúva natural da vila fictícia de Saint Olaf, Minnesota. Ao princípio da série trabalhava como conselheira, mas logo trabalhava na televisão.

Blanche Devereaux (Rue McClanahan) é viúva natural de Atlanta, Geórgia. Trabalha num museu de arte e é a proprietária da casa onde moram as quatro.

Sophia Petrillo (Estelle Getty) é mãe de Dorothy. Esta viúva é natural da Sicília, mas morou muitos anos em Brooklyn. Antes do começo da serie, a Sophia tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), e foi morar num lar de idosos. No primeiro episódio houve um incêndio no lar, e a Sophia acaba por viver com a filha e as outras duas mulheres.


CURIOSIDADES:
  • Após seis temporadas entre as séries mais bem sucedidas dos Estados Unidos, os produtores decidiram encerrá-la, quando Bea Arthur decidiu tomar outros rumos em sua carreira. Logo em seguida houve o anúncio de que a próxima temporada seria a última. O último episódio foi dividido em duas partes com duração de uma hora, sendo visto por mais de 27 milhões de telespectadores.
  • Depois de encerrada a série houve mais uma temporada onde a série foi rebatizada com o nome de “Golden Palace”, onde as três senhoras restantes, Rose, Blanche e Sophia resolvem  deixar a casa e comprar um hotel em Miami. A série por vários motivos não alcançou o sucesso esperado e após  24 episódios foi cancelada. Este "Spin Off" foi apresentado originalmente pela rede CBS, nos Estados Unidos, entre 18 de setembro de 1992 a 14 de maio de 1993.
  • Apesar de ter sido cancelada em 1992 após sete temporadas, os estúdios Disney ainda continuam lucrando com a produção. Além da venda a reprises, o estúdio vem, há alguns anos, lucrando com as versões internacionais da sitcom. Super gatas já ganhou, pelo menos, cinco adaptações: Inglaterra (Brighton Belles), Rússia (Bolshiye Devochki), Grécia (Jrysá korítsia), México (La edad de oro) e Espanha (Juntas, Pero No Revoltas).
  • GOLDEN GIRLS chegou a ser indicada a 68 prêmios Emmy, tendo ganho 11 destes. Sendo que, cada uma das quatro atrizes recebeu um, em ocasiões diferentes.
  • Em 2013 o TV Guide classificou a série na 54ª posição, em uma lista das 60 melhores séries de toda a história. No ano seguinte ocupou a 69ª posição da lista das 101 melhores séries de tv escritas de todos os tempos, feita pelo Writes Guild of America.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.