Animação em Foco: SHE-RA, A PRINCESA DO PODER (1986)



SHE-RA, A PRINCESA DO PODER (She-Ra: Princess of Power) foi um desenho animado americano, um spin-off de He-Man e os Mestres do Universo. Produzido de 1985 a 1986 pela Filmation Studios, distribuído pela Group W Productions e tendo a frente do projeto o produtor executivo Lou Scheimer. Teve apenas duas temporadas com 93 episódios ao todo, exibidas originalmente de 9 de setembro de 1985 a 5 de dezembro de 1987, nos Estados Unidos. No Brasil, o desenho foi exibido pela Rede Globo a partir de 30 de Junho de 1986 nos programas: Balão Mágico, Xou da Xuxa, TV Colosso e Xuxa Park e atualmente é exibido pelo canal pago Gloob.
No auge da popularidade de He-Man e os Mestres do Universo, A empresa de brinquedos Mattel e o estúdio de animação Filmation perceberam que 30% da audiência era surpreendentemente constituída por meninas. Para ajudar a satisfazer o inesperado desejo por uma personagem feminina de fantasia, as companhias tiveram a ideia de criar She-Ra, a irmã gêmea do príncipe Adam, a princesa-guerreira de Ethéria. 
She-Ra é apresentada no filme de animação "O Segredo da Espada" como Capitão da Força: Adora, uma agente da Horda do mal que governa o planeta Ethéria. Nesta aventura, ela descobre que é a irmã gêmea desaparecida do príncipe Adam de Ethérnia, tendo sido sequestrada ainda bebê, pelo líder da Horda, Hordak.  
No longa, vemos Adora ganhar poderes graças à Espada da Proteção (idêntica à Espada do Poder do He-Man, porém com uma joia) que havia atraído He-Man a Ethéria, Adora se transforma em She-Ra – e seu fiel cavalo branco Espírito transforma-se no alado Ventania. Então, ela junta-se à Rebelião (formada por Arqueiro, Madame Rizzo, Corujito, Cintilante e muitos outros e diversos aliados) para lutar contra o jugo de Hordark e libertar seu planeta da terrível Horda.
O Segredo da Espada Mágica estreou em março de 1985, meses antes da personagem chegar à TV e ao mesmo tempo em que as action figures aportavam nas lojas.




Lançado nos cinemas, o longa O segredo da espada fez grande sucesso, e foi a plataforma de lançamento ideal para a série de TV. Com verba superior, graças ao sucesso do He-Man, a nova série teve cenários e personagens muito mais elaborados, com um universo mais elaborado,haja visto a diferença entre um mundo dominado pela Horda, com o lado do bem sendo os foras-da-lei, enquanto Ethérnia lutava diariamente contra o esqueleto, um vilão com endereço fixo que nunca ganhava, mas que também nunca era preso. um reino pacífico cobiçado por uma caveira doida.

A série She-Ra era introduzida por uma abertura narrada que dizia: “Eu sou a irmã gêmea de He-Man e defensora do Castelo de Cristal”. Aponta para o seu cavalo e diz: “Este é Espírito, meu estimado cavalo”. E a narração continua: “Fabulosos Segredos foram revelados no dia em que ergui minha espada mágica e disse: Pela Honra de Greyskull”.
Ela é transformada na heroína e diz “Eu sou She-Ra!”. Depois a narração continua: “Somente algumas pessoas conhecem meu segredo, entre eles a Esperança da Luz, Madame Rizo e Corujito. Juntos eu e os meus amigos da grande rebelião tentamos libertar Ethéria das terríveis forças de HORDAK!”. 


A série dentre seus roteiristas estavam Paul Dini e J. Michael Strackzynski, hoje nomes famosos na indústria dos quadrinhos.

Em dezembro de 1985, foi produzido um especial para TV com quase uma hora de duração. O Natal de He-Man e She-Ra reuniu os dois heróis numa aventura em que eles vêm ao planeta Terra em busca do atrapalhado mago Gorpo, que chegou aqui acidentalmente. Eles descobrem e se encantam pelo Natal e levam duas crianças – com quem fizeram amizade – para conhecer Etérnia. Sendo exibido no Brasil pela TV Globo, no Natal de 1986.




A animação teve inúmeros personagens, mas vou listar aqui os principais:
  • Espírito: o cavalo de Adora, que quando recebe os poderes da espada de She-Ra, se transforma num unicórnio alado chamado Ventania;
  • Arqueiro: perito em arco e flecha e membro da Rebelião, Arqueiro tem uma atração mútua por She-Ra;
  • Madame Rizzo: uma bruxa bonachona e atrapalhada que ajuda She-Ra e a Rebelião com seus feitiços. É dona do Vassourito, uma vassoura mágica e senciente que lhe permite voar;
  • Corujito: é o “Gorpo da She-Ra” (risos). Uma coruja falastrona que pode voar com suas orelhonas que parecem asas de borboleta, e um dos amigos mais leais de She-Ra;
  • Geninho: quase sempre aparece no começo e no fim de cada episódio e brinca de esconde-esconde com o telespectador, e faz as vezes de He-Man e fala qual foi a moral da história do dia;
  • Hordak: líder supremo ditatorial de Etheria, comanda a Horda que domina o planeta. Foi mestre do Esqueleto (inimigo de He-Man) e pode transformar-se completamente ou parte de seu corpo em armas;
  • Sombria: feiticeira à serviço de Hordak e segunda no comando da Horda;
  • Pingo: o mascote de Hordak, é uma mistura de morcego e porco, e pode se transformar em qualquer objeto, sendo assim, um excelente subterfúgio para espionagem da Horda;
  • Felina: a vilã que pode se transformar num grande felino roxo graças à máscara mágica que usa, e é general da Horda e terceira no comando entre os vilões;


She-Ra ganhou histórias em quadrinhos já em 1985, em gibis que vinham anexos aos brinquedos da Mattel. Revistas que compilavam aventuras extraídas de diversas tiras de jornal também foram produzidas em vários países, tais como: Espanha, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra e Brasil – a Editora Abril publicou o gibi She-Ra de janeiro a dezembro de 1988, com material criado em seu próprio estúdio. Algumas dessas histórias, junto com as do He-Man, foram republicadas numa edição especial pela Editora Dark Horse em 2015, e novas histórias da Princesa do Poder saíram pela DC Comics em 2012.
Em 2013, She-Ra, a Princesa do Poder retornou triunfante aos quadrinhos, nos EUA, com importantes participações em He-Man and the Masters of the Universe, da DC Comics, e desde então tem marcado presença no título. 

A personagem também deixou seu rastro em vários outros segmentos. Foram muitos produtos licenciados. De cadernos a outros materiais escolares, passando por uma grande variedade de jogos e brinquedos diversos, sem contar itens de vestuário e álbum de figurinhas e no Brasil ainda tivemos a canção She-Ra, gravada por Xuxa, que fez enorme sucesso entre a criançada de 1986.


Enfim, depois de 32 anos desde o fim de sua segunda temporada, temos o retorno de She-Ra as telinhas. Nesta nova série, a personagem é construída de maneira independente da história de seu irmão gêmeo (He-Man) com uma nova mitologia girando em torno de sua própria trajetória.
Agora a animação tem por título: She-Ra e as Princesas do Poder (no plural), fruto do projeto desenvolvido por Noelle Stevenson e produzido em parceria entre a NETFLIX e a DreamWorks Animation Television. A série estreou em 13 de novembro deste ano, no canal de streaming mais famoso do planeta.
Neste reboot da série de 1985, o desenho conta a história da rebelião da adolescente Adora contra o maligno Hordak e sua Horda, sob o disfarce da heroína She-Ra, agora liderando um grupo de outras princesas mágicas.
A série tem sido elogiada, apesar de sua abordagem ser mais descontraída do que o público fã do material original gostaria de ver, mas verdade seja dita,  ainda assim possui plena capacidade de conquistar novos e antigos fãs da franquia.



BÔNUS: Clique AQUI para baixar a 1ª temporada completa (1985).

LEIA TAMBÉM: He-Man e os Defensores do Universo (1983)

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.