Animação em Foco: SABRINA, A BRUXINHA ADOLESCENTE (1962)


SABRINA, A BRUXINHA ADOLESCENTE (Sabrina, the Teenage Witch) é uma personagem  criada pelo escritor George Gladir e pelo artista Dan DeCarlo para a Archie Comics em 1962.

Sabrina, que na verdade, é uma meia-bruxa (sua mãe é mortal, e seu pai um bruxo) vive com suas duas tias, Hilda e Zelda (ambas bruxas), na cidade fictícia de Greendale, localizada em algum lugar de Riverdale. Também vivendo com estas três mulheres como bicho de estimação está Salem Saberhagen, um bruxo transformado em gato como punição por suas tentativas de dominação mundial.

A maioria das aventuras de Sabrina consistem das suas tentativas de usar seus poderes em segredo para ajudar os outros. (O detalhe é que na história as bruxas não tem permição para contar aos mortais sobre suas habilidades.  Sabrina também tenta aprender mais sobre seus poderes com suas tias ou através de viagens à outras Realidades, em um plano extra dimensional habitado por várias criaturas mágicas. Além das “desventuras” mágicas, a bruxinha também tenta lidar com as trivialidades do dia-a-dia de ser uma adolescente. Sabrina tem um namorado mortal chamado Harvey Kinkle, que não sabe que Sabrina é uma bruxa.

Sabrina e seus amigos também já apareceram em vários outros formatos de mídia. Foram dois desenhos animados, uma série de TV na década de 90. Além de ser a protagonista numa uma série de romances escritos por vários autores, incluindo Nancy Holder, Diana G. Gallagher, e Mel Odom. Recentemente (2018), Sabrina ganhou uma nova série, desta vez produzida pela NETFLIX e com uma releitura mais sombria sobre a personagem e seu universo fantástico.

Sabrina apareceu pela primeira vez na edição 22 da revista Archie's Mad House em 1962. Depois disso Sabrina fez aparições regulares na revista Archie´s TV Laught-out (1969 a 1985). Somente em 1971 foi lançada a revista: “Sabrina The Teenage Witch” (1971 a 1983) que chegou a marca de 77 edições.
 
“Sabrina, a Bruxinha Adolescente” chegou na TV em 1970 com a série animada “A Turma do Archie”. Mas, acabou conquistando sua própria série em 1971. Pouco depois, ela voltaria em 1977 com “The New Archie and Sabrina Hour”, todas produzidas pela Filmation, que utilizou a imagem da personagem vista nos quadrinhos.

Em 1996, a revista foi adaptada para uma série de TV de mesmo nome. Em Setembro do mesmo ano, foi lançado um filme. Ambos estrelados por Melissa Joan Hart, como Sabrina. O seriado durou sete temporadas e incluiu dois filmes e um álbum com a trilha sonora.
Em 1999, Hart dublou as duas tias para o desenho animado de Sabrina. Esta série durou uma temporada e produziu 65 episódios.
Em 26 de outubro deste ano (2018), estreou na Netflix: “O Mundo Sombrio de Sabrina” Uma nova adaptação. Agora numa versão muito mais sombria e distante do universo infanto juvenil de outrora.
Há ainda boatos de que a Archie Comics e a Moonscoop estariam desenvolvendo um novo projeto de série animada com a famosa bruxinha. E, até onde soubemos,  a nova versão dará à personagem um visual mais contemporâneo, vivendo histórias que introduzirão elementos sobrenaturais, fazendo um cruzamento entre os filmes da saga “Crepúsculo” e a série “Buffy, a Caça Vampiros”. A animação deverá ser feita em CGI.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Um comentário:

  1. Esqueceu de dizer que a série animada de 1999 , Sabrina : The Animated Series/A Bruxinha Sabrina , teve um filme em 2002 e um spin-off chamado Sabrina's Secret Life/Segredos da Bruxinha Sabrina .
    Em 2013 , foi lançado Sabrina : Secrets of a Teenage Witch , série em CGI que aparentemente não chegou ao Brasil , mas foi dublada em Portugal .

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.