Animação em Foco: ESQUADRILHA PARAFUSO (TaleSpin) 1990


ESQUADRILHA PARAFUSO (TaleSpin) é uma série animada, considerada uma espécie de spin-off de Mogli - O Menino Lobo. Apesar de não haver qualquer ligação com a história de Mogli e sim, apenas com o uso de alguns personagens. O desenho animado foi criado por Jymn Magon e Mark Zaslove e produzido pela Disney Television Animation. Estreou no Disney Channel em 09 de setembro de 1990 e foi cancelado em 08 de agosto de 1991, acumulando 65 episódios de uma única temporada.
Vários personagens foram baseados em outras séries da Disney, principalmente The Jungle Book (Mogli, o Menino Lobo), em particular o urso Baloo, protagonista da série; Rei Louie, Orangotango e Shere Khan, o tigre. Mesmo o pequeno urso Kiko, tem características que lembram as de Mogli. Por exemplo, nas vozes originais (inglês), Baloo costumava chamar Kiko Chutanuvens por apelidos exatamente do mesmo modo como chamava Mogli no filme em longa metragem.


A série teve seu enredo baseado em um programa da ABC de 1982 chamado Tales of the Gold Monkey, incluindo o avião que flutuava sobre a água, a relação conturbada do piloto com sua namorada (na série animada com a dona da empresa), o mecânico atrapalhado, as batalhas aéreas, os cenários semelhantes, além do fato de darem nomes de aves para seus aviões e frequentarem uma taverna de mesmo nome, "Louie´s".

Também houve inspiração em outra série de TV chamada Cheers, estrelada por Ted Danson e Kirstie Alley, que interpretam dois sócios em um bar que vivem brigando, mas sentem atração mútua (Baloo e Rebecca na série animada). Os roteiristas (e criadores) da série, Jymn e Mark, trabalhavam intensamente na supervisão da série para que tudo saísse como o desejado, apresentando também uma das mais vastas quantidades de personagens já vista em séries da Disney. Dentre algumas características intensamente trabalhadas, mas que não ficam claramente reveladas, está o fato da série se passar no pós-Segunda Guerra, com países fictícios representando a URSS, por exemplo, ou mesmo a China, ex-países comunistas. Fatos como esses deram a série a fama de ser carregada de simbologias e mensagens subliminares.

No Brasil, foi exibido pela Rede Globo de 1993 a 1995 nas manhãs de domingo no Disney Club (homônimo ao do SBT, mas com conteúdo diferente) e pela TV Colosso. Entre 1999 e 2004, foi exibido pelo SBT nos extintos Disney Club, Disney CRUJ e Festolândia. Na TV paga, o desenho foi exibido pelo extinto Disney Weekend e pelo Disney Channel.

A série também se aventurou em outras mídias, taís como Videogames. A Capcom lançou um jogo baseado na série para NES e Game Boy. Já a Sega produziu versões próprias para seus consoles, Sega Genesis e Sega Game Gear. Uma terceira versão foi produzida pela empresa Hudson Soft para o console PC Engine.
Também houve uma tentativa de se tornar histórias em quadrinhos. Uma revista mensal foi publicada em 1991 baseada na série. Foram publicadas 7 edições, sendo Bobby J. G. Weiss responsável pelo roteiro das edições de número 1 a 7, com exceção da 5 que na verdade foi uma adaptação do episódio 35, "The Old Man And The Sea Duck", com Weiss apenas sendo creditado pela adaptação.
A coleção foi cancelada em apenas sete meses e revelava um lado paralelo dos personagens. A edição número 7, por exemplo, explorava o passado de Kiko e seu tempo como pirata, enquanto a número 3 se aprofundaria na história do avião/fortaleza Iron Vulture, comandada por Don Karnage. As edições número 4 e 6 foram na verdade histórias recicladas de uma outra coleção que havia sido cancelada em 1991 chamada Disney's Cartoon Tales. Consequentemente, toda a série em quadrinhos apareceu na revista Disney Adventures de 1990 a 1995, sendo apresentada novamente anos depois, em 2006 na Disney Adventures Comic Zone Magazine e depois no lançamento da Marvel Comics baseada no programa Disney Afternoon.


CURIOSIDADES:
  • O nome é um trocadilho com palavra em língua inglesa "Tail Spin", que é uma expressão para definir uma rápida queda proposital de um avião em espiral. 
  • A palavra "Tale" do nome seria uma referência a série DuckTales: Os Caçadores de Aventuras, pois o personagem Capitão Boing era originalmente cotado para estrelar a série, porém depois optaram pelo urso Baloo. Anos depois, o Capitão foi incorporado na série Darkwing Duck.
  • A revista em quadrinhos número 8 jamais foi impressa, mas o final da edição 7 fez uma prévia de como seria: haveria espiões em Cabo Suzette e um grupo misterioso nos arredores das Indústrias Khan. Quando o agente especial Booker descobrisse que o problema era uma batalha entre agentes estrangeiros, faria um acordo com Balu para ser seu assistente. O nome dessa edição, "The Spy Who Bugged Me!", é uma paródia do título do filme "The Spy Who Loved Me" ("007 - O Espião que me Amava", em português).
  • Baloo é o único personagem presente nos 65 episódios da série.
  • Foi a primeira série animada da Disney a ter efeitos 3D incorporadas em conjunto com 2D, facilmente notado no episódio piloto que foi dividido em quatro partes. Depois, seria usado também na série: A Turma do Pateta (Goof Troop).

ELENCO DE DUBLAGEM:

Ed Gilbert (Baloo): Márcio Seixas
R.J. Williams (Kiko Chutanuvens): Peterson Adriano
Sally Struthers (Rebecca "Becky" Cunningham): Vera Miranda 
Janna Michaels (Molly Cunningham): Marisa Leal
Jim Cummings (Rei Louie): Antônio Patiño
Tony Jay (Shere Khan): Joaquim Luís Motta
Jim Cummings (Don Karnage): Jomeri Pozzoli
Damião: Carlos Seidl
Locução: Márcio Seixas
Locução do Nome da Série: Sylvia Salustti
Tema de Abertura: Pedro Lopes (Pedro St. Germain) e Márcio Seixas
Outras Vozes:

Dario Lourenço, Isaac Schneider, Jorge Vasconcellos, Márcio Simões, Orlando Drummond.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Um comentário:

  1. Eu li antes que a série se passava após a Primeira Guerra Mundial e antes da Segunda .

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.