Animação em Foco: TICO e TECO e os Defensores da Lei (1989)


Tico e Teco e os Defensores da Lei (Chip 'n Dale Rescue Rangers nos EUA e Tico e Teco - Comando Salvador em Portugal) foi um seriado animado criado por Tad Stones e Alan Zaslove e produzido pela Walt Disney Pictures, originalmente para exibição no Disney Channel.
A série traz como protagonistas a dupla de esquilos Tico e Teco (no original em inglês Chip 'n Dale) que são personagens da Disney. Famosos por aparecerem em vários desenhos do Pato Donald como antagonistas simpáticos, mas sua estreia se deu em um desenho do Pluto de 1943. 

A série foi ao ar, originalmente, de 04 de março de 1989 a 19 de novembro de 1990, tendo um total de 65 episódios, com a popularidade dos 13 primeiros episódios da série, no canal da Disney, passou a ser apresentada em forma sindicada em várias emissoras pelos Estados Unidos.


SINOPSE:
Tico e Teco resolvem abrir uma agência de detetives chamada \"Conexão Salva-Ação\" (Rescue Rangers no original) e contam com a ajuda de seus novos amigos, Geninha, Monterey Jack e Zipper. A agência se especializa em crimes que, geralmente, são muito \"pequenos\" para os policiais de verdade, sendo seus clientes também animais (ao contrário de outros desenhos da Disney onde Tico e Teco estão presentes, nessa série existe o convívio entre personagens humanos, onde tanto os heróis e vilões são passados desapercebidos, sendo notados poucas vezes). Seu principais inimigos são o Gatão, líder de uma máfia de gatos e que controla também outros animais e o cientista malvado Norton Nimnul.

Os Heróis:

Tico é o mais inteligente dos dois, ele ama Geninha, uma rata muito inteligente, um não fala
para o outro que se amam, mas na realidade todo mundo sabe que eles se amam. Tico muitas vezes se veste muito parecido com o Indiana Jones, usando até um chicote, é o mais responsável da turma.
Teco é o irmão atrapalhado, mas é bem engraçado, ele também gosta da Geninha, mas não fala nada porque seu irmão também gosta dela. Teco gosta de usar uma camisa Havaiana.
Monterey Jack é um rato australiano apaixonado por queijo, ele perde o controle só de ouvir em falar na palavra queijo. Teve sua casa destruída pelo Gatão e considera Geninha como filha, ele conheceu Tico e Teco quando os irmãos estavam na sua primeira missão, é o mais forte do grupo.
Zipper é amigo de Monty, ele se comunica por sons, já que é uma mosca que não sabe falar.

Os Vilões:

Gatão é o chefão da principal máfia e inimigo da agência Conexão Salva-Ação, ele controla
diversos outros animais. Wart, o lagarto; Mepps, o gato e Snout, o rato que não enxerga
muito bem.
Professor Norton Nimnul é um cientista louco, seus planos são sempre interrompidos pela agência.


Impulsionada pelo sucesso da série, a Capcom, produziu dois games de plataforma para Nintendinho: Chip 'n Dale Rescue Rangers, de 1990, eChip 'n Dale Rescue Rangers 2, de 1993, que são considerados clássicos do console. Teve também um game de aventura chamado Chip 'n Dale Rescue Rangers: The Adventures in Nimnul's Castle, lançado para MS-DOS, em 1990, publicado por Disney Computer Software e Hi Tech Expressions.

Em 2010, a produtora Dynamic Pixels lançou para mobiles: Chip 'n Dale Rescue Rangers, baseado em mini-games.

No Brasil, o desenho estreou em 1993, pela Rede Globo, no extinto dominical Disney Club (homônimo ao do SBT, mas com conteúdo diferente), mas também fora exibido pela TV Colosso e Xuxa Park, entre 1994 e 1996. Foi exibido, entre 2000 e 2001, pelo SBT, nos extintos Disney Club eDisney CRUJ, fazendo parte, também, do Festolândia, entre entre 2002 e2003. Na TV paga, o desenho foi exibido pelo extinto Disney Weekend epelo Disney Channel.

BÔNUS:
TICO E TECO - Dois esquilos e uma Dama (1952)
Tico e Teco resolvem cair na night e encontram uma belíssima dama. Desse encontro surge a velha e clássica rivalidade entre os dois que resulta num momento especial e marcante da dupla Tico e Teco



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.