Animação em Foco: DUELO XIAOLIN (Xiaolin Showdown) 2003


DUELO XIAOLIN para os meus padrões não chega a ser um desenho antigo, mas certamente era uma animação divertida e que vale a pena ser resgatada. Pois bem, Xiaolin Showdown foi criado por Christy Hui e co-produzido pelo produtor executivo Sander Schwartz, pelo produtor supervisor Eric Radomski e pelos produtores Bill Motz e Bob Roth, sendo desenvolvido pela Warner Bros.Animation, com características que lembram bastante os animes japoneses.

Este desenho animado foi apresentado originalmente nos EUA, pela Kids WB, Cartoon Network e Boomerang, de 2003 a 2006, num total de 52 episódios, de aproximadamente 22 minutos cada, em 3 temporadas. No Brasil foi exibido pelo SBT, dentro do programa Bom Dia & Cia. Assim como no Cartoon Network e Tooncast.

Na trama, quatro jovens de nacionalidades distintas passam a morar no Templo Xiaolin com a missão de proteger os Shen Gong Wu, objetos mágicos com grandes poderes, e impedir que caiam em mãos erradas. No entanto, esses artefatos encontram-se espalhados pelos quatro cantos do globo, e agora cabe a eles encontrá-los antes dos peculiares vilões da série.


Quando duas ou mais pessoas tocam em um Shen Gong Wu ao mesmo tempo, tem início um Duelo Xiaolin, em que todo o cenário se transforma para acomodar uma peleja pelo objeto, que pode ser desde um combate mano a mano até um jogo de pinball. Cada competidor deve escolher um Shen Gong Wu para auxiliá-lo na batalha, e o vencedor fica com o Shen Gong Wu em disputa, além daquele utilizado pelo adversário. Todo episódio tem no mínimo um Duelo Xiaolin, sendo uma das partes mais chamativas do desenho.

A história começa simples, mas vai ficando mais intrincada com o passar dos episódios, apresentando novos inimigos e ameaças a serem combatidas. As histórias possuem bastante humor, inclusive com os personagens fazendo aquelas caras e bocas tão conhecidas dos animes, mas não se furtam de mostrar ação, boas lutas e cenas dramáticas. O desenho tem uma certa aura de Pokémon em sua premissa, com diversos episódios focados inteiramente na caçada de um Shen Gong Wu específico, ou nas consequências boas ou ruins do uso de algum deles.


SINOPSE: Xiaolin Showdown (no Brasil, Duelo Xiaolin) é uma série de desenho animado americano que conta a história de quatro jovens monges na China que estão em busca dos Shen Gong Wu, objetos mágicos que fornecem ao usuário grandes poderes, e lutam para impedir a bruxa Wuya e outros vilões como Jack Spicer, de pegarem os objetos mágicos para fins malignos. Durante a busca eles também entraram em muitos Duelos, que acontecem quando duas pessoas ou mais pegam um Shen Gong Wu ao mesmo tempo. Cada um, dependendo do tipo do duelo, apostam Shen Gong Wu se dizem Gong Yi Tanpai para começar, e o vencedor ganha o(s) Shen Gong Wu(s) do(s) adversário(s).

Os personagens são bem carismáticos. Omi, o protagonista, é um monge chinês criado no Templo, que começa bem ingênuo e prestativo, mas vai ficando cada vez mais arrogante no decorrer da série, quase como se estivesse ciente de seu protagonismo. Raimundo, o monge brasileiro (vai Brasil!!), é brincalhão e preguiçoso, mas extremamente fiel a seus amigos, apesar de algumas briguinhas. Kimiko, de origem japonesa, é uma garota estilosa e valente, que não leva desaforo para casa e tem uma certa queda por Raimundo. Clay é o bonachão da equipe, um rapaz texano tranquilo e boa gente, sempre com uma piadinha na ponta da língua.

Em 10 de novembro de 2006, a Konami desenvolveu um videogame para as plataformas PlayStation 2, Play Station Portable, Xbos e Nintendo DS. Este jogo é baseado na série animada de televisão, contendo um jogador guia na forma de um monge de kung fu e três guerreiros especialistas em artes marciais. Sua missão é encontrar e proteger os poderosos objetivos místicos possuidores de grande poder denominados como Shen Gong Wu. Os vilões principais são liderados por Jack Spicer, juntamente com um exército de robôs e a bruxa Wuya. Também um DVD contendo a primeira temporada contendo dois discos foi lançado para o mercado norte-americano, além de brinquedos e outras mídias.


Duelo Xiaolin foi uma divertida animação que manteve um bom nível de qualidade em todos os episódios, fechando a terceira e última temporada com um episódio duplo  um pouco decepcionante, mas que de forma geral encerrou a série de modo satisfatório e deixando gancho para continuação. Infelizmente, a sequência veio na forma de “Xiaolin Chronicles”, de 2013, que ficou bem abaixo do seriado original. Muitos elementos centrais foram alterados, a animação não tem capricho e também infantilizaram os personagens… mas bem, isso pode ser assunto para um outro post. Por enquanto, recomendo que fiquem apenas com a série original. Para ter acesso a TODOS os episódios, clique AQUI!



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.