Animação em Foco: A MULHER ARANHA (Web Woman) da Filmation - 1978


Desta vez no ANIMAÇÃO EM FOCO vamos resgatar um dos (muitos) super-heróis da Filmation já quase esquecidos de todos. Vamos falar da MULHER-ARANHA (Web Woman) de 1978 que no Brasil foi exibido pela Rede Record, em meados dos anos 80, mas que depois disso foi pro limbo e (que eu saiba) nunca mais teve reprises por aqui. Então se você não lembra ou conhece, não precisa se preocupar, o MEMÓRIA MAGAZINE está aqui para satisfazer sua sede de nostalgia e de curiosidades. Boa Leitura!

Criada pelos estúdios FILMATION para a CBS nos EUA, em 9 de setembro de 1978. A Mulher-Aranha (Web Woman) é o alter ego de Kelly Webster uma cientista da NASA que  salva a vida de um alienígena alto e magro, quando este é arrastado para um rio caudaloso durante uma tempestade. Em gratidão, o alienígena a presentea com um anel especial com um desenho de " ampulheta ", semelhante ao de uma aranha viúva negra. Este poderoso artefato lhe garante os poderes de todo o reino dos insetos. Logo, o alienígena prova ser um agente da entidade misteriosa chamada Scarab, o guardião da estação espacial Citadel 7,que se comunica com ela através de uma enorme esfera de cristal no esconderijo secreto escondido em uma caverna sob o celeiro. Exatamente como ela entrou em contato com Scarab depois de receber o anel não foi especificado em nenhum dos desenhos animados, mas ela se torna Mulher-Aranha (Web Woman) logo depois. Sua transformação é provocada por um comando vocal, combinado com o poder do anel, que é falado assim:"Insetos do mundo ... pequenas criaturas do cosmos ... me emprestem seus poderes - AGORA!"


A roupa que Kelly usa como Mulher-Aranha(Web Woman) consiste de uma malha roxa com gola em forma de "W", um cinto combinando, botas combinando e uma calota craniana combinando com uma máscara preta em forma de antena "W". Ela tem uma variedade de armas, como uma "teia" de corda que sai do cinto de utilidades e obedece aos comandos dela, e o anel pode produzir gás para dormir, um feixe de energia que se solidifica em uma teia de aranha para prender inimigos. e um campo de força de correias energizadas. A Mulher-Aranha é auxiliada em suas missões para Scarab por um alienígena bonitinho e peludo com orelhas parecidas com morcegos, dentes grandes e grandes olhos negros que responde pelo nome de "Spinner". Enquanto a pequena criatura espacial é muitas vezes usada para alívio cômico, ele também é um mecânico experiente e tem a capacidade de se enrolar em uma bola e rolar em alta velocidade para poder atacar e auxiliar nas lutas da super-heroina. Juntos, eles viajam em um disco voador de oito patas em forma de aranha que ela chama de "Web-Trac". O super veículo pode atravessar o chão com a mesma facilidade com que voa no espaço. A Mulher-Aranha atende ao Web Call de Scarab para combater inimigos, tais como: Dr. Abyss, Madame Macabre, Dr. Jack Frankenstein , Rax, Dr. Desespero, Sr. Perfeito e Tsé - Tsé .

Texto do Amigo: Cassius M.G. Silva


CURIOSIDADES:

  • O nome original é WEB WOMAN, mas seria SPIDER WOMAN, aproveitando o sucesso do Homem-Aranha (Spider Man). Mas, supostamente a Marvel tratou de criar rapidamente a sua Mulher-Aranha (Spider Woman) logo que soube dos planos da FILMATION, o que forçou o estúdio a mudar o nome da animação.
  • A WEB WOMAN fazia parte do bloco animado intitulado: TARZAN AND THE SUPER 7. Entre as animações destacavam-se alguns heróis conhecidos, como: Tarzan e Batman e Robin, mas além da MULHER ARANHA também havia: HOMEM-BORRACHA E MINI-MINI, MANTA E MORAY e a FORÇA DA LIBERDADE.
  • A FILMATION, principal concorrente da Hanna-Barbera, produziu diversos desenhos animados entre 1963 e 1989. A DC contratou o estúdio várias vezes, mas a produtora também criou muitos super-heróis originais. A maior característica dos desenhos da Filmation eram as lições de moral no fim dos episódios e o uso da técnica de rotoscopia, onde se animava cenas à partir do movimento de atores, algo que conferia movimentos bem mais realistas aos personagens. 
  • A MULHER-ARANHA teve apenas uma temporada com 10 episódios, sendo eles: 01 "The Rainmaker", 02 "The Eye of the Fly", 03 "The World Within", 04 "Madame Macabre's Calamity Circus", 05 "Red Snails at Sunset", 06 "Send in the Clones", 07 "The Sun Thief", 08 "Dr. Despair and the Mood Machine", 09 "The Perfect Crime" e 10 "The Lady in the Lamp".
  • A atriz Linda Gary que interpretou Sue Ellen no seriado Dallas, dublava (no original) a Web Woman/Kelly Webster.
  • Enquanto a produção ficou por conta de: Lou Scheimer e Norm Prescott da Filmation, a direção dos episódios da Mulher Aranha (Web Woman) ficaram aos cuidados de: Hal Sutherland.
Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.