Falando em Série: TERRA DE GIGANTES (Land of the Giants) 1968


O FALANDO EM SÉRIE de hoje nos remete a uma das inesquecíveis séries de TV criadas pelo gênio criativo: Irwin Allen. TERRA DE GIGANTES foi um divertido seriado ao estilo Sci-Fi que apresentava em sua trama uma indiscutível influencia de "As Viagens de Gulliver" e que ostenta o fato de ter sido uma das produções para televisão mais caras de sua época. Criada muito anos antes do computador e dos efeitos digitais, a série conseguiu impressionar o público com seus "efeitos especiais" que obrigava os atores a escalarem os mais variados objetos cenográficos gigantes para forjar a imagem de um mundo de gigantes. Lembrou? Ficou curioso? Não perca mais tempo e avance em mais este post repleto de nostalgia. Boa Leitura!

O seriado chegou ao Brasil em 1969 pela TV Record onde permaneceu até 1971. Após o seu cancelamento transferiu-se já em 1972 para a Rede Globo, onde foi exibido por cerca de um ano. Depois disso, só retornou à televisão brasileira em 1977, ainda pela Rede Globo, dessa vez exibido até o ano de 1979. De 1981 a 1984 foi exibido pela TV Bandeirantes. Após seis anos de ausência, retornou em 1990 pela Rede Record, no entanto durou menos de um ano. Também foi exibida no Brasil na TV por assinatura FOX, que trouxe o programa de volta em 1994, apresentando-o por dois anos. Anos mais tarde foi mostrada nos canais por assinatura FX e TCM, além dos canais UHF UlbraTV, Rede Brasil que ainda hoje reprisa seus episódios.




SINOPSE: O que era para ser um vôo tranquilo, acaba se tornando o início de uma aventura espacial. Uma aeronave parte de Los Angeles para London, mas seu trajeto muda após atravessar um estranho portal em formato de nuvem. A tripulação e os passageiros logo se vêem em um outro planeta, parecido com a Terra, mas com peculiaridades bizarras, a começar pelos habitantes locais, que são 12 vezes o tamanho de qualquer pessoa da Terra. Agora, piloto, co-piloto, comissária de bordo e passageiros se unem para consertar a nave e retornar para casa.

Título: TERRA DE GIGANTES
Título Original: Land Of The Giants
Diretor(es): Harry Harris / Sobey Martin
Criador/Produtor: Irwin Allen
Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Record, Rede Globo, TV Bandeirantes, Fox, FX,  TCM, UlbraTV e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 22 de setembro de 1968 a 22 de março de 1970.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 2 (51 episódios).
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television e Irwin Allen Productions.
ELENCO:
  • Gary Conway .... Capitão Steve Burton, comandante da Spindrift
  • Don Marshall .... Dan Erickson, co-piloto
  • Don Matheson .... Mark Wilson, engenheiro (passageiro)
  • Kurt Kasznar .... Alexander Fitzhugh...ladrão de bancos e trapaceiro (passageiro)
  • Stefan Arngrim .... Barry Lockridge...criança órfã (passageiro)
  • Deanna Lund .... Valerie Scott...modelo (passageira)
  • Heather Young .... Betty Hamilton...aeromoça

A história da série começa no dia 12 de junho de 1983, quando a nave espacial Spindrift fazia o voo normal entre Los Angeles e Londres, sendo atingida por uma misteriosa névoa e se metendo em uma tempestade magnética que a jogou em uma Terra alternativa povoada por gigantes, doze vezes maior que a Terra.
Os “pequeninos”, como os tripulantes do Spindrift são chamados pelos gigantes, passam a ser perseguidos por todos. Após caírem na Terra de Gigantes, Dan, o copiloto da nave, continua em sua função, ajudando o Capitão Steve Burton a organizar a defesa do grupo e tentar encontrar uma maneira de volta à Terra. Seu maior choque é com Alexander Fitzhugh, um covarde passageiro do Spindrift, que nunca está disposto a ajudar e que, na fatídica viagem, levava uma valise cheia de dinheiro de um golpe que havia executado.
Os pequeninos terrestres eram perseguidos também pela polícia política dos gigantes, o S.I.D, liderado pelo inspetor Kobick (Kevin Hagen). A presença do personagem era tão marcante que chegamos a estranhar o fato de o nome de Hagen não aparecer nos créditos iniciais da abertura do seriado. Kobick aparece apenas em oito episódios da série mas, graças ao talento de Hagen, e do bom nível dos roteiros, ele se tornou um dos vilões mais fortes da história da TV.
No planeta onde os gigantes viviam, havia um regime autoritário no poder, muito semelhante com diversas ditaduras que existiam em várias partes do mundo na década de 60. Embora, involuntariamente ou não, não ficasse muito claro qual era o direcionamento ideológico do regime dos gigantes, foi nesse seriado que as críticas ao autoritarismo ficaram mais evidentes na obra de Allen.


CURIOSIDADES:
  • TERRA DE GIGANTES Foi mais uma das pproduções do grande e hoje quase esquecido: IRWIN ALLEN, criador das inesquecíveis séries: Viagem ao fundo do mar (1964-1968), Lost In Space (1965-1968),O Túnel do Tempo (1966-1967) e A Familia Robinson (1975-1976). 
  • Possivelmente, a inspiração de Allen pode ter vindo de outras séries e filmes como As Viagens de Gulliver (Gulliver´s Travels) e A Ilha dos Birutas (Gilligan´s Island – 1964-1967).
  • Esta série marca o fim da "Era Allen" na TV. Além do alto custo (US$ 250.000,00 por episódio), também exigia muito dos atores (os dubles somente eram usados em raras cenas consideradas muito arriscadas e perigosas). A grande maioria das cenas exigiam dos atores grande esforço que além de enfrentarem diariamente um ou outro risco de pequenos tombos e alguns  arranhões, tinham de subir ou descer dos enormes objetos cenográficos, tais como: telefones, Carreteis, Pedras e uma grande variedade de coisas similares. Alguns destes objetos devem ter custado uma fortuna, como por exemplo a criação da gigantesca mão/trator que sempre segurava alguns personagens quando capturados.
  • No episódio "Em uma noite clara que você pode ver a Terra", o Capitão Steve Burton (Gary Conway) afirma ter visto a Terra através de um conjunto de óculos infravermelhos inventados pelos gigantes, sugerindo que os dois planetas são de fato mundos separados, mas perto o suficiente para poder ver um do outro. 
  • O único método estabelecido na narrativa da série pelo qual as pessoas da Terra podem chegar ao planeta dos gigantes é o vôo em alta altitude, passando pelo que um gigante chama de "trava de dimensão" (?????).
  • Apesar de vários episódios estabelecerem que pelo menos seis outros vôos pousaram no planeta, nenhum episódio confirma que alguém retornou à Terra. 
  • O seriado não teve uma conclusão  sobre as tentativas dos humanos de retornar à Terra, e o episódio final, "Cemitério dos Loucos", foi um conto independente que poderia ter ocorrido a qualquer momento na segunda temporada. 
  • O penúltimo episódio, "Wild Journey" (estrelado por Bruce Dern ), tem Steve e Dan usando a tecnologia alienígena para viajar no tempo para a Terra poucas horas antes de seu voo malfadado. Em um enredo tirado do episódio "The Time Merchant", de Lost In Space , eles tentam alterar a linha do tempo, mas só conseguem garantir que os eventos do primeiro episódio, "The Crash", ocorram (filmagens do piloto, onde a nave Spindrift se perde, está incluído neste episódio).
  • Alguns elementos narrativos vistos anteriormente na série Perdidos no Espaço (também de Allen ) se repetem em Terra de Gigantes, por exemplo a relação entre o tolo e ganancioso ladrão de bancos Alexander B. Fitzhugh ( Kurt Kasznar ) e o jovem Barry Lockridge ( Stefan Arngrim ), tem muito semelhança ao relacionamento entre o Dr. Smith e o jovem Will Robinson. 
  • A série foi originalmente planejada para estrear como um substituto no meio da temporada na primavera de 1968, e os primeiros 12 episódios foram gravados no outono de 1967. Isso foi mudado e a serie estreou em setembro de 1968 para uma temporada completa .A rede exibiu os episódios em uma ordem significativamente diferente da sequência de produção. Isso causou lapsos desconcertantes de continuidade, já que nos primeiros 12 episódios filmados (mas não em episódios posteriores) os Gigantes se moviam lentamente e mal falavam. Para economizar nos custos de produção, Allen usava o mesmo recurso que havia empregado na serie Túnel do Tempo: reutilizando as filmagens de outras series da filmoteca da 20th Century Fox.
  • Terra de Gigantes também serviu para marcar o encontro entre Deanna e Don Matheson, que após a produção da série se casaram. Eles tiveram uma filha, Michelle Matheson, que também é atriz. Infelizmente, a união terminou em divórcio.

Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.