O nosso PAPO DE CINEMA nos trás a MEMÓRIA uma divertida aventura espacial dos anos 80, com a assinatura do mestre dos filmes B, Roger Corman. Vamos falar do filme: MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS de 1980. Hoje em dia é cultuado por alguns e escrachado por outros, haja vista a produção desleixada e os efeitos pra lá de datados. Ainda assim, recomendo como um ótimo entretenimento para os fãs da sétima arte. Lembrou? Não conhece? Sem problema! Não fique de fora dessa e avance neste post e volte no tempo pra se divertir um pouco conosco. Boa leitura!
SINOPSE: Os fazendeiros do pacato planeta Akir estão sendo ameaçados pelo tirano conquistador de mundos conhecido como Sador (John Saxon), e cabe ao jovem Shad (Richard Thomas) a missão de viajar pelo espaço e contratar mercenários para contra-atacar os invasores e lutar pela liberdade de seu planeta em perigo. Shad consegue a ajuda de diversos aliados, como um homem-lagarto, um grupo de clones com uma consciência coletiva, o perigoso assassino Gelt (Robert Vaughn), Saint-Exmin (Sybill Danning), uma guerreira da raça alienígena Valquírias e até um verdadeiro cowboy do espaço (George Peppard), em cena com várias falas e ações que lembram os filmes: Sete Homens e um Destino e Guerra nas Estrelas.
Título: MERCENÁRIOS DAS GALÁXIAS
Título Original: Battle Beyond The Stars
País: EUA
Ano: 1980
Duração: 104 minutos
Gênero: Ficção científica / Aventura
Direção: Jimmy T. Murakami
Produção: Ed Carlin / Roger Corman
Roteiro: Anne Dyer (Story) / John Sayles
Elenco Principal:
- Richard Thomas – Shad
- Robert Vaughn – Gelt
- John Saxon – Sador
- George Peppard – Space Cowboy
- Darlanne Fluegel – Nanelia
- Sybil Danning – Saint-Exmin
- Sam Jaffe – Dr. Hephaestus
- Jeff Corey – Zed
- Morgan Woodward – Cayman de Lambda Zone
- Marta Kristen – Lux
- Earl Boen – Nestor 1
- John Gowens – Nestor 2
- Lynn Carlin – Nell (voz), computador de Shad
- Larry Meyers – Kelvin 1
- Lara Cody – Kelvin 2.
- Steve Davis – Quepeg.
- Julia Duffy – Mol
Música: James Horner
Edição: Allan Holzman / Robert J. Kizer
Distribuição: New World Pictures
Lançamento: 5 de Setembro de 1980
RESENHA:
"Baseado no clássico Sete Homens e Um Destino (que também é baseado em Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa), mais algumas inspirações espaciais de Star Wars, Mercenários das Galáxias tornou-se um cult dos filmes B. Mesmo com efeitos especiais datados, figurinos que beiram o ridículo, ainda assim é um filme dos maravilhosos anos 80, e o termo “cult” se adequa a ele com perfeição.
O filme começa no distante e pacífico planeta Akir, povoado em sua maioria por fazendeiros e suas famílias. Tudo muda quando o povo de Akir é ameaçado pelo tirano imperador Malmori, Sador que mantêm sua longevidade roubando partes de corpos de outros seres e as transplantando em seu próprio corpo. Exigindo tributos e total rendição, Sador ameaça destruir Akir se a população não submeter-se a ele, dando-lhes 7 dias para decidirem. Por sugestão do ancião de nome Zed o último dos lendários Corsários Akira, o jovem Shad tenta buscar e contratar guerreiros para proteger seu mundo mesmo, contra a vontade da maioria que se rende ao medo. Pilotando a nave de Zed, controlada pela I.A. Nell, ele têm apenas comida e abrigo como forma de pagamento a ser oferecida partindo assim para sua missão. Pelo caminho, ele conhece Nanelia, filha de um antigo aliado do ancião de seu mundo, o armeiro cyborg Dr. Hefesto. Tentando conseguir armas para ajudar em sua luta, ele é capturado e obrigado pelo enlouquecido cientista a casar com sua filha para manter sua linhagem intacta. Porém, Shad convence Nanelia a ajudá-lo a fugir e ambos retornam a Nell para seguir viagem.
Logo depois, Shad e Nanelia acabam encontrando com o terráqueo e piloto de um cargueiro conhecido apenas como Cowboy. Ele é salvo pelo jovem de um ataque de piratas que tentavam roubar sua carga de armas que seriam levadas para o planeta Umateal que acaba sendo destruído por Sador. O Cowboy acaba sendo o primeiro a aceitar a oferta de Shad para combater o tirano. Mais tarde, eles conhecem Nestor uma consciência coletiva compartilhada por 5 corpos clones que aceitam participar da missão para fugir da experimentar novas emoções visto que, sua espécie perdeu a séculos essa capacidade com a evolução de sua sociedade. Em seguida eles recrutam Gelt, um assassino procurado por dezenas de sistemas que busca um lugar onde possa permanecer anônimo e escondido de caçadores de recompensas. Aqui Robert Vaughn reprisa papel semelhante ao que desempenhou em "Sete Homens e um Destino". Outra que se junta ao grupo é a guerreira valquíria Saint-Exmin que deseja mostrar seu valor em batalha. Quando Nanelia é capturada pelo traficante de escravos Cayman de Lazuli e seus capangas os gêmeos Kelvin que comunicam-se emitindo calor. Mas, ao saber da luta contra Sador, Cayman se alia a Shad e os demais por querer vingança contra o tirano que destruíra seu planeta natal anos antes. Com seu grupo formado, Shad e seus novos aliados se dirigem a Akir para defendê-lo do vilão Sador."
Gelt (Robert Vaughn): Um assassino frio e calculista, mas também um guerreiro muito experiente. O prêmio por sua cabeça é tão alto que o faz fugir das autoridades o tempo todo e não pode usufruir das riquezas que acumulou ao longo dos anos com seus crimes. Aceita a missão por precisar de um lugar para se esconder e o planeta Akira parece ser o lugar ideal.
Cowboy do Espaço (George Peppard): O único terrestre do grupo, tem o jeitão de cowboy marrento e folgado, mas que também é afável e até mesmo romântico. Logo torna-se um bom amigo de Shad. Aceita de boa vontade a missão de proteger a população do planeta Akira e se apaixona pela bela Lux (Marta Kristen).
Saint-Exmin (Sybil Danning): uma valquíria, raça de mulheres guerreiras, é de espírito leviano e irresponsável, mas também intrépida e corajosa, com um rígido código de honra. Fica extasiada no calor da batalha e deseja sempre provar a si mesma que é uma grande guerreira. Sua nave tem pouco poder de fogo, mas, em compensação, é muito rápida.
Nestor (Earl Boen, John Gowens e outros): uma raça de clones extremamente inteligente e avançada e que, juntos, formam um único ser. Possui grandes poderes mentais tais como: telepatia e até mesmo domínio mental de outras criaturas. Ao perceber a gravidade do problema, Nestor envia cinco de seus representantes para se juntar aos outros mercenários, mas, ao contrário destes, nada cobra pela missão, pois é autossuficiente.
Nanelia (Darlanne Fluegel): filha do cientista Dr. Hephaestus - que possui uma cabeça humana em um suporte de vida metálico -, que tenta obrigar Shad a ficar em seu planeta para casar com Nanelia. Shad foge e Nanelia o segue em sua própria nave. Ambos se apaixonam e ela se junta ao grupo. Sua nave não possui armas. Ao invés disso, possui um avançado sistema de computadores.
Cayman de Lambda Zone (Morgan Woodward): membro de uma raça reptiliana, é um mercador de escravos que captura Nanelia, mas a liberta logo em seguida ao saber dos outros mercenários contratados para combater Sador, o ser que destruiu seu povo muitos anos atrás e do qual é o último representante. Sedento de vingança, Cayman também se junta ao grupo.
CURIOSIDADES:
James Cameron e sua futura esposa e produtora Gale Anne Hurd se conheceram nessa produção. Cameron foi um dos responsáveis pelos efeitos. Juntos fariam "O Exterminador do Futuro" (1984), "Aliens - O Resgate" (1986) e "O Segredo do Abismo" (1989). O casal se separaria durante o making of desta última produção.
O filme contava com atores conhecidos pelo grande público como George Peppard ("Bonequinha de Luxo" e "Esquadrão Classe A"); Richard Thomas ("Os Waltons"); John Saxon ("Joe Kidd", "Operação Dragão", "Sangue em Sonora" e "A Hora do Pesadelo"); Sybil Danning ("Os Três Mosqueteiros" e "Os Sete Magníficos Gladiadores") e Robert Vaughn ("O Agente da U.N.C.L.E.", "Os Protetores", "Os Dez Mandamentos" e "Sete Homens e um Destino").
George Peppard foi uma das escolhas para o papel de Vin em "Sete Homens e Um Destino" (1960). O papel ficou nas mãos do ator Steve McQueen.
Antes da produção do longa começar, um jornal comercial criou um boato de que John Wayne estrelaria a película com Ingmar Bergman como diretor, o que acabou se mostrando uma piada de mau-gosto.
Bill Paxton, na época um ilustre desconhecido, trabalhou como carpinteiro durante a produção do filme, onde conheceu o então iniciante, James Cameron que atuava como diretor de arte e, ambos mais tarde trabalhariam juntos em "Aliens - O Resgate".
Algumas cenas foram reutilizadas em outras produções de Roger Corman como "Space Raiders", "Starquest II", "Quarteto Fantástico", "Vampirella", "Dead Space", e "Forbidden World".
PRÊMIOS:
(Saturn Awards)
Desempenho excepcional: Sybil Danning - 1981
Indicações
Melhor filme de ficção científica: 1981
Melhores efeitos especiais: 1981
Melhor figurino: 1981
Melhor maquiagem: 1981
Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Apontem Vossos XXX Para o QR Code
-
Sou péssimo - declaro-me mesmo incapaz - em certas atividades comezinhas
fáceis e comuns às mais rastaqueras das gentes.
Não sei dar presentes, por exemp...
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...
Nenhum comentário