Animação em Foco | BRAVE STARR (1986)

 

Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos ao espaço sideral rever as aventuras de um faroeste futurista que trás como campeão da justiça um xerife com olhos de falcão, ouvidos de lobo, força de urso e a velocidade de um puma. Sim, nós vamos recordar as empolgantes aventuras de BRAVE STARR. Uma produção original da filmation que apesar de não ter sido um grande fenômeno de popularidade, ainda assim conquistou muitos fãs e com certeza, merece nossa atenção. O desenho estreou por aqui em 1987, dentro do Xou da Xuxa na Rede Globo, mas acabou aparecendo em outras faixas do canal. Lembrou? Não conhece? Não tem problema! Fique conosco e você não vai se arrepender. Boa Leitura!

SINOPSE: Marshall Bravestarr é o delegado do planeta "Novo Texas", no século XXII. O planeta tem três sóis e é rico em "Kerium" um minério valioso, o que o faz ser constantemente atacado por Tex-Hex, o líder dos "Carrion Bunch", bandidos mercenários cibernéticos, cujos principais intuitos se centram na obtenção do Kerium e na destruição do planeta.
O delegado espacial é uma espécie de cowboy nativo norte-americano, num contexto futurista adaptado do antigo Oeste Selvagem, cuja personalidade é equilibrada e espiritual. Não raras vezes recorre ao seu mestre, "Shaman", para conselhos e recuperação espiritual. Além de hábil e competente, o herói ainda pode invocar os poderes de espíritos de animais. Como armas, Brave Starr tem pistolas laser.

Os poderes dos "animais-espírito" são:
 - Olhos de Falcão: Permite enxergar a grandes distâncias
 - Ouvidos de Lobo: Super-audição
 - Força do Urso: Super-Força
 - Velocidade do Puma: Super-Velocidade

Brave Starr tem como parceiro um alienígena com aparência de cavalo cibernético que consegue falar e ficar sob duas patas. Chamado em inglês de Furacão (Thirty/Thirty), ele possui como arma um rifle de energia que chama de "Trabuco", ou "Trabuquinho" (em inglês: "Sarah Jane").


CURIOSIDADES:
  • Criada por Donald Kushner e Peter Locke para a Filmation, a série foi exibida originariamente no período de 14 de setembro de 1987 a 24 de fevereiro de 1988. Teve apenas uma temporada com 65 episódios, sendo que cada um tinha em média 25 minutos de duração. A direção dos episódios foi alternada por: Bob Arkwright e Lou Zukor
  • No Brasil, esta animação estreou em 1987, no Xou da Xuxa da Rede Globo, mas acabou aparecendo na programação de domingo, em 1988, no inicio da tarde. Com o tempo, como ocorreu com muitos outros desenhos, acabou sendo esquecido. Mas, chegou a voltar à programação brasileira pelo canal pago: Boomerang e também no Tooncast, já em 2011.
  • Em 1988, a Editora Abril publicou no Brasil uma série mensal em formatinho que chegou a ter 12 edições lançadas. Curiosamente, nos dois primeiros números não se apresentavam os nomes dos argumentistas e desenhistas. Somente a partir do terceiro número começaram a aparecer os créditos. Porém, sabemos que foram escritas e desenhadas por uma equipe formada por artistas brasileiros contratados pela Editora para suprir a demanda de histórias do personagem. Destaque para os desenhistas Álvaro Omine, Roberto Kussumoto, Mozart Couto, Marcelo Campos e histórias de Luiz Antônio Aguiar. Para mais informações sobre estes quadrinhos, clique AQUI!
Clique aqui para BAIXAR a SCAN
  • Em 1986, um ano antes da série de TV estrear, a Mattel lançou uma linha de action figures baseada na série animada.
  • Brave Starr foi a última animação do estúdio Filmation (com Group W Productions).
  • Uma série spin-off chamada Bravo! (originalmente: Quest of the Prairie People) estava em produção, juntamente com Bugzburg quando o estúdio fechou.
  • Um videogame do gênero tiro a side-scrolling foi lançado para Commodore 64, Amstrad CPC, e ZX Spectrum. É um jogo de tiro side-scrolling.
  • Apesar de ser uma animação infantil, alguns episódios tiveram abordagens adultas e educativas de diferentes problemas. Por exemplo, no episódio: "O Preço" (The Price) surge uma nova droga no planeta, apelidada de "spin". Uma criança é aliciada por um traficante para a experimentar, e rapidamente se torna viciada, roubando inclusive a mãe para obter mais doses. A conclusão não é alegre e ou despretensiosa, como em muitas outras situações (cartoons, séries). No final do episódio a criança morre, num estado físico muito debilitado, depois de uma overdose fatal. Há também o longa animado: A LENDA (The Legend) onde BraveStarr se envolve romanticamente com J.D (uma juíza), chegando mesmo a trocar algumas carícias e beijinhos (algo muito pouco usual nos desenhos animados de então). A cena na sua totalidade é muito bem equilibrada, assemelhando-se a qualquer situação retratada em inúmeros filmes.
DUBLAGEM:
Personagem
Original (em inglês)Em português (no Brasil)1
BravestarrPat FraleyDarcy Pedrosa
FuracãoEd GilbertPaulo Flores
Tex HexCharles AdlerMagalhães Graça
ShamanEd GilbertJosé Santa Cruz
Juíza J.B.Susan BluMaria da Penha
Delegado FuzzCharles AdlerCarlos Marques
TerremotoPat FraleyAndré Luiz Chapéu
Cabeça de CactosAlan OppenheimerMário Monjardim

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.