Animação em Foco | GALTAR E A LANÇA DE OURO (Galtar and the Golden Lance) 1985

Desta vez nossa ANIMAÇÃO EM FOCO irá resgatar a MEMÓRIA de um período, quando animações com heróis que empunhavam espadas mágicas estava em alta. Nessa época, a Ruby-Spears lançou Thundarr, o Bárbaro (1980), a Filmation lançou Blackstar (1981), He-Man e os Defensores do Universo (1983) e depois lançou She-Ra (1985). Já a Pacific Animation em parceria com a Rankin Bass lançaram Thundercats (1985). Então, não querendo ficar de fora desse filão, a Hanna-Barbera também decidiu lançar o seu herói de espada mágica: GALTAR E A LANÇA DE OURO. E agora, sem mais delongas, vamos a nossa matéria.

 
SINOPSE:  Galtar, um guerreiro mítico, armado com sua lendária lança dourada e na companhia de seus dois companheiros, a Princesa Goleeta e Zorn, lutam contra Tormack, o usurpador do trono do reino de Bandisar, que por meio da força e da opressão maligna pretende conquistar o mundo todo.
 
Título: GALTAR E A LANÇA DE OURO 
Título original: Galtar and The Golden Lance
Ano:1985
País: EUA
Estúdio: Hanna-Barbera
Distribuição: World Vision
Produtor: Bob Dranko
Trilha Sonora: Hoyt Curtin
Direção:  Ray Patterson (supervisão geral), Oscar Dufau, Arthur Davis, Alan Zaslove, Don Lusk e     Tony Love
Exibição Original: 2 de setembro de 1985  - 20 de janeiro de 1986
Episódios: 21, com média de 30 minutos, em uma única temporada.



A história de GALTAR nos leva ao planeta Aranon, onde um pequeno grupo de guerreiros, liderados pelo jovem espadachim Galtar, lutam contra o império do mal, liderado pelo tirano Tormack. Ao longo das aventuras, nossos heróis vão encontrando pelo caminho uma grande variedade de guerreiros, magos e monstros. E como arma principal, o Galtar usa a Lança de Ouro, uma barra mágica capaz de disparar raios de energia e de se dividir em 2 espadas de lâminas reluzentes.
Apesar do desenho ter um clima mais sério, temos os anões mercenários Rak e Tuk que são os encarregados de trazer o alívio cômico à trama.  
Quanto ao Planeta Aranon, é um lugar quase todo coberto de desertos, pelo qual o Galtar cavalga num animal azul parecido com um cavalo, chamado Thork.
A população do planeta vive em cidades isoladas. E a mais poderosa dessas cidades é Bandisar (que no Brasil teve o nome mudado pra Bandassar), que teve seu governo usurpado pelo terrível conquistador: Tormack. 
Galtar quer sse vingar de Tormack que assassinou toda sua família. E logo ele se alia à Princesa Goleeta, herdeira do trono de uma cidade destruída pelos exércitos do Tormack e que também teve a família morta pelo vilão.
Quando o Tormack saqueou a cidade da Goleeta, roubou o maior tesouro deles: um escudo mágico indestrutível que pertencia à princesa.
Antes, ele já tinha tentado se apoderar da Lança Dourada, uma poderosa espada mágica. Mas fracassou, pois a "Golden Lance" tem vontade própria e só obedece a quem quer. E assim, ela queimou o olho direito do Tormack com os raios dela quando o vilão tentou se apropriar dela. Justamente por isso mesmo, Galtar adota a Lança de Ouro para enfrentar Tormack. 
Logo, junta-se aos heróis o irmão mais novo da Goleeta,  Zorn, que os acompanha montando num animal parecido com um avestruz chamado Kodo.
No time dos vilões, além do vilãoTormack, temos um feiticeiro chamado Krimm. Que apesar de ser um mago poderoso, passa o tempo todo puxando o saco do vilão pra tirar proveito de todas as situações que consegue.
O general dos exércitos é Otar, que é meio bobão e não tem muita importância na história.
E também temos a sobrinha do Tormack, uma espécie de vilã independente, chamada Rava, que passa o tempo oscilando entre tentar usurpar o poder de Bandisar e tentar agarrar o Galtar, por quem ela tem uma queda. Assim, às vezes ela toma atitudes que favorecem o Tormack, outras vezes faz coisas a favor do Galtar.
E claro que surgem outros eventuais guerreiros, magos e monstros de todos os tipos com os quais os heróis tem de lutar enquanto vagam pelo Planeta Aranon.
 
Rak e Tuk
 
Galtar e a Lança Dourada (ou Galtar e a Lança de Ouro) foi
originalmente produzido e lançado como parte do programa "três em um" The Funtastic World of Hanna-Barbera, do qual A Turma do Zé Colméia (Yogi's Gang, 1973) e As Novas Aventuras de Jonny Quest (1986-87) eram os outros dois segmentos.
No Brasil foi exibido  em 1987, no extinto Xou da Xuxa e anos mais tarde no Cartoon Network. Galtar foi dublado por Orlando Prado.
 
Infelizmente, Galtar and The Golden Lance não fez o sucesso esperado pela Hanna-Barbera e veio a ser cancelado em seu 21º episódio. Então, a história foi parcialmente resolvida (Bandisar ficou livre do usurpador), mas várias situações ficaram pendentes (o Galtar não conseguiu pegar o Tormack nem recuperou o escudo da Goleeta). Ou seja, não deixou de ser um final, mas também é um baita cliffhanger que deixa um gancho para uma possível continuação. Infelizmente, a continuação não aconteceu até hoje.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.