Clint Eastwood depois de fazer história com a trilogia dos dólares na década de 60, marcou o gênero policial entre as décadas de 70 e 80 estrelando a famosa pentalogia na pele do detetive durão: Harry Callahan, mais conhecido como Dirty Harry. Um policial de San Francisco que não sabe jogar pelas regras e o que lhe interessa é pegar os criminosos… do jeito que der! E se isso incluir uma bala de Magnum .44 na testa deles, que seja.
Após o assassinato de uma jovem em São Francisco, uma carta é mandada para o prefeito pelo criminoso, dizendo que matará uma pessoa por dia até receber 100 mil dólares. Harry Callahan (Clint Eastwood), um detetive que não usa métodos tradicionais, é o encarregado do caso. Enquanto Scorpion continua matando, Callahan e sua equipe tentam capturá-lo. Ele acaba sendo preso, mas é solto por falta de provas, assim Harry decide quebrar totalmente as regras para acabar com este assassino, decidindo usar métodos pouco ortodoxos.
Outra curiosidade, Perseguidor Implacável é o 3º de 5 filmes em que Clint Eastwood trabalhou com o diretor Don Siegel. Os demais foram Meu Nome é Coogan (1968), Os Abutres Têm Fome (1969), The Beguiled (1971) e Alcatraz - Fuga Impossível (1979).
O interessante é que inicialmente o personagem foi oferecido a Frank Sinatra, que recusou o papel (Consta que na época o ator havia fraturado o pulso). Porém, o estúdio já havia escolhido o cantor/ator para interpretar o policial de San Francisco, e os produtores estavam tão confiantes que tudo iria dar certo que publicaram um anúncio em jornais e revistas anunciando o futuro lançamento.
Felizmente, para nós fãs do Clint "Dirty" Harry, a coisa não parou por ai e na sequência o personagem foi oferecido a John Wayne que também recusou o papel, porque não gostou que lhe oferecessem “algo que Sinatra não quis”. Robert Mitchum também recusou, porque disse que “aquele roteiro não era nada mais do que um monte de lixo”. E Burt Lancaster desistiu, dizendo que não concordava com a violência do filme. Foi apenas então que o papel foi oferecido a Clint Eastwood, que resolveu aceitá-lo. Por fim, foram justamente os filmes da franquia Dirty Harry que ajudaram a fortalecer e imortalizar o nome de Clint Eastwood.
Assim se iniciava a carreira do violento detetive, e que trouxe deleite as plateias. Alias muitos de seus bordões eram utilizados pelas pessoas no dia a dia, e em outros filmes do gênero policial ou comedia. Um dele é o famoso: "Make my day, punk!", outro é o que esta no clipe ai embaixo: "Do you feel lucky, punk?"
Perseguidor Implacável(1971) é o 1º filme protagonizado pelo inspetor Harry Callahan. Os demais foram Magnum 44 (1973), Sem Medo da Morte (1976), Impacto Fulminante (1983) e Dirty Harry na Lista Negra (1988).
Acredito que grande parte do sucesso do personagem Dirty Harry, esteja no modo como ele representa o desejo das pessoas de verem alguém reagir a ascensão do crime na sociedade. A população esta cansada de ser vítima de violentos crimes e de não ver a reação das forças policiais de verdade. Tudo que tem para se consolarem são os heróis dos filmes de ação.
É um ator, produtor e diretor que conquistou a fama pelos seus papéis nos filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspetor 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980.
Como diretor, seus filmes têm tido criticas positivas. Ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme —, e foi homenageado em 1995, recebendo o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos norte americanos, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...