Falando em Série | PRIMO CRUZADO (Perfect Strangers) - 1986



PRIMO CRUZADO (Perfect Strangers) foi uma divertida sitcom criada por Dale McRaven, através do produtor Tom Miller e Robert Boyett, pela Miller-Boyett Productions e também pela Lorimar-Telepictures, que assumiu a produção entre 1986 a 1988 e depois pela Lorimar Television entre 1988 a 1993. A série permaneceu no ar de 1986 até 1993 e alcançou a surpreendente marca de 150 episódios, distribuídos em 8 temporadas. No Brasil a série que deveria se chamar algo como “Perfeitos Estranhos”, acabou recebendo o nome da moeda que estava em vigor na época. 

O Seriado foi distribuído pela Warner Channel, com músicas compostas por Jesse Frederick e Bennett Salvay, tendo como tema de abertura a canção “Nothing´s Gonna Stop Me Now”, de David Pomeranz, que também foi tema de encerramento, na versão instrumental.

Considerada por muitos como uma das maiores comédias-pastelão já produzidas, a série fez muito sucesso tanto no seu país de origem como no Brasil, onde foi exibida a partir de 1987 pela Rede Globo às terças e quartas feiras, na Sessão Comédia, um bloco só para seriados de humor norte-americanas que começava às 17h20, logo após os desenhos da Sessão Aventura. A intenção da Globo era manter a boa audiência da Sessão da Tarde e segurar o público até a novela das seis (18 horas).

Em 1994, a série passou a ser transmitida nas madrugadas de sexta para sábado da emissora. Também fez parte da programação dos canais pagos: Sony e e Nickelodeon.



A trama da série era focada na relação hilária e atrapalhada entre dois primos. Um deles, Larry Appleton (Linn-Baker), que era um norte-americano tradicional do interior; o outro, Balki Bartokomous (Pinchot), tinha acabado de aterrizar nos Estados Unidos, vindo da Grécia. 

No Brasil, a interação dos primos ganhou ares bizarros e virou uma coisa meio estranha devido às alterações feitas na dublagem e adaptações da série. O personagem de Pinchot ganhou o nome de Zeca e falava com um sotaque bastante “caipira”, que vinha do interior de Minas Gerais para os Estados Unidos morar com seu primo. O Zeca falava com muito "ocê", "sô" e outros cacoetes. E enquanto o telespectador via o personagem abrasileirado esbanjando desenvoltura em uma dança grega, a dublagem mostrava ele cantando músicas em português, como Ilariê, da Xuxa. 


Como vizinhas os dois tinham as garotas Mary Anne  e Jennifer  com quem acabam se envolvendo e casando no final da série. Em 1987 os dois foram trabalhar para o Jornal de Chicago, Larry como repórter e Zeca como mensageiro. Nesta fase aparece a operadora de elevador Harriette Winslow, o editor Harry, a neurótica colunista Lydia Markham e Sam Gorpley.

A oitava temporada volta suas atenções para a vida familiar dos primos e termina num episódio em que Larry, Balki e Jennifer decolam num balão de ar quente para tentá-la induzir ao trabalho de parto, após Mary Anne já ter dado à luz. Momento depois que os bebês chegam e o espetáculo termina com uma montagem de cenas musicais memoráveis da série ao som de “Unforgettable” cantada por Nat King Cole. Nos crédito finais mostravam todo o elenco se curvando em sinal de agradecimento perante à plateia, com os dois atores principais, Pinchot e Linn-Baker fazendo pela última vez a “Dança da Alegria”.


Segundo Tom Miller, um dos produtores do programa, a inspiração para criar este espetáculo veio na esteira dos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, em Los Angeles, quando a América estava passando por uma onda de renovação de sentimento patriótico.
Foi então que surgiu a ideia de criar uma comédia falando sobre um imigrante recém chegado aos Estados Unidos, mas inicialmente a proposta acabou sendo rejeitada pelas três principais redes de televisão norte-americana, mas depois de muitos contratempos ela acabou sendo aceita pela rede ABC e assim nasceu o PRIMO CRUZADO.

PERSONAGENS:
  • Larry Appleton - Um residente de Chicago que tardiamente se mudou para uma nova casa separado de sua família, mas logo passa a morar com seu primo. Sonha em se tornar um fotógrafo.
  • Zeca Taylor (Balki Bartokomous no original)- Primo de Larry que veio do interior de Minas Gerais (de Mypos, uma ilha no Mar Mediterrâneo no original). Ingénuo, fala com um sotaque da região de origem.
  • Senhor Donald Twinkacetti - Patrão de Larry e Balki até a terceira temporada.
  • Sr. Gorpley - Patrão de Larry e Balki a partir da terceira temporada.
  • Senhora Twinkacetti - A esposa do senhor Twinkacetti. Num dos episódios ameaçou separar-se do seu marido.
  • Sra. Lydia - Amiga de Larry e Balki a partir da terceira temporada.
  • Harriette Winslow - Dirige o elevador do prédio onde Balki e Larry trabalham a partir da terceira temporada.
  • Mary Anne Spencer - Esposa de Zeca a partir da quarta temporada.
  • Jennifer Lyons - Esposa de Larry a partir da quarta temporada.


Curiosidades:
  • A atriz Lucille Ball, da lendária série “I love Lucy”, considerava a série um dos seus programas de televisão favoritos;
  • Titulo da série em outros paises: “Barli e Larry – Due perfetti Americani” (Itália), “Dos perfectos desconhecidos” (América Latina), “Lary Balki” (França), “Primos Lejanos” (Espanha);
  • O ator Mark Linn-Baker chamou a atenção da produção, e eventualmente foi contratado devido a uma participação especial no seriado “A gata e o rato”.
  • O sucesso da série acabou gerando um spin-off chamado “Family Matters”, que foi apresentado pela rede ABC, entre 22 de setembro de 1989 a 9 de maio de 1997, depois mudou para a CBS, onde passou a ser exibido entre 1997 a 1998. Esta nova série era centrada em torno de Harriette Winslow, interpretada por Jo Marie Payton, personagem originária de Perfect Strangers. O seriado fez bastante sucesso, mas não foi exibido no Brasil. 
  • O diretor da série é Joel Zwick, o mesmo diretor de Full House (no Brasil, Três é Demais), outra série de sucesso.

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.