Falando em Série: FRINGE (Fronteiras) - 2008


Neste post vamos trazer a memória: FRINGE. Uma série "SyFy"de 2008 que misturava realidade e ficção com surpreendente maestria. Ao longo dos episódios tudo é permitido:teorias da conspiração, ciêntistas loucos, universos paralelos, viagens no tempo, monstros e etc. E mesmo sendo essencialmente um seriado de ficção ciêntífica, Fringe termina com dramas reais sobre a complexidade dos relacionamentos humanos e a necessidade de união em tempos sombrios. Em cinco temporadas a série nos trouxe uma trama consistente e coerente, que impressionantemente conseguiu unir as mais variadas bizarrices com aspectos humanos envolventes e emocionantes.


SINOPSE: 
A trama começa no primeiro episódio quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI "Olivia Dunham" (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial "John Scott", quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o "Dr. Walter Bishop" (John Noble), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a "Peter Bishop" (Joshua Jackson), o estranho filho de Walter.
Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva de uma megacorporação chamada Massive Dynamics, "Nina Sharp", esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, "Phillip Broyles", "Astrid Farnsworth" e "Charles Francis", logo descobrem que uma enorme quantidade de eventos estranhos fazem parte de um padrão bem maior do que imaginavam. Mutação genética, reanimação, teletransporte, universos paralelos... E, sem saber, eles estão bem no centro dessa série improvável de acontecimentos que podem mudar tudo o que conhecemos.

FRINGE foi um seriado de ficção científica dramático que explorava a tênue linha entre a fantasia e a realidade. Cada episódio nos trazia histórias envolventes e empolgantes, muito bem costuradas em enredos surpreendentes e cheios de emoção.

A série estreou em 9 de setembro de 2008
FRINGE  (no Brasil, Fronteiras) foi uma série de TV americana, criada por J.J. Abrams (Lost e Alias), Alex Kurtzman e Roberto Orci e produzida pela Fox Broadcasting Company.
Teve 100 episódios, distribuídos em cinco temporadas (2008-2013). 
O elenco central trazia: Anna Torv (Olivia Dunham), Joshua Jackson (Peter Bishop) e John Noble (Walter Bishop).

CURIOSIDADES:

  • O episódio piloto de Fringe custou cerca de 12 milhões de dólares a FOX, valor próximo ao custo total do piloto de Lost.
  • J.J. Abrams, além de criar a série também criou a música de abertura de Fringe. Segundo ele, a idéia teria surgido em sua cabeça durante à noite, enquanto tentava dormir. Para não esquecer, Abrams registrou todos os sons que imaginou em um gravador.
  • As fotos da família Bishop "são reais"! Claro que John Noble não é pai de Joshua Jackson. Mesmo assim a produção resolveu utilizar-se de fotos verdadeiras dos atores, alterando o rosto ora do pai, nas fotos do Joshua, ora do filho, nas fotos do Noble, por meio de Photoshop.
  • A ciência que vimos na série é chamada de Ciência de Borda ou mesmo de Ciência marginal, pois muitos de seus conceitos não são aceitos pela comunidade científica ortodoxa. Isso porque seus fundamentos não passam de teorias e até mesmo de especulações.
  • Os nomes pelos quais Walter (John Noble) chamou a Astrid (Jasika Nicole) ao longo de todos os episódios: Astral, Asgard, Asterisk, Astro, Asteroid, Astringent, Asprin, Astricks, Ashram, Ostrich, Claire, Athos, Alex, Afro, Agnes, Aphid, Abna, Acid e Ascot.
  • Na primeira temporada, a equipe da divisão Fringe tem vários contratempos devido a um homem chamado David Robert Jones. Na segunda temporada, eles lutam contra um visitante do universo paralelo chamado Thomas Jerome Newton. “David Robert Jones” é o nome real do ator e cantor David Bowie e “Thomas Jerome Newton” é o nome do personagem interpretado por ele no filme O Homem Que Caiu Na Terra.
  • O personagem “O Observador” aparece em TODOS os episódios da série. Escondidos entre alguma cena, geralmente por poucos segundos, eles costumam presenciar eventos importantes ou significativos nas duas dimensões. Também é conhecido que eles estão entre nós há muito tempo (como visto no episódio 2×08, “August”).
  • O professor Walter Bishop foi inspirado em John C. Lilly, um investigador do National Institute of Mental Health, foi um dos pioneiros com pesquisas de privação sensorial, conduzidas em um tanque de isolamento com uso de drogas psico-ativas tais como a cetamina e o LSD . O filme Altered States, de 1980, foi baseado em sua vida e em suas experiências neste período.
  • No 1º ano de Fringe, os episódios tinham entre 49 e 51 minutos e depois passaram a ter entre 42 e 43 minutos, como as séries convencionais. Isso foi um experimento da Fox para ver se os expectadores se sentiriam mais motivados a assistir a série se ela tivesse menos comerciais.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Talvez também queira ler: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.