Falando em Série: Nós e o Fantasma (The Ghost & Mrs. Muir) 1968


Desta vez vamos lembrar de uma série bem antiga que só passou por aqui na década de 70, mas que com muito charme conseguiu mesclar com sucesso humor, drama e sobrenatural e conquistar fãs antigos e novos. Bem, estamos falando do seriado: Nós e o Fantasma que nos apresenta as aventuras de uma jovem viúva e de seus dois filhos que passam a morar em uma bela casa a beira mar, mas que é assombrada pelo fantasma de um velho capitão. Todo este enredo se desenvolve de maneira cômica, com o Capitão flertando com a Sra Muir e tentando impedir, principalmente ao seu suposto descendente, de fazer negócio com o seu imóvel.

Nós e o fantasma (The Ghost and Mrs. Muir) foi uma série de televisão americana produzida pela NBC (1ª temporada) e pela ABC (2ª temporada) que foi ao ar de 21 de setembro de 1968 a 13 de março de 1970, num total de cinquenta episódios.
No Brasil foi exibida inicialmente pela TV Cultura em 1971, depois teve reprises na TV Record entre os anos de 1972 e 1973, retornando à TV Cultura onde ficou até o final da década de 70. Também foi exibido pela TV Rio.


SINOPSE: Após ficar viúva, e querendo reconstruir sua vida, a escritora de revista, Carolyn Muir (Hope Lange), muda-se com os filhos e a governanta para um chalé no litoral de Schooner Bay, o Chalé das Gaivotas.
Esta propriedade é assombrada pelo espírito de seu antigo dono, um marinheiro do século XIX, o Capitão Daniel Gregg (Edward Mulhare) que preza muito por sua privacidade e não aceita que os recém-chegados queiram fazer dela seu novo lar.

Emissora: NBC e ABC.
Emissora no Brasil: TV Cultura, TV Record e TV Rio.
Transmissão Original: de 21 de setembro de 1968 a 13 de março de 1970.
Duração: 24 minutos.
Temporadas: 2 (26 episódios).
Companhias Produtoras: Selmur Productions.
Elenco:
  • Edward Mulhare - Capitão Daniel Gregg
  • Hope Lange - Carolyn Muir
  • Charles Nelson Reilly - Claymore Gregg
  • Harlen Carraher - Jonathan Muir
  • Kellie Flanagan - Candace Muir
  • Reta Shaw - Martha Grant

CURIOSIDADES: 
A série Nós e o Fantasma foi inspirada na clássica comédia: O Fantasma Apaixonado, de 1947 (The Ghost and Mrs. Muir), dirigida por Joseph L. Mankiewicz e estrelada por: Gene Tierney, Rex Harrison e George Sanders, que recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria Melhor Direção de Arte em Preto e Branco. 
O filme e a série seguem as mesmas premissas.
SINOPSE: Um ano após a morte do marido, Lucy Muir (Gene Tierney) decide não mais viver com a sogra e a cunhada. Aluga o "Chalé Gaivota", uma casa a beira-mar, e para lá se muda com sua filha e sua empregada. Porém, logo o fantasma de Daniel Gregg (Rex Harrison), proprietário que morrera em um suposto suicídio, surge para a amendrontá-la. Isto não surte efeito e entre os dois nasce gradativamente uma amizade, a tal ponto que quando ela se vê em uma grave situação financeira, ele decide lhe narrar sua vida para ser transformada em livro e tirá-la deste aperto.

O filme, por sua vez, surgiu da história de uma novela escrita por R.A Dick (pseudônimo de Josephine Aimee Leslie), lançado no Brasil com o nome de “Vozes na Casa”.
O livro, lançado originalmente em 1945, conta a história de Lucy Muir(que significa mar em scots, uma língua da Irlanda do Norte), uma madame de alta sociedade que sempre teve uma vida confortável. Isso muda quando seu marido morre e ela descobre que mal tem o suficiente para se sustentar, ainda mais incluindo sua filha Anna e seu filho Cyril na equação. Decidida, no entanto, de se tornar independente e não depender da irmã entrona de seu falecido marido, ela se muda para uma pequena casa de campo em Whitecliff, na Inglaterra. 
O que ela não esperava era que a casa fosse assombrada pelo fantasma do antigo dono, um marinheiro chamado Gregg. Ela apenas consegue escutar sua voz, mas é o suficiente para que os dois mudem as vidas um do outro.

Enquanto, o Fantasma Apaixonado tem uma pegada um pouco mais séria (ou um pouco menos cômica?), Nós e o Fantasma aposta no humor. 

Hope Lange, que interpretava a senhora Muir na série, ganhou um Emmy por cada ano de sua performance no seriado. 

Há quem considere o personagem da senhora Muir como um protótipo de uma mulher feminista bem resolvida: ela não tem medo de enfrentar as situações de frente, se vira muito bem sozinha sem a presença de um homem e cria uma filha e um filhocom bastante altivez e dignidade.

Foi a última participação de Kellie Flanagan (Candace Muir) nas telas, sendo que após esta série não mais trabalhou como atriz. 

Edward Mulhare (Capitão Daniel Gregg) continuou atuando e é muito lembrado pelos fãs da séie Super Máquina, quando interpretava o sisudo Devon Miles.

BÔNUS: abaixo disponibilizamos links (ok.ru) onde vc poderá assistir vários dos epi´sodios da série, assim como do filme de 1947. Assim como, um link para compra do livro, caso seja de seu interesse.



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blog e nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.