Cinema em Foco: O FANTASMA (1996)

Acredito que todos o quase todos, conheçam o antigo personagem herói das selvas, o "espírito que anda", o Sr. Walker: o FANTASMA. Acho que é um dos heróis mais antigos dos quadrinhos e foi criado por Lee Falk, que também é criador de outro personagem clássico o Mandrake

Era somente questão de tempo que houvesse alguma adaptação do personagem para as telas de cinema, pena que ela tenha sido feita por pessoas que alegavam ser fãs do personagem mas que não tinham a menor imaginação ou mesmo visão para lançá-lo. Corre um rumor que haveria uma nova tentativa, mas nada de concreto foi divulgado. Talvez agora, que os heróis tem um pouco mais de respeito no cinema e na TV, um filme sobre o Fantasma e mesmo sobre Mandrake, fosse bem feito.


Qual o problema com o filme de 96? 


Primeiro o roteiro. Oficialmente foi baseado em três histórias do Fantasma nos quadrinhos: The Singh Brotherhood, The Sky Band e The Belt. Estas histórias realmente abordavam piratas, mas a adaptação da história para anos 30, segundo alguns criticos decretaram o fracasso do filme.
Para piorar ainda incluíram elementos sobrenaturais. Que sinceramente, não lembro de ter visto em nenhuma das histórias que li. Uma ou outra tinha um tom sobrenatural mas só da parte dos indígenas ou aldeões abordados pelo "espírito que anda". 
O roteiro usa e abusa dos clichés normalmente utilizados em filmes de baixo orçamento (o filme teve um orçamento de 45 milhões de dólares, não era ruim para a época) e o filme em si tem uma direção pouco audaciosa.
Outro erro (em minha opinião) foi a escolha do ator. Billy Zane não tem carisma suficiente para segurar um filme, ainda mais um filme com roteiro e direção ruins. Ele foi escolhido por ter-se destacado num papel de psicopata(!?!?!?!?), por que razão acharam que se sairia bem como um super-heroi?????



O roteiro do filme é o seguinte:


Em Bengala o vigésimo-primeiro membro de uma linhagem que há quatrocentos anos combate o mal decide ir para Nova York, para impedir que um milionário louco tome posse das Caveiras de Touganda (uma de ouro, outra de prata e a última de jade), que, juntas, vão gerar uma energia tão grande que dará ao dono delas um poder imensurável. Sendo que a Irmandade de Singh, um grupo de piratas que existe por quatro séculos, também está interessado nas caveiras.



Curiosidades:


Rumores de uma adaptação do filme Fantasma começaram primeiro a circular quando o diretor Sergio Leone expressou seu interesse no projeto em uma entrevista. Leone tinha começado a escrever um roteiro e a escolher locações para sua versão cinematográfica proposta do Fantasma, que ele planejou para ser seguida por uma adaptação de outro herói de quadrinhos de Lee Falk, "Mandrake, o mágico". O segundo projeto nunca se realizou.

Joe Dante seria o diretor original do filme para a Paramount Pictures no início da década de 1990, e ele desenvolveu um rascunho do roteiro junto com Jeffrey Boam. No entanto, quando a Paramount adiou o filme em um ano, Dante partiu para outros compromissos, e eventualmente acabou sendo creditado como um dos produtores executivos. 

Joel Schumacher foi considerado para dirigir o filme, mas o trabalho foi dado a Simon Wincer, que era um fã do personagem desde a infância.

Billy Zane havia assinado contrato para duas continuações, mas o desempenho negativo do filme nos cinemas decretaram o fim da franquia.

Além de O Fantasma, outros dois filmes baseados em heróis "naufragaram" na época: "O Sombra "(1994) - com um roteiro daquele não tinha como funcionar; e "The Rocketeer" (1991) - também tinha um roteiro fraquíssimo.

Os roteiros eram o ponto fraco destes filmes por causa do tratamento. Quem produzia os filmes não tinha como alvo os adultos, mas sim crianças e no máximo adolescentes (estes últimos é que não iriam gostar mesmo). Os heróis só começaram a ser olhados diferente por incrível que pareça por causa do filme "BLADE", não que seja um primor, mas porque foi destinado a outra faixa etária. O bom desempenho de um filme "menor" acabou por interessar as produtoras neste segmento. Além disso a indústria cinematográfica precisava desesperadamente de algo diferente para lançar..................

Capeto, o lobo do Fantasma e seu inseparável companheiro, não dá 'as caras' no filme...

Um pouco depois da estreia do filme, Billy Zane assumiu ser homossexual. Alguns críticos alegam que o ato de Zane em assumir sua sexualidade, acabou por atrapalhar o desempenho do filme (particularmente, acho que mesmo sem a confissão, nada mudaria...)

E como sempre: nosso bônus!


Junto a nossa postagens estamos enviando um link para que se possa assistir ao filme. Divirtam-se...




Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.