Cinema Clássico: AS TRES FACES DE EVA (1958)



Este é um daqueles filmes que se garantem por sua história e as interpretações dos atores e atrizes. Foi produzido numa época em que se primava pelos roteiros, não haviam os efeitos especiais de hoje que possibilitam disfarçar um roteiro fraco com explosões, perseguições, cenários e monstros fantásticos.

Embora seja um filme da década de cinquenta, consegue prender a atenção do expectador e desperta a curiosidade sobre quem vai prevalecer. Também serve de um curioso estudo sobre o comportamento.

Se este filme fosse produzido hoje, exatamente como foi feito lá na década de 50, com certeza haveria boicote de cinema, de diretores, atrizes e etc. Isto porque o filme reflete os relacionamentos da década de 50, em certa cena vemos que a mulher só pode falar com a autorização do marido, em outra o marido da uma bofetada na mulher na frente de um policial! Sem que ele esboce uma reação! A própria mulher se preocupa com "o mal estar" que sua doença causa...ao marido, porque quer "agrada-lo". 




Assim, nem mesmo que seja para ver um retrato de uma época, o filme vale a pena ser visto (ou revisto, por aqueles que já o fizeram). 


Sinopse:


Sofrendo com fortes dores de cabeça e desmaios frequentes, Eva White (Joanne Woodward) decide conversar com o psiquiatra Dr. Luther. Durante o tratamento, ela é hipnotizada, e logo revela duas outras personalidades: a de uma mulher impulsiva e cheia de vida, e a de uma garota submissa à própria mãe. O drama é baseado na história real de Christine Costner Sizemore, diagnosticada com transtorno de múltiplas personalidades.

Christine Costner Sizemore


Note que a sinopse "adapta" a situação a nossa época: não foi a mulher quem resolveu ir ao médico, e sim o marido que a queria submissa e não desafiadora. 


Curiosidades:


- O filme também já foi exibido com o titulo: "As Tres Mascaras de Eva"

- Por sua atuação, Joanne Woodward recebeu o único Oscar de sua carreira. "As Três Faces de Eva" foi o primeiro filme da história a ganhar o Oscar de melhor atriz sem ter sido indicado em nenhuma outra categoria.

- A primeira escolha dos produtores para o papel principal foi Judy Garland, mas com o comportamento instável da estrela, o diretor Nunnally Johnson, conseguiu impor a pouco conhecida Joanne Woodward no papel de Eve White.


Extra...

Realmente já esta se tornando um hábito aqui no "Memória Magazine" nossas matérias serem acompanhadas de 'extras'. E como nosso assunto é cinema, o extra se refere ao filme em sí, para ser assistido por todos aqueles que se interessarem. O filme esta logo a seguir...divirtam-se!







Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.